Pleno do TSE confirma: Força Federal atuará em 23 municípios durante eleição no AM

Em sessão administrativa nesta quinta, pleno do TSE confirmou o uso de tropas federais no Amazonas para o pleito de domingo. Foto: Divulgação TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a autorização de envio de Força Federal para reforçar a segurança em 23 municípios do Amazonas, durante a eleição para governador e vice-governador do Estado que acontece no próximo domingo (6).

A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, e referendada pelos demais ministros na sessão administrativa desta quinta-feira (3).

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) foi bastante criterioso e repetiu o pedido em relação àqueles municípios que já haviam apresentado necessidade real de envio de Força Federal na eleição anterior.

O presidente do TSE destacou ainda que verificou, em visita que fez a Manaus no dia 26 de julho, a atuação do TRE-AM para “alcançar o êxito das eleições” de 6 de agosto. O ministro classificou o trabalho da Corte Regional como “cuidadoso”.

Gilmar Mendes acrescentou que o TRE-AM conseguiu reduzir o custo da eleição para R$ 18 milhões e um dos motivos é o momento de cheia dos rios, que permite que as urnas possam ser enviadas a localidades de difícil acesso por meio de barcos e não de helicóptero.

“A gente não tem noção da complexidade do trabalho que se realiza e da logística que se exige para que uma eleição como esta seja realizada. Muitas vezes, nós, em Brasília, não conhecemos a dimensão dos desafios”, enfatizou o presidente do TSE.

As cidades que terão apoio da Força Federal são Coari, Tefé, Lábrea, Humaitá, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Manacapuru, Fonte Boa, Boca do Acre, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Autazes, Atalaia do Norte, Presidente Figueiredo e Manaus.

Todos as cidades do Estado terão segurança no pleito feita pela Polícia Militar e Polícia Civil. A Polícia Federal estará atuando em 15 localidades.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *