Funcionários do PIM fazem plantio e ganham árvores com seus nomes no aeroporto Eduardo Gomes

Pelo projeto Semear, cada funcionário da Panasonic terá seu nome em uma das mil mudas que serão plantadas no aeroporto internacional Eduardo Gomes. Foto: Divulgação

Ter uma árvore com seu nome gravado em uma placa, num cartão de visita de entrada de Manaus – o aeroporto internacional Eduardo Gomes -, é o que proporciona o projeto Semear aos mil funcionários da multinacional Panasonic, instalada no Polo Industrial em Manaus (PIM).

A funcionaria Janaina Bastos Filho Barbosa, da área de recursos humanos da multinacional, ficou emocionada na hora do plantio de uma espécie amazônica, que tem uma placa com seu nome. “Fiquei muito emocionada. Tive uma sensação de pertencimento com a natureza, de fazer parte do meio ambiente. Senti nitidamente que somos uma coisa só”, conta.

O projeto Semear é uma parceria do Instituto Soka Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) com a Panasonic e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Nele, cada um dos mil funcionários da multinacional terá uma árvore com seu nome na área do aeroporto internacional de Manaus Eduardo Gomes.

Instalada há 36 anos no Polo Industrial de Manaus (PIM), o gerente geral da Panasonic em Manaus, Cesar Ueda, ressaltou que a multinacional foi muito bem recebida no Amazonas e que o plantio de mudas é uma forma de retribuir a esse acolhimento que a empresa teve em Manaus.

“O projeto Semear está alinhado com o pensamento do nosso falecido fundador Kensuke Matsushita. Este plantio não só arborizará a área aos arredores do aeroporto Eduardo Gomes. Ele trará, também, uma conscientização ambiental”, destacou.

Pioneira

O superintendente em exercício da Infraero, Odone Bizz, disse que a iniciativa é pioneira para os gestores de aeroportos no Brasil. “Sem dúvida, é um marco. É o inicio de uma parceria que deve ter dedicação nesta área sócioambiental. Temos que ter responsabilidade em dar continuidade a um projeto de importância impar, que será devidamente cuidado por todos nós”, ressaltou.

As mil mudas de espécies amazônicas catalogadas foram produzidas no Instituto Soka Cepeam, na zona Leste. Segundo o diretor do Cepeam, Edson Akira Sato, essas mudas possuem sementes com certificado de origem e qualidade genética comprovada pelo Centro de Sementes Nativas do Amazonas – CSNAM, vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Akira destacou que, além de cada funcionário da multinacional ter uma árvore com seu nome, o projeto Semear vai além.

“A parceria também iniciou a realização da Academia Ambiental, em que mil estudantes do ensino fundamental de 18 escolas da rede municipal de educação da zona Leste serão capacitados sobre o tema educação ambiental com pesquisadores do Instituto Soka Cepeam, da Ufam e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)”, informou.

A primeira Academia Ambiental aconteceu no dia 15 de setembro, na área de 55 hectares de preservação ambiental do Cepeam, que fica em frente ao encontro das águas.

O plantio das mil mudas na área do aeroporto Eduardo Gomes será feito por cada um dos funcionários da Panasonic, com acompanhamento e monitoramento dos técnicos do Instituto Soka Cepeam, durante o período de um ano.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *