Nova ludoteca reforça ações sociais da prefeitura voltadas para crianças

O espaço foi inaugurado pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que estava acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko. Foto: Semcom/Divulgação

Mais uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Instituto Sabin proporcionou a inauguração de uma Ludoteca na noite da última terça-feira, 29/8, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que integra o Complexo Social do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), localizado na zona Leste da cidade.

O espaço foi inaugurado pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que estava acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko. Ele elogiou o instituto e destacou que outras empresas podem fazer o mesmo.

“O instituto Sabin tem sido uma empresa exemplar dentro desse aspecto da responsabilidade social. Essa parceria conosco já gerou três academias ao ar livre e duas ludotecas e, por tudo isso, a cidade é muito grata. Acredito que essa parceria seja um grande exemplo para outras empresas que têm condições de ajudar outras pessoas juntamente com o poder público”, enfatizou.

De acordo com primeira-dama do Município, que também preside o Fundo Manaus Solidária (FMS), a parceria representa apenas uma das maneiras que os empresários podem ajudar as pessoas que necessitam.

“É uma ação nobre e simples. Se todos que puderem fazer o simples colaborarem, teremos resultados maravilhosos, principalmente para nossas crianças e todas as pessoas que necessitam de carinho, amor e atenção. Está de parabéns o instituto”, disse Elisabeth Valeiko.

Estrutura

Em um primeiro olhar, parece apenas uma sala de diversão para as crianças, mas a ludoteca permite a interação entre as assistentes sociais e psicólogas com crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos. O espaço é equipado com jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para auxiliar os trabalhadores da assistência social nos trabalhos de aproximação e interação.

Vários objetos fazem parte do espaço: quebra-cabeças, fantoches, bonecas de pano, giz de cera e massa de modelar. Outros brinquedos como bonecos sexuados, policial, família terapêutica e família inclusão social também são instrumentos de trabalho para o acompanhamento de crianças vítimas de violência.

“Aqui é a prática da responsabilidade social. A iniciativa privada compartilhando com a gestão pública a melhora de nosso atendimento. Só aqui nesse Creas atendemos 1.500 famílias e só este ano mais de 1.200 crianças vítimas de violência já foram recebidas. Esse ambiente é propicio para ter esse encontro da nossa equipe com essas crianças”, explicou Elias Emanuel, secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Segundo  a analista de projetos do Instituto Sabin, Lian Carvalho, o Projeto Ludotecas foi criado pelo Instituto Sabin, em 2008, e já conta com 74 unidades espalhadas por diversos estados brasileiros. Essa é a segunda Ludoteca em Manaus, que já possui uma unidade instalada no Creas Centro-Sul. “Na verdade é uma forma de devolver para a comunidade um pouco do carinho que nós recebemos e revertemos isso em ações sociais, sempre tentando abranger o campo da saúde, assistência social e do esporte”, explicou.

Creas

É um equipamento socioassistencial da Semmasdh, que faz o resgate da família, dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros, fortalecendo a relação familiar dos usuários e a reinserção dos mesmos na sociedade.

São usuários: crianças, adolescentes, idosos, mulheres e quaisquer pessoas que tenham sofrido violação de seus direitos. E aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, sendo Prestação de serviço ou Liberdade Assistida.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *