Domingo tem abertura da campanha de prevenção ao suicídio com o Setembro Amarelo. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida

A cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Manaus é a nona capital brasileira com mais casos registrados: até agosto, foram 37 mortes. Ideia da campanha Setembro Amarelo é quebrar tabu de falar sobre suicídio e levar apoio, informação e atendimento a quem precisa. Foto: Reprodução

A cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Embora o assunto ainda seja encarado como tabu para muitos, é preciso quebrar o silêncio e tratar o problema também como uma questão de saúde pública. Para especialistas, com o devido tratamento, 90% dos suicídios poderiam ser evitados.

Em Manaus, 37 casos foram registros nos últimos oito primeiros meses deste ano, uma média de pelo menos um caso a cada semana. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a capital amazonense é a 9ª com o maior número de suicídios no País.

Neste domingo (10), a Associação Amazonense de Psiquiatria (AAP), em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), abrem a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A campanha inicia com uma ação de conscientização no Largo de São Sebastião, Centro, zona Sul, às 17h30 do domingo, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando vários Estados brasileiros e países realizam ações para chamar a atenção sobre a importância da valorização da vida.

A programação do Setembro Amarelo também tem o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e do Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura (SEC), que vai iluminar o Teatro Amazonas na cor amarela também no dia 10, em referência à campanha. Nesse dia, a partir das 17h30, defensores públicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e estudantes que apoiam a campanha estarão no Largo de São Sebastião conversando com a população e distribuindo folhetos com orientações sobre a prevenção ao suicídio.

Simpósio

No dia 13 de setembro, das 9h às 13h, acontece o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio do Amazonas, no auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.930, Parque Dez, zona Centro-Sul.

No evento, o presidente da AAP, psiquiatra Cléber Naief, ministra palestra com o tema “Assistência à saúde mental: aspectos éticos e legais”. Haverá, ainda, palestra com a psiquiatra Alessandra Pereira, diretora da AAP, com o tema “Quem, como e o porquê”, com abordagem sobre as principais causas de suicídio, alterações biológicas e grupos de maior risco.

O psiquiatra e tesoureiro da AAP, Luiz Henrique da Silva, também ministra palestra, com o tema “Abordagem e Espiritualidade”, abordando formas de incentivar a valorização da vida como contraponto a ideias suicidas. O defensor público aposentado, Ricardo Trindade, vai falar no evento sobre “Suicídio é uma realidade”, abordando vivências e iniciativas para valorização da vida. Ao final, a palavra fica aberta aos participantes do seminário.

Caminhada

Como parte da programação do Setembro Amarelo também será realizada uma caminhada na Ponta Negra, zona Oeste, no dia 17 de setembro, com distribuição de material informativo sobre prevenção ao suicídio. A caminhada terá início às 9h, partindo do anfiteatro da Ponta Negra.

O ônibus de atendimento itinerante da Defensoria Pública estará nas imediações do anfiteatro como ponto de apoio à caminhada e também local de disseminação de informações sobre a campanha de prevenção ao suicídio. A DPE-AM mantém um núcleo voltado ao atendimento de demandas da área da saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na unidade da rua 24 de Maio, 321, Centro, zona Sul. A Defensoria também oferece assistência psicossocial aos assistidos da instituição.

Estatísticas

De acordo com o presidente da AAP, Cléber Naief, a campanha é importante para chamar a atenção da população sobre a possibilidade de prevenção ao suicídio. Segundo a AAP, 97% das pessoas que se suicidam tem um diagnóstico psiquiátrico comprovado. A estimativa de Cléber Naief é que pelo menos 90% dessas mortes poderiam ter sido evitadas caso as pessoas tivessem recebido a abordagem e o tratamento médico adequados.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) indica que o Brasil é o 8º país do mundo em número absoluto de suicídios, segundo dados  Organização Mundial da Saúde (OMS). O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Ele está presente em 18 Estados além do Distrito Federal e faz o atendimento pelo telefone 141, pessoalmente ou via internet. Em Manaus, entidades buscam implantar o serviço.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *