Prefeitura de Manaus elabora termo de cooperação técnica com municípios do Amazonas

Prefeito de Manaus esteve reunido com gestores do interior para tratar de criação de um termo de cooperação técnica com a Associação Amazonense de Municípios. Foto: Mário Oliveira / Semcom

O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve reunido nesta quarta-feira (13) com prefeitos de diversos municípios do Amazonas para tratar da elaboração de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Manaus e a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), nas áreas jurídica, contas públicas, tecnológica, iluminação, entre outras.

Para Arthur, é necessário compartilhar conhecimento técnico com os municípios, uma vez que é muito difícil manter a cidade de Manaus funcionando, e quando diz respeito aos municípios do interior, as dificuldades se multiplicam.

Segundo ele, a Prefeitura tem condições de ajudar os municípios de várias formas. Durante o encontro, Arthur Neto ratificou o compromisso com a causa, solicitando à Procuradoria Geral do Município (PGM) legalidade e urgência na elaboração do termo de cooperação.

“Eu sei do aperto que passam os prefeitos e também sei como Manaus sofreu com essa crise. Precisamos da união do governador eleito que irá ser empossado. De minha parte irei fazer o que for possível para ajudar o Estado do Amazonas dentro de nossas possibilidades. Dessa forma vamos conseguir, juntos, oferecer melhores condições de trabalho e de desenvolvimento para os municípios”, assegurou o prefeito.

Alguns dos assuntos tratados na reunião foram a doação das lâmpadas trocadas na capital por luminárias a LED, a utilização do data center da Prefeitura de Manaus (o maior da região Norte), para armazenamento de dados importantes das prefeituras do interior do Amazonas, além da colaboração jurídica e técnica de interesses comuns junto ao governo Federal.

“Queremos elaborar um termo de cooperação bem amplo no qual possam caber vários itens de colaboração na área da transparência, no controle de contas, uso do nosso data center, a transferência de material de iluminação e para isso vamos elaborar o termo dentro da legalidade para oferecer esse suporte técnico aos municípios”, enfatizou Arthur.

Fortalecimento

Para o presidente da AAM, João Campêlo, a postura do prefeito Arthur Neto em fazer essa parceria é de grande importância e fortalece as prefeituras do interior. “Agradecemos por esse termo de cooperação técnica que haverá entre a prefeitura e a associação. A doação dessas luminárias que foram trocadas nas ruas de Manaus serão boas para municípios que ainda estão no escuro e ajudarão na segurança pública”, afirmou Campêlo.

A reunião também contou com a presença do subprocurador Geral do Município, Rafael Albuquerque, a secretária em exercício de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Marisa Gentil, o coordenador da UGPM Energia, Rafael Assayag e demais membros da AAM.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *