Monumento à Abertura dos Portos integra nova série de selos comemorativos dos Correios

Ícone da capital amazonense ilustra a Emissão Postal Monumentos Históricos Brasileiros, ao lado de edificações do Rio de Janeiro e de Porto Alegre; lançamento acontece nesta sexta-feira, nas três cidades. Foto: Divulgação SEC

Um dos mais célebres do Centro Histórico da capital do Amazonas, o Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas é um dos ícones que ilustram uma nova série de selos comemorativos a ser lançada pelos Correios nesta semana. O memorial situado no Largo de São Sebastião estampa a Emissão Postal Especial Monumentos Históricos Brasileiros, ao lado da estátua equestre de Dom Pedro I, no Rio de Janeiro, e d’O Laçador, em Porto Alegre.

Em parceria com o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, os Correios farão o lançamento da série comemorativa num evento com a presença de autoridades, representantes e funcionários da empresa federal nesta sexta-feira (11), a partir das 17h, no entorno do Monumento, no Largo de São Sebastião. Na mesma data, serão realizados lançamentos nas capitais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Os convidados em Manaus receberão um kit filatélico dos Correios, que também estará em exibição ao público em geral e que terá exemplares dos novos selos, além de um envelope com o selo do Monumento à Abertura dos Portos. Cada convidado poderá obliterar (carimbar) a peça com o carimbo especial de primeiro dia de circulação da emissão postal em Manaus.

Além da apresentação dos selos, o evento terá ainda show da Banda de Música dos Fuzileiros Navais e performance de dança contemporânea com integrantes do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas.

A inclusão na série comemorativa dos Correios destaca o marco turístico amazonense como um dos mais belos do Brasil, segundo o secretário estadual de Cultura, Robério Braga. “O Monumento à Abertura dos Portos é uma das grandiosas criações do italiano Domenico de Angelis existentes em Manaus, tendo sido erguido inteiramente com material importado da Europa. Fazer parte dessa série postal só confirma o status desse nosso monumento como um dos mais esplêndidos que há no país”, assinala.

Antonia Rebouças de Oliveira, superintendente estadual dos Correios no Estado, remarca que o selo retratando o Monumento à Abertura dos Portos vai circular no Brasil e no mundo, marcando “um momento histórico no Estado”.

“A Superintendência Estadual dos Correios no Amazonas sente-se honrada em ter sido escolhida para ser anfitriã do lançamento do carimbo e do selo que retrata o monumento, em parceria com a Secretaria de Cultura do Amazonas. A sociedade amazonense está convidada para participar desse grande acontecimento”, declara ela.

Série comemorativa

A Emissão Postal Especial Monumentos Históricos Brasileiros terá tiragem de 540.000 selos, sendo 180.000 de cada um dos três monumentos retratados na série. As peças produzidas pela Casa da Moeda do Brasil têm valor facial de R$ 1,80 e trazem imagens do Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, em Manaus, em fotografia feita por Thiago dos Santos Donga; da estátua equestre de Dom Pedro I, no Rio, em foto de Rodrigo Galvão; e d’O Laçador, em Porto Alegre, em registro fotográfico de Chico Emir.

O texto do Edital 5 – 2017 dos Correios, que trata da emissão postal especial, assinala que foram escolhidas três obras de destaque dentre os ícones históricos nacionais para compor a série comemorativa a ser lançada neste dia 11 de agosto. “Essas construções, por meio da Filatelia, representam os monumentos nacionais, pela importância memorável e pela reconhecida qualidade artística”.

Além do Monumento à Abertura dos Portos, o Teatro Amazonas e o Encontro das Águas são outros dos marcos turísticos do Estado que já foram objeto de emissões postais comemorativas dos Correios.

Após o lançamento, os selos da série Monumentos Históricos Brasileiros estarão à venda nas diversas agências dos Correios na capital e nos demais municípios do Estado. Também poderão ser adquiridos na loja virtual dos Correios (http://www.correios.com.br/correiosonline), ou na Agência de Vendas a Distância, na avenida Presidente Vargas, 3.077, 23º andar, 20210-973, Rio de Janeiro-RJ, pelos telefones (21) 2503-8095/8096 ou pelo email [email protected].

 

Serviço

Lançamento da Emissão Postal Especial Monumentos Históricos Brasileiros
Data:
 Dia 11 de agosto, sexta-feira, às 17h
Local: Largo de São Sebastião, Centro
Entrada: Gratuita

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *