No Fecani, David Almeida destaca retomada do apoio cultural aos grandes festivais do Amazonas

O governador David Almeida (ao centro) participou da abertura do Fecani, em Itacoatiara. Foto: Valdo Leão/Secom

Em Itacoatiara (distante a 276 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira, 6 de setembro, o governador David Almeida prestigiou a abertura do 32º Festival da Canção (Fecani), que acontece até o próximo sábado (9). Recepcionado pelo prefeito Antônio Peixoto, David Almeida foi reverenciado na cidade pela retomada do apoio ao tradicional festival, que ano passado não pôde ser realizado devido à suspensão do repasse de recursos pelo Governo do Estado.

Este ano, David Almeida resgatou o apoio cultural, suspenso por conta da crise econômica, aos eventos de grande expressão, como o Fecani, os Festivais Folclóricos de Parintins e Manaus, o Festival de Cirandas de Manacapuru, entre outros.

Segundo a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus  (Airma), a falta do apoio do governo, fez com que o Fecani deixasse de acontecer ano passado.   No último mês de julho, o governador  David Almeida anunciou o repasse de R$ 500 mil, por meio de um convênio com a Coca-Cola.

“Nós estamos resgatando a cultura do Estado. Esse ano ajudamos patrocinando o Festival Folclórico de Parintins e foi um dos melhores festivais já realizados. E estamos hoje dando início ao Festival da Canção de Itacoatiara que ano passado não aconteceu. Nós conseguimos recursos para o Festival das Cirandas de Manacapuru e estamos resgatando o Festival Folclórico do Amazonas, que também não aconteceu ano passado”, disse David Almeida.

Segundo ele, ao investir em eventos tradicionais dos municípios do interior, o governo ajuda a movimentar a economia, o turismo e a manter a tradição cultural do povo. “Você pode observar que o comércio fica aquecido, assim como os restaurantes e os hotéis. A prefeitura ajuda também com seus investimentos, gera riqueza e distribui renda e é assim que nós temos feito, destravando o governo para que a economia possa girar e os municípios possam também arrecadar. Foi assim que nós conseguimos no último mês, aumentar a nossa arrecadação de ICMS da ordem de 30%”, reforçou o governador.

Acompanhado do prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, além do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Abdala Fraxe e do deputado Doutor Gomes, o governador David Almeida prestigiou a primeira noite de Festival.

O governador também visitou o Centro Integrado de Comando e Controle das Operações de Segurança (CICC Local), montado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) para atuar durante o evento.

No total, 30 artistas disputam o primeiro lugar e a premiação de R$ 12 mil do Fecani. O Fecani é considerado o maior festival da canção do Norte do país. Na programação, cerca de 38 eventos acontecem simultaneamente nos quatro dias de Festival que reúne música, poesia e arte. Artistas conhecidos como Nicolas Jr, Felicidade Suzy, Márcia Siqueira, entre outros, já participaram do Fecani.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *