Primeira feira de alimentos 100% orgânicos será inaugurada nesta quinta-feira em Manaus

Na próxima quinta-feira, 28, Manaus vai ganhar mais uma feira regional, desta vez, em uma iniciativa inédita, os produtores vão oferecer exclusivamente produtos orgânicos. A feira vai acontecer quinzenalmente dentro do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado na avenida André Araújo, Aleixo.

Em uma estrutura oferecida pelo instituto, as edições vão acontecer duas vezes ao mês de 16h às 19h, com a presença de 40 produtores certificados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que irão comercializar frutas, hortaliças e legumes orgânicos. Para o Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Lissandro Breval, esta é mais uma iniciativa que vai beneficiar a população. “A feira irá beneficiar principalmente aquelas pessoas que consomem produtos orgânicos, mas tem dificuldade de encontrá-los na cidade”, afirma Lissandro. A ADS coordena atualmente 17 Feiras Regionais entre capital e interior do Estado.

Serão fornecidos bonés, coletes e camisas para a caracterização dos produtores participantes. Além dos produtos orgânicos, também terá a venda pescados como surubim, pacu e sardinha, oriundos de pesca extrativa (captados do rio), essas são as espécies permitidas para comercialização pelo período defeso, que é a época em que as atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comerciais ficam vetadas ou controladas.

Benefícios

Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.

“O consumo de alimentos orgânicos pode evitar diversos problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, a população de Manaus vai ganhar agora um local para adquirir esses produtos que não são prejudiciais ao nosso organismo”, destaca o presidente da agência.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cinthia Rodrigues disse:

    O local da feira é pessimo devido ao Horário, nesse horario de 16 as 19 o trânsito na area é Caótico.

  2. Socorro Leão disse:

    Espero que os preços sejam justos