Olimpíada da Terceira Idade começa e terá uma semana de atividades para 2,8 mil idosos

O acendimento da pira olímpica marcou o início das competições. Fotos: Mauro Smith/Semcom.

Com a pira olímpica acesa, a 19a edição da Olimpíada da Terceira Idade teve início nesta sexta-feira, 22/9, no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Aproximadamente 500 pessoas participaram da cerimônia de abertura dos jogos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e que acontecerão até a próxima sexta-feira, 29/9.

São 2,8 mil idosos inscritos, distribuídos em 32 grupos da Terceira Idade de Manaus e da Região Metropolitana. As disputas tiveram início neste sábado, 23/9, com jogos de dominó e bocha, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado, zona Leste, a partir das 8h. Este ano, o evento vai reunir grupos da terceira idade de cidades vizinhas, como Iranduba e Novo Airão.

“A Olimpíada é um evento que movimenta a cidade e traz os olhos para esse público tão especial que é o da Terceira Idade. Conforme orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estamos olhando com carinho para os idosos e fortalecendo a interação deles com o esporte, buscando oferecer mais qualidade de vida. E o nosso maior exemplo disso é a dona Vicentina, do CEL Rouxinol, que aos 94 anos está bem ativa e fazendo bonito nas disputas de argola”, declarou o secretário da Semjel, João Luiz.

Animada enquanto dançava ao som de marchinhas de carnaval durante a cerimônia, Raimunda da Silva, 82, promete fazer bonito na Olimpíada e conquistar medalhas para o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Armando Mendes. “Tenho 15 medalhas e vou buscar mais. Só quero se for de ouro”, disse aos risos.

Já Roseli Nogueira, 58, está participando de sua primeira Olimpíada e para ela o que conseguir será lucro. Ela buscará suas primeiras conquistas nas modalidades de argola e caminhada de 1.500 metros. “Já deu pra ver que a Olimpíada é uma grande festa e eu quero brincar no meio do povo. Não tenho nada a perder. Então vou brincar e me divertir”, disse a representante do CEL Cidade Nova.

Participaram ainda da cerimônia os subsecretários da Semjel, Elvys Damasceno e Luís Neto, a subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Socorro Sampaio, além dos vereadores Fred Mota e Amauri Colares, entre outras autoridades.

Modalidades

Os idosos participarão de 24 modalidades adaptadas, entre elas, natação, bocha, dominó, chute a gol, voleibol, futpênalti, jogo de argolas, lançamento ao alvo, boliche, tênis de mesa, lance livre na cesta, taco no disco e atletismo. Para encerrar o evento, será realizado um concurso de dança, no último dia da competição, sexta-feira, 29.

As disputas acontecerão na Fundação Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste; no Clube do Trabalhador do Sesi, Coroado, zona Leste; e no Parque Municipal do Idoso, no bairro de Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Veja também

Secretaria de Segurança oferece emissão de RG em domicílio e hospitais para grupos prioritários O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), está promovendo atendimento prioritário com o objetivo de intensificar o procedimento de emissão de 2ª via do Registro Geral (RG) par...
Técnicos tentam provar que desvio da saúde foi com verba estadual e não federal. Veja pareceres Técnicos tentam provar que verba desviada era estadual e não federal. Se conseguirem, todos os presos nas operações Maus Caminhos, Custo Político e Estado de Emergência estarão livresO que todos previam está acontecendo. Movimento de técnicos do Governo do Amazonas tent...
Universo Geek leva mais de 6,5 mil pessoas ao Palacete Provincial Personagens do mundo geek lotaram os corredores e salões do Palacete Provincial. Fotos: Michael Dantas/SECMilhares de fãs de super-heróis, quadrinhos, animes, séries e gêneros do mundo geek lotaram os corredores e salões do Palacete Provincial na primeira edição do Univ...
Veja como identificar problemas auditivos nas fases de crescimento das crianças A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem...
Manaus FC vence Nacional por 1 a 0 na abertura do Amazonense 2018 Gol do Manaus FC saiu aos quatro minutos de jogo. Foto: DIvulgaçãoCom gol do meia Hamilton no início do primeiro tempo, o Manaus FC venceu o Nacional por 1 a 0 na tarde deste sábado, 20 de janeiro, na primeira rodada do Campeonato Amazonense 2018. A partida foi no estád...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook