Madrinha da Semana do Estagiário, Elisabeth Valeiko entrega doações aos idosos da FDT

A primeira dama Elisabeth Valeiko (de camisa florida) fez a entrega de 11.522 itens de doações arrecadados durante a Gincana Solidária, da Prefeitura de Manaus. Foto: Valdo Leão/Semcom.

Madrinha da Semana Municipal de Valorização do Estagiário (SMVE), a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, juntamente com a titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Luiza Bessa Rebelo, realizaram a entrega de fraldas geriátricas, pomada para assaduras, loção de óleo de girassol e lenços umedecidos à diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, na manhã desta sexta-feira (22/09).

Ao todo 11.522 itens de doações arrecadados durante a Gincana Solidária, da Prefeitura de Manaus, foram entregues aos internos da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas. A gincana faz parte da Semana Municipal de Valorização do Estagiário (SMVE), realizada anualmente em agosto em comemoração ao Dia do Estagiário (celebrado dia 18 do mês). As doações visam suprir a necessidade dos internos da Fundação.

De acordo com a presidente do FMS, Elisabeth Valeiko, a doação representa não apenas a entrega de algo físico que irá beneficiar alguém, mas é sobretudo, o incentivo dos sentimentos de solidariedade, carinho e amor ao próximo entre os mais jovens, entre os adultos e também entre os idosos.

“Para mim e para o prefeito Arthur Neto é uma grande alegria poder entregar a doação dos estagiários e poder, por meio dela, ressaltar a grandeza dessa ação que beneficia não apenas a quem recebe, mas muito também a quem dá. É preciso despertar cada vez mais esse espírito de doação entre as pessoas e essa doação não precisa ser somente de coisas materiais, mas também do nosso tempo, nosso carinho e nosso amor. Hoje esse amor veio em forma de fraldas, lenços umedecidos, pomadas e também em forma de visita e carinho. Estou muito feliz por ter sido madrinha da Semana do Estagiário e por estar aqui fazendo esta entrega”, disse a presidente.

Para a secretária da Semad, Luiza Bessa Rebelo, é muito importante que, além da oportunidade de emprego, a Prefeitura de Manaus desenvolva nos estagiários o sentimento de solidariedade. “Esse trabalho com os estagiários é fundamental e é uma alegria enorme estarmos juntos realizando a entrega das doações e mostrando que a solidariedade é a tônica dessa gestão”, pontou.

Visita aos internos

Após fazer a entrega do material arrecadado na gincana, a primeira-dama visitou as obras do pavilhão que irá abrigar o Núcleo de Saúde e o Centro de Reabilitação. O pavilhão, conforme informou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, deve ser entregue até o final do mês de novembro. Em seguida, a primeira-dama fez questão de visitar e conversar com alguns internos da instituição.

Uma das beneficiadas com as doações e que foi visitada pela primeira-dama, Maria do Carmo Saldanha, 87, reside há três anos na casa, se disse satisfeita com o tratamento recebido na instituição e ressaltou a importância das doações feitas para os idosos da Fundação.

“As pessoas que doaram fizeram muito bem, porque quem doa também entrega um pedaço de si para aquelas que são mais idosas, e essa contribuição é muito importante para nós. Fico muito feliz por saber que essa doação foi feita por jovens. É bom que eles aprendam desde cedo a importância do amor ao próximo”, falou.

Quem também esbanjou alegria com o gesto dos estagiários da Prefeitura de Manaus foi Maria Salete Pereira Machado, 80. Ela que mora há 24 anos na instituição disse que toda ajuda é bem-vinda e quando ela parte dos mais jovens se torna ainda mais especial. Sassá, como é mais conhecida dentro da FDT, ficou muito à vontade e feliz por receber a visita da primeira-dama em seu dormitório.

“Sou muito feliz aqui, aqui é a minha casa. Tenho seis filhos, mas não quero morar com nenhum, quero morrer aqui. Sou muito bem cuidada, recebo carinho e a atenção que não teria em qualquer outro lugar. Fico feliz em saber que os jovens estão lembrando de nós e que se esforçaram para nos ajudar. Que eles possam despertar a solidariedade entre mais pessoas”, disse.

SMVE

Realizadas de 12 a 25/08, as atividades da SMVE foram coordenadas pela Semad, em parceria com as Secretarias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Educação (Semed), além da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O objetivo é aliar a valorização dos 1.781 estagiários que atuam na Prefeitura à conscientização nas áreas solidária e ecológica, além de estimular o esporte, lazer e trabalho em equipe.

Balanço

Coordenadora do Programa Municipal de Estágio Remunerado da Prefeitura de Manaus, a Supervisão Geral de Estágio (SGE) da Semad contabilizou a doação de 2.022 unidades de fraldas, 2.520 gramas de pomada para assaduras, 6.976 unidades de lenços umedecidos e 10 recipientes de loção de óleo de girassol.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *