Contêiner que funcionava como oficina é retirado de área verde de conjunto habitacional

Contêiner que funcionava como oficina de veículos em área verde do Renato Souza Pinto foi retirado em ação integrada do Gipiap. Foto: Divulgação

Um contêiner que funcionava, irregularmente, como uma oficina de veículos automotores foi retirado nesta sexta-feira (15), de um trecho da área verde do Conjunto Renato Souza Pinto, 2ª etapa, na Cidade Nova, Zona Norte. A operação, realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap), fez a remoção do equipamento com o apoio de um caminhão munck.

O local vinha sendo ocupado de forma irregular há pouco menos de três meses e o responsável nunca era encontrado no local, durante as vistorias realizadas pelo Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A ação contou com a participação da Semmas, Força Tática da Polícia Militar, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Eletrobras Amazonas Energia, Manaus Ambiental, Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Secretaria de Estado de Administração (Sead). O contêiner foi deixado em um terreno, supostamente, pertencente ao proprietário do equipamento.

A ocupação irregular foi denunciada pelos moradores da área, revoltados com a presença da oficina na área verde. De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, é inegável o impacto causado pela presença da oficina, com a movimentação de veículos no local, descarte de peças e contaminação do solo. No local, também havia ligações de água e energia clandestinas.

Mundo Novo

Os fiscais da Semmas também estiveram, nesta sexta-feira, 15, num trecho de área verde do conjunto Mundo Novo, também na Cidade Nova, para monitorar a ocupação de um terreno particular, pertencente a uma construtora, que coloca em risco à área verde do loteamento.

O proprietário foi orientado a tomar as medidas cabíveis para reaver a posse do terreno invadido e o Gipiap acionado para uma ação de retirada da área pública. Com esses dois casos, sobe para 27 o número de focos de ocupação registrados em Manaus este ano. Todos monitorados pelos órgãos de controle da Prefeitura de Manaus e o Gipiap.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *