Conheça opções de parques e museus para visitar com as crianças na Semana da Pátria. Veja fotos

A Semana da Pátria traz um feriadão para os amazonenses, principalmente para quem é servidor público. Quem não programou nenhuma viagem para o período, pode aproveitar para curtir Manaus. O Museu da Amazônia (Musa), os parques urbanos e unidades de conservação são boas opções para um lazer saudável em família, durante os feriados da Semana da Pátria.

Confira as dicas do portal:

O Parque do Mindu tem muitas trilhas e atrativos naturais. Foto: Altemar Alcântara/Semcom.

Parque do Mindu

O Parque do Mindu, repleto de trilhas e atrativos naturais, funcionará nos feriados de 5 e 7 de setembro, das 6h às 17h, com o café regional no Chapéu de Palha funcionando até 13h.

O Parque Municipal do Mindu tem pouco mais de 40 hectares e integra o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, tendo uma importância fundamental na conectividade entre fragmentos florestais urbanos vivos.

O parque possui Anfiteatro, auditório, Chapéu de Palha, cercas externas estruturadas, academia ao ar livre, guarita, orquidário, trilhas, pontes suspensas, meliponário e mantém permanente a Mostra Agroecológica, onde é possível ao visitante conhecer as técnicas de cultivo de hortaliças, além das informações sobre espécimes da fauna e flora amazônicas.

 

O Parque Ponte dos Bilhares ocupa uma área central da cidade. Foto: Divulgação

Ponte dos Bilhares

O parque Ponte dos Bilhares ficará aberto das 6h às 22h. No Ponte dos Bilhares, o visitante desfruta de playground, academia ao ar livre, pista de skate, estação de reparos para bikes (em parceria com o Pedala Manaus), deck e lago, quadras, ciclofaixa e pista de caminhada, lanchonetes e sorveteria. Vale ressaltar que, pelo regulamento de uso do parque, cães só podem entrar com guia e os seus acompanhantes devem levar saquinhos para coleta das fezes.

Tem entrada pelas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery.

O Nascentes do Mindu possui flora com mais de 70% de espécies nativas. Foto: Ricardo Oliveira/Divulgação

Nascentes do Mindu

O Parque Municipal das Nascentes do Mindu existe para proteger e preservar as nascentes que dão origem ao Igarapé do Mindu. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com uma área total de 16 ha. Possui flora com mais de 70% de espécies nativas. A fauna é composta por cutias, sauins-de-coleira, macacos de cheiro e diversas aves, dentre elas tucanos, saracuras, corujas e gaviões.

São atrações no local o avistamento das principais nascentes do igarapé do Mindu, passeios nas trilhas ecológicas, avistamento de fauna silvestre em vida livre, contemplação da natureza e academia ao ar livre. Fica localizado na Rua Andorinha, s/n – Cidade de Deus. O Parque Nascentes do Mindu funciona das 8h às 17h.

 

O Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, localizado no Japiim, passou por reformas. Foto: Divulgação

Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho

O Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho funcionará das 6h às 21h. É um local ideal para contemplação. Possui um auditório (espaço cultural), instalações revitalizadas, paisagismo, miniquadra esportiva, mesas de jogos e horta comunitária. Localizado no Japiim, passou por obras de adequação do sistema de coleta e tratamento de esgotos do parque e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) garantiram as correções necessárias para a manutenção da qualidade do lago existente no logradouro.

O parque também conta com um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e um Centro Especializado de Referência em Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

 

No Parque Cidade da Criança sempre há muitas brincadeiras para divertir os pequenos. Foto: Ingrid Anne/Divulgação

Parque Cidade da Criança 

Já o Parque da Criança estará aberto para visitas e momentos de lazer na terça, 5, quarta, 6, e sexta-feira, 8, com horário especial das 14h às 18h. Na quinta-feira, 7/9, devido ao feriado o parque não funcionará. Vale lembrar que, além dos brinquedos e aparelhos externos do parque, a brinquedoteca e a biblioteca estarão abertas nos dias de funcionamento.

O Parque Cidade da Criança está localizado na avenida André Araújo, com entrada pela rua Castro Alves, no Aleixo, zona Centro-Sul.

 

A torre de observação do MUSA, com 242 degraus, é um teste de preparo físico para os visitantes. Foto: Divulgação

Museu da Amazônia 

Imagine conhecer a floresta sobre um novo olhar. Visitar um museu onde tudo está vivo. Esta é a proposta do Museu da Amazônia (MUSA), que fica dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke e estará aberto durante toda a Semana da Pátria, de 8h30 às 16h.

Um dos passeios mais procurados é a visita guiada (R$ 10 por pessoa), com a oportunidade de descobrir mais sobre a fauna e a flora da Floresta Amazônica. Durante a caminhada é possível conhecer o lago de vitórias régias, o aquário de peixes amazônicos, o serpentário e as exposições. Outro passeio imperdível é a subida na torre (R$ 20 por pessoa). A torre em aço tem 42 metros de altura e 242 degraus. A vista do alto é um espetáculo da natureza à parte.

Participantes do Programa Nosso Musa pagam meia-entrada. Para ter direito ao desconto é preciso ser morador de Manaus e apresentar na bilheteria documento de identidade com foto e comprovante de residência no nome do morador. Crianças com até 5 anos não pagam.

Musa – Museu da Amazônia fica localizado na Av. Margarita (antiga Uirapuru), s/n – Cidade de Deus. Telefones: (92) 3582-3188 e (92) 99280-4205

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *