Até o dia 3 de agosto, tropas federais estarão nos locais de votação para a eleição suplementar

Em reunião com diretoria geral do TRE-AM, representantes das forças armadas e da PM alinharam logística e cronograma de deslocamento da segurança para o pleito suplementar. Todas as cidades do Amazonas terão reforço policial. Foto: TRE-AM

Até a próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, os efetivos para a segurança do pleito suplementar ao Governo do Amazonas deverão estar nos seus respectivos locais de votação, para que estejam guarnecidos às vésperas e no dia da eleição, em 6 de agosto, um domingo (primeiro turno).

Detalhes sobre o deslocamento das tropas federais – Exército, Marinha e Aeronáutica –, assim como das policias Militar, Civil e Federal, foram tratados durante reunião com o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Messias Andrade, no órgão, com representantes das forças armadas e da PM.

O efetivo destacado para o pleito começa a se deslocar na próxima semana, em alguns casos já a partir de segunda-feira (31), em razão das distâncias entre a capital e as cidades. “Vamos seguir um cronograma e logística definidos para que todos estejam, até quinta-feira, nos locais de destinos, se apresentem ao juiz eleitoral e que iniciem as ações programadas”, fala Andrade.

A Aeronáutica vai atender Manacapuru e a Marinha a cidade de Itacoatiara. O Exército Brasileiro terá homens distribuídos nas outras 20 cidades que receberão tropas federais – Amaturá, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, Manaus, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

“Não teremos tropas de fora do Estado, apenas deslocamentos internos, como efetivo do Exército saindo da base de São Gabriel da Cachoeira para Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro”, conta o diretor.

A segurança terá um reforço de 70 policiais federais de outros Estados, que estarão acompanhando a Justiça Eleitoral e combatendo irregulares em 15 Municípios, triplicando o número de locais atendidos em relação ao pleito anterior. “Teremos o triplo de cidades atendidas para termos uma política mais efetiva de combate ao ilícito eleitoral, o que sempre buscamos ampliar”, adianta Messias Andrade.

Números

Ao todo, serão 2.490 homens das tropas federais para atender o Estado, com 1.890 do Exército Brasileiro, 325 da Marinha e 275 da Aeronáutica. Também estarão atuando em toda cidade amazonense 2.147 policiais militares, 90 civis e 95 da Polícia Federal.

“Todos os Municípios e a capital terão policiamento durante o pleito e o pedido de tropas federais é baseado no histórico de violência e tumulto já registrados em eleições passadas nos locais”, explica o secretário judiciário do Tribunal Regional, Waldiney Siqueira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *