Juiz pede prisão preventiva de diretor da cadeia de Coari. Prisão tem de drogas a mulheres

Juiz de Coari, Fabio Alfaia, pediu prisão preventiva de diretor Gilberto Caldas por facilitação de entrada de produtos ilícitos na cadeia da cidade. Foto: Divulgação

O diretor do presídio de Coari (a 363 quilômetros de distância de Manaus), Gilberto Caldas de Souza Júnior, teve o pedido de prisão preventiva decretado nesta quarta-feira (20) pelo juiz da Comarca, Fabio Alfaia. Também foi decretada a prisão do agente da unidade prisional, Délcio Monteiro da Costa Neto.

De acordo com o representante do Ministério Público Do Estado Do Amazonas – 1ª Promotoria De Justiça De Coari-AM, o diretor do presídio estaria recebendo dinheiro de líderes de organização criminosa para permitir a saída de alguns detentos e facilitar a entrada de armas, drogas, bebidas alcoólicas, mulheres e aparelhos telefônicos celulares na unidade prisional.

O agente da PM também estaria envolvido no esquema de facilitação de entrada dos objetos ilícitos na cadeia. As informações, segundo o juiz, foram extraídas junto a custodiados e familiares de Gilberto e Délcio, que observaram “distúrbios ocorridos nas últimas semanas nas dependências da Unidade Prisional”.

A medida cautelar pede que o diretor e o agente sejam afastados de suas funções públicas enquanto perdurar a prisão temporária de 30 dias, que pode ser prorrogada por mais 30 dias “em caso de extrema e comprovada necessidade”, concluiu o juiz.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) disse que “não apoia esse tipo de conduta e que trabalha diariamente para reduzir a zero, toda e qualquer ação que esteja desconforme com a lei e a ordem”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *