Prefeitura trabalha na conscientização de vendedores do Vieiralves  

Um grupo de vendedores de frutas que trabalha no cruzamento da Avenida Djalma Batista com a Rua João Valério, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, recebeu orientação de agentes da Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira, 1/8, sobre a disposição correta de resíduos. A presença das equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) visa melhor organizar o lixo no local para a passagem do carro coletor.

O secretário da Semulsp, Paulo Farias, explicou que acertar a disposição dos resíduos é um importante passo para o combate às lixeiras viciadas na cidade. “Esse local vem tendo problemas com o acúmulo irregular de lixo, formando lixeiras viciadas. Dessa forma, a primeira providência para resolvermos o problema nessa área é incentivar a disposição correta dos resíduos”, destacou. Ele afirma ainda que não apenas os ambulantes, mas os próprios comerciantes dos arredores que trabalham em pontos físicos terão que se ajustar. “O prefeito Arthur Virgílio Neto busca cada vez mais soluções para resolver esse problema, mas precisamos do apoio de todos para acabarmos de vez com as lixeiras viciadas”, ressaltou.

A ação de conscientização desses vendedores contou com uma reunião, na última sexta-feira, 28/7, na sede da Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab), no bairro de São Francisco, zona Sul, para que recebessem orientações acerca dos cuidados com o lixo. Nesta nova etapa, os vendedores estão aprendendo com as equipes de conscientização da Semulsp a embalar o lixo e deixá-lo em local apropriado para a passagem dos coletores. “Estamos recebendo apoio e orientação da Prefeitura. Concordamos com essa ação e vamos colaborar para deixar o local limpo”, disse o vendedor Alex de Souza Ferreira.

O comerciante Carlos Santos da Silva também participou da conscientização da prefeitura no local e tem expectativas de que a organização do lixo e limpeza na área seja um compromisso de todos que trabalham no local. “Nós também queremos esse local limpo. Realmente estávamos falhando, mas agora sabemos como e onde deixar o lixo. É nosso interesse manter essa via limpa. Nossos clientes merecem o melhor”, destacou. Carlos aproveitou para denunciar o comportamento de comerciantes de lojas próximas. Segundo ele, alguns aproveitavam o acúmulo de resíduos para jogar entulhos e formar, assim, focos de lixeiras viciadas. “Esperamos que eles também sejam notificados e se ajustem à limpeza do local”.

Para incentivar os ambulantes, a Semulsp também disponibilizou material para facilitar a limpeza. “Além de juntar os resíduos e acomodá-los em caixas e sacolas apropriados, eles se comprometeram a fazer uma varrição e recolher para a coleta remover”, revelou o coordenador da conscientização da Semulsp, Fábio Araújo. No Vieiralves, a coleta passa no terceiro turno.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *