Mais quatro igarapés da cidade recebem serviços de retirada de lixos

Este ano, a limpeza de igarapés já retirou lixo de uma extensão maior que 200 km de rios, com mais de 3,5 mil toneladas recolhidas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus realiza nesta segunda-feira, 25/9, limpeza em quatro importantes igarapés da cidade. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reúne mais de 100 trabalhadores. A orla da Manaus Moderna (zona Sul), movimentada por embarcações e feiras, é o principal foco da ação.

“Essa é uma das regiões que possuem equipes fixas de limpeza, em toda a sua extensão, devido à grande movimentação diária do local. Além de ser uma região importante do Centro da cidade, o prefeito Arthur Virgílio Neto entende que, também, trata-se de uma importante porta de entrada da cidade, devendo, assim, estar sempre em manutenção”, observou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Outras ações percorrem os rios que cortam o Prosamim da Cachoeirinha (zona Sul), o Bairro da União(zona Centro-Sul) e Avenida Autaz Mirim (São José, zona Leste). Este ano, a limpeza de igarapés já retirou lixo de uma extensão maior que 200 km de rios, com mais de 3,5 mil toneladas recolhidas.

“É importante frisar que esse é um trabalho diário e mesmo assim os números ainda são altos, o que é bastante ruim para a cidade”, lembrou o secretário, reforçando que essa não é apenas uma questão estética. “Trata-se de uma questão sanitária, de qualidade de vida. Por isso há tanta atenção para esse trabalho”, comentou.

O serviço envolve limpeza dos canais, capinação das encostas, remoção mecanizada, manipulação de retroescavadeiras hidráulicas, balsas e botes de apoio. Paralelamente a essa operação, ainda há o trabalho das equipes de conscientização e varrição da cidade, que complementam o serviço.

Por dia, aproximadamente 22 toneladas de lixo estão sendo retiradas dos rios da cidade pelas equipes da Semulsp. O custo médio neste serviço alcançou R$ 1.011.362,81 por mês.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *