Paço da Liberdade estreia exposição em homenagem ao artista Moacir Andrade

Integrando a programação da quarta edição do “Passo a Paço”, projeto de ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus, promovido pela Prefeitura de Manaus, o Paço da Liberdade estreia, no dia 12 de agosto, a exposição “Monumentalidade”, com obras do consagrado artista plástico amazonense Moacir Andrade.

A exposição, que tem o artista Óscar Ramos como curador, ficará em cartaz até o dia 12 de setembro e é uma homenagem ao artista que faleceu em julho de 2016.

“Esta homenagem que o Paço da Liberdade lhe presta, agora que ele se foi de nós, exige de nossa atenção um momento de reflexão neste estímulo que tanto o motivou. Estamos todos nós, amazonenses, muito agradecidos com esta dádiva de um artista tão fiel ao seu trabalho”, comentou Óscar Ramo.

Para Óscar, na exposição será fácil notar as intenções de Moacir de nos deixar face a face com a monumentalidade dos espaços onde nascemos.

“O tamanho da pintura está diretamente relacionado com o entusiasmo do artista com a quantidade de estímulo que ele recebe ao enfrentar a manufatura de sua ideia. Este é claramente o caso de Moacir Andrade ao se colocar diante do seu estímulo ao se dar conta da grandiosidade da natureza que nos cerca”, destacou o curador.

Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da Amazônia e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Com uma carreira consolidada, o artista teve mais de 10 mil telas pintadas em mais de 70 países. Andrade faleceu em julho de 2016, aos 89 anos.

A exposição é gratuita e estará a aberta ao público a partir das 9h do dia 12 de agosto. O Paço da Liberdade é um espaço administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e está localizado na Rua Gabriel Salgado, S/N, no Centro Histórico da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, de 9h as 12h30.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *