Iniciativa leva obras de arte, graffiti e cinema a espaços culturais, galerias e ruas da capital amazonense

Circuito de Artes Visuais montado em centros, galerias e ruas do Centro é uma opção para quem está em Manaus no feriado. Todos os espaços tem entrada gratuita. Fotos: Divulgação

Pinturas, desenhos, graffiti, esculturas, performances, videoinstalações, filmes e outras obras produzidas por artistas e realizadores locais estão ocupando centros culturais, galerias e ruas do Centro de Manaus. A ação faz parte do Circuito de Artes Visuais, que vai promover uma série de exposições e exibições de filmes amazonenses em espaços no Largo de São Sebastião e nas adjacências do Teatro Amazonas, numa realização do Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A iniciativa acontece até o dia 1º de outubro.

O Circuito de Artes Visuais reúne trabalhos de 70 artistas locais, de diferentes gerações e adeptos de diferentes linguagens e técnicas. O circuito de exibição inclui a Galeria do Largo e a Casa das Artes, no Largo de São Sebastião; o Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901; e o Museu Casa Eduardo Ribeiro, na rua José Clemente, 322.

Os tapumes ao redor na Santa Casa de Misericórdia de Manaus também farão parte da série de mostras, como suporte para os graffiti de artistas urbanos incluídos na seleção.

Além das obras dos artistas participantes da iniciativa, serão exibidas peças do acervo da Pinacoteca do Estado, na forma de reproduções a serem expostas nas áreas externas dos bares e restaurantes localizados no Largo de São Sebastião, e também nas janelas superiores do Centro Cultural Palácio da Justiça. O circuito terá ainda uma programação acadêmica, com duas oficinas de capacitação artística a serem realizadas no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi.

Falando em cinema, o Circuito vai promover a Mostra de Audiovisual, trazendo exibições de produções audiovisuais do Amazonas no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro, e em três telões espalhados pelo Largo de São Sebastião, com sessões em quatro domingos, nos dias 10, 17 e 24 de setembro, e 1º de outubro.

Com essas ações, o Circuito de Artes Visuais busca levar um pouco da produção artística contemporânea no Amazonas ao grande público, transformando uma das regiões mais visitadas da cidade num grande espaço de exibição.

“Os objetivos do Circuito são movimentar, reunir expor e registrar a produção artística contemporânea em suas diferentes linguagens, por meio do universo de 70 artistas participantes. São nomes de diferentes gerações, cada um produzindo de acordo com sua vertente artística, e juntos integrando um panorama das Artes Visuais produzidas atualmente no Amazonas”, declara Cléia Viana, curadora da grande mostra ao lado de Turenko Beça.

Entre os artistas estão nomes de diferentes gerações, cada um produzindo de acordo com sua vertente artística, e juntos integrando um panorama das artes visuais

Arte e reflexão

Em sua primeira edição, o Circuito de Artes Visuais traz como tema “Representações e possibilidades”, propondo aos artistas participantes uma reflexão sobre questões que atravessam toda a História da Arte e se impõem com ainda mais intensidade no fazer artístico moderno e contemporâneo. Para isso contribui também a abertura da mostra a diferentes linguagens e expressões artísticas, da pintura à performance, da escultura à instalação e à videoarte.

As obras produzidas para o Circuito serão distribuídas nos diversos espaços de exibição da iniciativa. Na Galeria do Largo, serão reunidos os trabalhos de Diego Batista, Hadna Abreu, Iva Tay, Jessé Araujo, Nádja Kristhina, Paulo Trindade, Pito Silva, Polly D’Ávila, Erre Nascimento, Helen Rossy, Manausmacacaco, Eli Bacelar, Mario de Paula, Otoni Mesquita, Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Lara Bonadiman, Rodney Marques e Sebastião Alves.

A Casa das Artes vai abrigar as obras de outros 18 nomes: Da Maiia, Denis Maerlant, Felipe Fernandes, Keila Serruya, Pablo Cunha, Rakel Caminha, Samantha Karlia, Tito, Cristovão Coutinho, Francimar Barbosa, Noleto, Eliberto Barroncas, Rui Machado, Zeca Nazaré, Van Pereira, Jair Jacqmont e Alef Vernon.

Os artistas Afrânio Santos, Bárbara Teófilo, Cinthia Louzada, Kerolaine Kemblin, Marcelo Ramos, Monik Ventilari, Sávio Stoco, Valter Mesquita, Buy Chaves, José Stenio, Nelson Falcão, Priscila Pinto, Eva Lopes, Fernando Junior, Homero Amazonas, Marius Bell, Rosa dos Anjos, Turenko Beça, Sergio Cardoso, Jandr Reis e Johnny Castro, por sua vez, terão suas obras reunidas nos salões do Palácio da Justiça.

Já os tapumes da Santa Casa de Misericórdia servirão de galeria aberta para os artistas urbanos convidados da iniciativa: Alessandro Hipz, Debora Erê, Emerson Soft, Flavio Tial, Jarbas Lobão, Marcos Sonek, Raiz Campos, Rogério Arab, Thaizis Isy e Valney Choke.

As obras expostas estarão também à disposição para serem comercializadas, possibilitando reverter dividendos para os artistas, e após o término da exposição serão devolvidas para suas origens.

O Largo de São Sebastião será palco para as criações em performance, com apresentações sempre a partir das 17h, de quinta-feira a domingo, dentro do período de realização do Circuito. Nas quintas e sextas-feiras, na área em frente à Banca do Largo, o público confere “Você vai se f… de verde amarelo. Arte inabilitada: carta de anuência/carta de aceite”, trabalho do artista Francisco Rider. Aos sábados e domingos, Caroene e Fabiano Barros apresentam performance conjunta no local.

Obras de arte também estão em exposição em áreas ao ar livre no Largo, como o Orquidário III, do artista Jandr Reis

Filmes

A agenda da Mostra de Audiovisual iniciará com a exibição de dez produções em curta-metragem selecionadas, em duas sessões no Palácio da Justiça, nos dias 10 e 17 de setembro. Compõem a lista “A última balada de El Manchez”, de Leonardo Mancini; “Até que a última luz se apague”, de Arnaldo Barreto; “Escarlete vermelho sangue”, de Wagner dos Santos; “Leco”, de Augustto Gomes; “Os anseios das cunhãs”, de Regina Melo; “O necromante”, de Ricardo D’Albuquerque; “O acerto”, de Mayara Nunes; “Mi ajudi”, de Marynara Souza; “Pé direito”, de Kelly Fernando; e “Psicopata”, de Alessandro Nascimento.

Dentre os títulos selecionados, quatro foram produzidos no município de Anori, distante 195 quilômetros de Manaus: “O necromante”, “O acerto”, “Mi ajudi” e “Pé direito”. Há ainda curtas realizados com apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Programa de Apoio às Artes (Proarte), caso de “Leco” e “Os anseios das cunhãs”. A curadoria tem assinatura de Eduardo Augusto Souza, organizador da Mostra de Cinema da Amazônia, em Belém.

A programação da Mostra terá ainda uma seleção de produções do Projeto Jovem Cidadão, a ser exibida no dia 24 de setembro; e uma seleção retrospectiva de filmes participantes do Amazonas Film Festival, no dia 1º de outubro.

Formação

Na agenda do Circuito de Artes Visuais estão duas oficinas de capacitação artística, tendo à frente figuras renomadas do circuito artístico contemporâneo nacional. A primeira delas acontece de 14 a 16 de setembro, com o tema “Arte contemporânea e as transformações do sistema da arte: Novos modelos de negócios”. Quem comanda a formação é Baixo Ribeiro, curador e proprietário da Galeria Choque Cultural (SP) ao lado de Eduardo Saretta e Mariana Martins.

De 28 a 30 de setembro, no mesmo horário, é a vez da oficina “Stencil Graffiti”, trazendo como oficineiro Daniel Melim. Referência no território da street art, o artista de São Bernardo do Campo (SP) já realizou suas intervenções visuais em cidades do Brasil e do exterior, tendo ainda obras reunidas em elogiadas exposições e em acervos como o da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

As duas atividades de formação acontecem no Palacete Provincial, sempre no horário das 14h às 16h. No Audiovisual, a programação acadêmica inclui uma oficina de Assistência de Direção para Cinema, a ser realizada nos dias 29 e 30, tendo à frente a realizadora audiovisual Joana Limongi.

 

Serviço

Circuito de Artes Visuais – Circuito de exposições e exibição de filmes no Largo de São Sebastião e adjacências do Teatro Amazonas

Locais: Galeria do Largo e Casa das Artes, no Largo de São Sebastião; Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901; e o Museu Casa Eduardo Ribeiro, na rua José Clemente, 322, Centro

Período: De 1º de setembro a 1º de outubro

Entrada: Gratuita

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. barbara malhano disse:

    gostei muito do conteudo