Prefeitura e grupo integrado impedem ocupação irregular às margens de igarapé na Redenção

Avanço de obras irregulares às margens de igarapé na área da Redenção foi contido durante ação integrada de órgãos, para evitar erosão, desvio e assoreamento do curso d’água. Foto: Divulgação Semmas

Agindo de forma preventiva, a Prefeitura de Manaus impediu na manhã desta terça-feira (1), o avanço de obras irregulares às margens de um igarapé, afluente do igarapé dos Franceses, no bairro da Redenção, zona Centro-Oeste.

Em operação conjunta com as polícias Civil e Militar, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fizeram a demolição administrativa de um muro que estava sendo construído às margens do curso d’água, causando erosão, desvio e assoreamento do leito do igarapé, mas encontraram também no local outras armações para construção de casas na área de preservação permanente (APP).

A ação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental, Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), que compõem o Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap).

O responsável pela construção foi notificado a fazer a retirada de todas as estruturas num prazo de 72 horas. De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Enéas Victor, a ação teve caráter preventivo, visando impedir mais degradação na APP. “Já existem, no local, estruturas consolidadas, muito antigas. Com essa ação impedimos que novas ocupações prejudiquem ainda mais o que ainda resta de área de preservação permanente conservada”, afirmou o diretor.

O igarapé em questão fica situado às margens da rua Carpina. Com esse sobe para 23 o número de focos de invasão denunciados junto à Semmas este ano.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *