Inscrições para nova turma do Cuidador de Idosos começam nesta quarta-feira

Iniciado em 2006, o curso de Cuidador de Idosos, batizado de “Cuidadoso”, passou a ser uma política de atenção à população da terceira idade. Foto: Divulgação / FDT

As inscrições para o curso de Cuidador de Idosos, o “Cuidadoso”, começam nesta quarta-feira (16). A capacitação é realizada pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Ao todo, serão ofertadas 70 vagas por meio do site: doutorthomas.manaus.am.gov.br.

Iniciado em 2006, o Cuidadoso passou a fazer parte da política de atenção à população da terceira idade, instituída pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, com o objetivo de oferecer um dos melhores cursos da região norte em cuidados com os idosos, aperfeiçoando ainda mais as aulas, estendendo a carga horária e levando aos alunos uma formação completa. Desde seu início, o curso, que é bastante procurado, já formou 1.800 profissionais.

Segundo a diretora presidente da FDT, Martha Moutinho, a capacitação foi pensada conforme a necessidade de se ter cada vez mais profissionais qualificados para oferecer assistência à terceira idade. “Em Manaus, nós já contamos com mais de 120 mil idosos e, tendo em vista o aumento gradativo desta população, a Fundação em parceria com a Espi, oferece esta capacitação”, ressaltou Martha.

A diretora geral em exercício da Espi, Arlene Bonfim, destaca a importância dos assuntos abordados no curso para a formação dos cuidadores. “Os alunos recebem informações sobre os aspectos psicológicos do envelhecimento, patologias recorrentes, cuidados odontológicos, exercícios físicos, aspectos nutricionais e até espiritualidade. Isso os ajuda a compreender as necessidades dos idosos em sua totalidade”, observou.

O curso possui carga horária de 300h, sendo 200h de aulas teóricas ministradas na Espi e divididas em módulos que abrangem todos os cuidados necessários com os idosos, apresentando todo o universo da terceira idade aos alunos, e 100h de aulas práticas, onde os alunos aplicarão os conhecimentos teóricos por meio de atividades realizadas na FDT.

Etapas

Após o período de inscrições, os candidatos deverão comparecer ao auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na avenida Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul, nos dias 21 e 22 de agosto, nos horários de 8h às 12h, e 14h às 16h, para a entrega da documentação necessária: RG e CPF, certidão de nascimento, casamento ou divórcio, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência, certificado de alistamento militar (no caso dos homens), duas fotos 3×4 e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 40.

O curso terá início no dia 15 de setembro, das 18h às 22h, com uma aula inaugural realizada no Parque Municipal do Idoso, que contará com um coffee break, entrega de kits, atração cultural coral “Vozes de Ouro” e a palestra “A Importância do Cuidador de Idoso no Mercado de Trabalho”, ministrada pela psicóloga Ledina Lima. No dia 18/9, as aulas serão na Espi, na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Parque das Laranjeiras, no horário de 18h às 22h.

O Cuidadoso tem duração de quatro meses, com previsão de término para dezembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), da FDT, pelos telefones: (92) 98844-5609 / 3215-6007.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *