Em Itacoatiara, Amazonino garante que reerguerá o Estado em 12 meses

A uma semana da eleição, ex-governador manteve rotina de viagem ao interior, lembrando de obras realizadas em Itacoatiara, cidade visitada neste sábado. Foto: Aguilar Abecassis

Os moradores de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) receberam o candidato Amazonino Mendes (PDT) de braços abertos durante a passagem da “Caravana do 12”, no fim da tarde deste sábado (29). A uma semana da eleição, o ex-governador manteve o contato com o eleitor de olho na reconstrução do Amazonas.

Após sair em carreata pelas ruas da cidade, Amazonino analisou, durante o comício, mais uma vez a atual situação do interior do Estado e disse que, se eleito, colocará toda a máquina administrativa para funcionar em 12 meses. “Vamos deixar Itacoatiara pujante novamente. Vamos movimentar esta cidade. Nós vamos salvar o Amazonas e Itacoatiara. Nosso governo, de 12 meses, vai reconstruir o Estado”, frisou.

O ex-governador informou aos cidadãos mais novos sobre suas ações na cidade que desenvolveram o município da Região Metropolitana de Manaus (RMM). “Eu me esforcei muito aqui em Itacoatiara. Quando eu trouxe a Hermasa, eu sabia da geração de empregos e renda na cidade. Fizemos a estrada do Novo Remanso, colocamos energia. Na comunidade do Engenho, fizemos a mesma coisa. Eu trabalho. Não tenho papo furado”, disse.

Durante o comício, Amazonino pediu o voto de confiança e disse para a população não se curvar as pressões políticas da cidade. “Itacoatiara é o único município que nenhum vereador me apoia. Mas eu digo uma coisa a vocês, que o voto de cabresto é passado. Vocês darão uma aula de democracia nesta cidade”, declarou.

O ex-prefeito Mamoud Amed disse que pelas mãos de Amazonino Mendes, as grandes empresas instaladas na “Velha Serpa” geraram mais de mil empregos. “Se ele não tivesse construído as pontes, lá na década de 1980, essas empresas jamais se instalariam em Itacoatiara. Foi ele, com seu olhar visionário, trouxe o polo graneleiro, gerando emprego e renda aqui. Só ele é capaz de reconstruir o Estado em 12 meses”, destacou.

Experiência

Para o senador Omar Aziz (PSD), somente uma pessoa equilibrada, como Amazonino, é capaz de governar o Estado. “Eu não me recordo se tem alguém que fez mais obras em Itacoatiara do que o Amazonino. Eu digo a vocês que ele é o mais capacitado, experiente para conduzir este governo que está num caos”.

Além do senador Omar Aziz, acompanharam o ex-governador o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) e os deputados estaduais Dermilson Chagas (PEN), Josué Neto (PSD) e Sidney Leite (Pros).

Oportunidades

A empresária Elenize Holanda agradeceu ao ex-governador pelas obras realizadas em Itacoatiara durante as três gestões de Amazonino. “Estou emocionada, principalmente, diante da pessoa que construiu Itacoatiara. Quero lhe agradecer pelas pontes sobre o rio Urubu, a praça do Mirante, a ampliação do hospital, entre outras obras. Quero dizer de coração, que Itacoatiara lhe ama. Precisamos de um homem de palavra, que quando promete, ele cumpre”.

Em três mandatos como governador do Estado, Amazonino estabeleceu uma série de prioridades para movimentar a economia da ‘Velha Serpa”. A principal delas foi a criação do Terminal Graneleiro, responsável pelo estoque e exportação de soja. Inaugurado, em 1997, gerou ao município emprego e renda. O candidato aqueceu a produção rural, por meio do programa “Terceiro Ciclo”, onde milhares de moradores foram contemplados com linhas de créditos e implementos agrícolas.

No turismo, o ex-governador construiu o Centro de Convenções Juracema Holanda, palco do maior festival de música da Região Norte, o Fecani. O evento atrai milhares de turistas anualmente, movimentando a economia local. Amazonino criou ainda delegacia, escolas, hospital, estradas, vicinais, pontes para melhoria do tráfego na região, e expandiu a rede elétrica e de água.

O candidato implantou ainda o seu maior feito da carreira política, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em que deu oportunidade ao jovem do interior para cursar o ensino superior. “Precisa construir mais alguma? É só colocar para funcionar, reestruturar e valorizar o profissional. Não há tempo para brincadeira. O estado atravessa um momento de crise”, finalizou o ex-governador.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *