Prefeitura lança ação integrada para reduzir acidentes na Autaz Mirim

A programação da Semana Nacional de Trânsito, da Prefeitura de Manaus, concentrou esforços nesta terça-feira, 19/9, na avenida Autaz Mirim, líder no ranking de acidentes fatais no trânsito da cidade. A ação foi realizada por diversas instituições que fazem parte do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito que levaram para a maior avenida da zona Leste as medidas inseridas no Plano Intersetorial da Segurança Viária da capital (PISVM), que inclui o Projeto Vias Seguras com a proposta de tornar essa via segura para todos os usuários.

Entre as medidas do Plano, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) revitalizou a sinalização horizontal nas áreas de embarque e desembarque de transporte coletivo e as faixas de pedestres. Houve também o reposicionamento de semáforos para dar mais visibilidade aos condutores.

“Vamos reforçar a sinalização vertical para disciplinar o estacionamento de veículos e preservar áreas para a circulação segura de pedestres”, informou o diretor de Engenharia do Manaustrans, Manoel Jr. Segundo o Manaustrans, de 1º de janeiro a 11 de setembro de 2017, ocorreram 11 mortes, sendo sete atropelamentos fatais.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) construiu canteiro central na avenida proporcionando mais segurança na travessia de pedestres e na circulação de veículos. A Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) orientou ambulantes sobre a ocupação das calçadas e a importância da desobstrução do passeio público.

Para a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Thalita Guedes, a ação faz parte da segunda fase do Projeto Vias Seguras. “Na primeira etapa foi realizado o diagnóstico inicial para saber onde estavam acontecendo os acidentes nesta via e que melhorias poderiam ser aplicadas a partir desse diagnóstico. Hoje começa a segunda etapa do projeto que é a intervenção. Várias secretarias estão aqui para, cada uma, aplicar suas medidas para tornar a via mais segura”, explicou.

Além dessas secretarias também participaram da ação o Instituto de Criminalística da Polícia Civil, Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU-192), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Batalhão de Trânsito da Policia Militar.

Para a dona de casa Zulmira Costa, moradora da zona Leste, a ação da prefeitura é importante para todos que circulam na via. “Sempre passo por aqui e quase todos os dias vejo acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas. Para resolver os problemas nessa avenida, é importante que todos colaborem”, observou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *