Quadro de deputado federal é grave após cirurgia. AVC hemorrágico é o mais fatal

Deputado federal Sabino Castelo Branco foi operado para conter hemorragia de um AVC que sofreu neste domingo. Seu estado é considerado grave e ele está em coma induzido. Foto: Divulgação

O deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) passou por cirurgia na noite deste domingo (13), que terminou por volta de 1h, e seu estado é considerado grave. Ele está internado no Hospital e Pronto-Socorro Samel, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O neurologista Denis foi o principal responsável pela cirurgia realizada de urgência, que teve uma equipe de pelo menos 8 médicos.

A fonte do Portal Marcos Santos, que acompanha o estado de saúde do político, disse também que o estado de saúde dele é grave. Um boletim médico seria divulgado nesta manhã de segunda-feira (14). O parlamentar segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sedado e entubado, em coma induzido.

Notícia nas redes sociais neste domingo, após assumir romance com a modelo Mariana Castilho, 20, que foi ameaçada de morte por um ex-namorado, em vários portais e grupos de WhatsApp foi divulgada uma versão de que o deputado federal teria sido baleado. “Pode descartar totalmente a hipótese de que ele tenha sido vítima de tiro. Foi um AVC”, disse a fonte.

AVC hemorrágico é grave

O AVC hemorrágico é o tipo menos comum, correspondendo a cerca de 15% dos AVCs, porém o mais perigoso, sendo fatal em 35% dos casos. Ele ocorre quando há ruptura de uma das artérias que irrigam o cérebro, causando sangramento na região. Difere do tipo mais habitual, o isquêmico, que acontece quando há a obstrução de uma artéria, mas sem o rompimento.

Outro agravante do AVC hemorrágico é que seus sintomas nem sempre são notados, principalmente quando surgem como uma dor de cabeça, uma tontura ou náusea aparentemente sem gravidade.

Ocorre principalmente em decorrência da hipertensão arterial ou de uma doença chamada angiopatia amilóide. Nestas doenças, as paredes das artérias cerebrais ficam mais frágeis e se rompem, causando o sangramento. O tratamento pode ser cirúrgico ou clínico, dependendo do volume da lesão, da localização e da condição clínica do paciente. Mesmo os pacientes tratados cirurgicamente recebem todo o suporte clínico e de reabilitação.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico visa a retirar o sangue de dentro do cérebro. Em alguns casos, coloca-se um cateter para avaliar a pressão dentro do crânio, que aumenta por conta do inchaço do cérebro após o sangramento. O tratamento clínico tem o objetivo de controlar a pressão arterial, complicações como crises convulsivas e infecções.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *