Presidente da ALEAM adia posse de Amazonino e causa tumulto. Bosco Saraiva diz que ele não fará da Casa uma “Sucupira”

Durante anúncio de Fraxe, o vice-governador eleito e deputado Bosco Saraiva usou a tribuna para questionar motivo da mudança e teve o microfone cortado durante a sessão de hoje. Foto: Divulgação

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) mudou nesta quarta-feira (20) a data da posse do governador eleito Amazonino Mendes (PDT), anteriormente marcada para o dia 5 de outubro, e confirmada pela própria Casa Legislativa, agora para o dia 10 de outubro.

O anúncio foi feito pelo presidente da ALEAM, deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), que informou na sessão de hoje que a decisão foi tomada pela Mesa Diretora. O aviso causou bate-boca e confusão no plenário entre deputados.

O vice-governador eleito e deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB) protestou, cobrando explicações sobre o motivo da alteração da data da posse, e disse que Abdala não iria fazer da Assembleia uma Câmara de Odorico Paraguaçu, citando o programa “O Bem Amado”, onde na cidade de Sucupira, o prefeito é corrupto, demagogo e cheio de promessas excêntricas, fazendo da cidade de promessas.

Abdala Fraxe chegou a concorrer no pleito suplementar, como vice na chapa de Rebecca Garcia, mas teve a sua candidatura indeferida. Ele é aliado do governador interino David Almeida (PSD), que desde o início das eleições 2017 tentou vários recursos para impedir, suspender e até mesmo anular o pleito.

A data do dia 5 de outubro havia sido confirmada no último dia 13 de setembro, para uma sessão especial na ALEAM, a partir das 10h. A confirmação foi feita pela própria presidência da Casa Legislativa e confirmada pelo cerimonial, que está organizando o rito de posse e os detalhes da sessão. Amazonino Mendes foi eleito no dia 27 de agosto, com 59,21%, somando 782.933 votos.

O governador será diplomado no dia 2 de outubro, em cerimônia marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), para o dia 2 de outubro. O presidente do órgão, desembargador Yedo Simões definiu a data com base nos prazos processuais para análise das prestações de contas dos candidatos. Segundo o desembargador, os convites para a sessão já foram enviados para produção.

A diplomação acontecerá em solenidade no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na avenida André Araújo, s/n, Aleixo, às 17h.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. César disse:

    QUERO MANDAR UMA FRASE DE UM GRANDE BRASILEIRO, PARA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS, DEPUTADO ABDALA FRAXE. QUANDO SIM TIRA O VOTO DO POVO, O POVO É EXPERIDO DO CENTRO PARA À PERIFERIA, PERDE O PÃO É Á LIBERDADE. (ULISSES GUIMARÃES E ISSO K O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SENHOR ABDALA FRAXE QUE FAZER COM O PIVÔ DO AMAZONAS QUE ELEGEU PELO VOTO DIRETO O SENHOR AMAZONINO MENDES COM 59, POR CENTO DOS VOTOS DO POVO DO AMAZONAS.

  2. Valmir Auzier Vinhote disse:

    Vamos empossar o nosso governador eleito peka vontade soberana do povo mesmo que seja o tempo muito curto nao temtem diminuir ainda mais. Mas Amazonino com sua experiencia de governador irá arrumar a casa em tempo recorde e vamos ajudar precisamos de paz, saude, educaçao e trabalho ja estou enferrujado na fila esperando um trabalho o Amazonas valorizou quem o conhece de fatos e de direitos boa sorte bommestre mostre que conhece o que vai fazer