Festival Amazonas de Dança começa sexta e traz agenda de espetáculos e oficinas

A sétima edição do Festival Amazonas de Dança será no período de 8 a 10 de setembro. Foto: Ruth Jucá/Divulgação

O Festival Amazonas de Dança volta a movimentar os palcos da capital amazonense no período de 8 a 10 de setembro de 2017. Em sua sétima edição, o evento vai reunir montagens locais de temáticas e linguagens diversas, dentre elas dança contemporânea, performance e intervenção, no Teatro Amazonas e no Largo de São Sebastião, em Manaus. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), em parceria com o Fórum de Dança do Amazonas.

A abertura do festival acontecerá na sexta-feira (8/09), a partir das 20h, e terá a participação especial da Vivá Cia. de Dança (RJ), que apresenta o espetáculo “Sobre as ondas do mar”, com coreografia do amazonense Carlos Fontinelle. Complementando a agenda do evento, a programação acadêmica terá oficinas gratuitas voltadas para profissionais e estudantes de Dança.

“Teremos o privilégio de realizar uma programação que envolve grupos de dança, workshops, interação e muita troca de conhecimentos, com a apresentação de trabalhos valiosos e que merecem ser vistos e aplaudidos por todos”, assinala o secretário estadual de Cultura, Robério Braga.

Nesta edição, o Festival Amazonas de Dança vai reunir até dez montagens do circuito local em sua Mostra Principal, no Teatro Amazonas, ao longo das três noites do evento. As apresentações terão audiodescrição para cegos, e as cerimônias de abertura e de encerramento terão tradução em libras para surdos. Já a Mostra Paralela do evento acontecerá no Largo de São Sebastião, reunindo até seis apresentações nos dias 9 e 10 de setembro.

As montagens participantes têm duração de até 20 minutos e exploram vertentes diversas, dentre elas dança contemporânea, performance, intervenção e linguagens do corpo. A lista de trabalhos e grupos selecionados para participar do festival será divulgada no dia 23 de agosto, quarta-feira.

A curadoria do festival ficou a cargo de Monique Andrade, bailarina, coreógrafa e diretora do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas; Carmem Arce, pesquisadora e professora do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas; e Lia Sampaio, coreógrafa e diretora da Cia. de Dança Lia Sampaio.

Companhia

Um dos destaques da noite de abertura do 7º Festival Amazonas de Dança é a convidada Vivá Cia. De Dança (RJ), que irá apresentar o espetáculo “Sobre as ondas do mar”. A coreografia de dança contemporânea é livremente inspirada na obra do músico baiano Dorival Caymmi e tem assinatura do amazonense Carlos Fontinelle, diretor e coreógrafo da companhia.

Para Fontinelle, a apresentação no Teatro Amazonas “será uma noite mais que especial para nós amazonenses”. “Já estou muito ansioso em poder dividir isto tudo!”, declara o coreógrafo, que se diz feliz em participar do festival amazonense.

“Participar do Festival Amazonas de Dança para mim é extremamente especial, pois considero o evento um dos mais importantes para fomento da dança na Região Norte”, afirma ele. “Sinto-me lisonjeado em dividir este momento tão nobre com familiares e amazonenses apreciadores da arte. E ainda no palco do Teatro Amazonas, é realmente brilhante!”.

Oficinas

Nos dias 8 e 9 de setembro terá lugar a programação acadêmica do Festival Amazonas de Dança. A agenda inclui oficinas de Ballet Clássico e de Dança Contemporânea, ambas ministradas pelo bailarino, coreógrafo e educador, Marcos Veniciu, também homenageado do evento. Outra é a oficina de Composição Coreográfica, ministrada pelo bailarino, coreógrafo e produtor, Rui Moreira.

As inscrições para as formações serão feitas no período de 31 de agosto a 4 de setembro, na sede do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. As vagas são limitadas a 30 participantes por oficina. As atividades serão realizadas no Ideal Clube, no Centro.

História

Realizado desde 2009, em parceria com a Associação de Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam), o Festival Amazonas de Dança busca abrir espaço para as diferentes leituras da dança contemporânea, valorizando atividades que mostram a autenticidade da expressão de nossos artistas na capital e no interior do Estado. O evento visa contribuir para a formação, o intercâmbio e o aprimoramento técnico e artístico, além da promoção da agenda cultural no Amazonas.

Em seis edições, o festival teve a participação de 46 companhias e artistas, sendo 39 locais, cinco nacionais – Cecília Kerche, Cia. de Ballet de Niterói, Cia. Roda Vida, Cisne Negro Cia. de Dança e Maria Riccetto – e duas internacionais – Lula Washington Dance Theatre e Marcelo Mourão Gomes.

Além de Manaus, o evento promoveu a circulação de artes nos municípios de Codajás, Manacapuru, Novo Airão e Silves. Promoveu ainda intercâmbio artístico com os municípios de Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Envira, Itapiranga, Maraã, Parintins e Presidente Figueiredo, além dos já citados, e com os Estados do Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A programação acadêmica do evento soma 52 atividades em seis edições, sendo 36 oficinas, quatro palestras, sete convivências de dança, dois debates e três workshops, com a participação total de 1.533 alunos.

Serviço:

7º Festival Amazonas de Dança
Locais:
 Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro; Largo de São Sebastião, Centro; e Ideal Clube, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro
Data/hora: Mostra Principal de 8 a 10 de setembro, sempre às 20h (TA); Mostra Paralela nos dias 9 e 10 de setembro, sempre a partir das 18h (Largo de São Sebastião); e Programação Acadêmica nos dias 8 e 9 de setembro, sempre das 15h às 17h (Ideal Clube)
Entrada: Gratuita; audiodescrição gratuita para pessoas com deficiência visual
Informações: (92) 3232-1768

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *