Em Eirunepé, Amazonino diz que vai tirar o interior do abandono

Amazonino fez comício na cidade onde nasceu, Eirunepé, na noite de quarta-feira. Foto: Clóvis Miranda/Divulgação

Em sua terra natal, Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), o candidato Amazonino Mendes (PDT) disse durante comício realizado, na noite de quarta-feira (26), que decidiu retornar ao processo político em razão da falta de projetos para o interior do Estado. Desde a sua chegada na cidade, Amazonino arrastou uma multidão às ruas do município.

“Vocês pesaram muito na minha decisão para que eu aceitasse voltar de novo ao processo político. O quanto vocês foram renegados, deixados em segundo plano. O quanto vocês, de forma criminosa, foram usados politicamente por tanto tempo. Eu voltei para ser a mão amiga, a de gerar emprego e renda nos municípios. Voltei com uma dura missão, que é reconstruir o Estado em 12 meses. Voltei por vocês!”, comentou.

Amazonino explicitou aos moradores a situação econômica do Estado, bem como o momento delicado enfrentado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele convocou os jovens a se interessarem mais pela Amazônia. “O momento é de total falência. Nada funciona. O professor anda triste, a educação não funciona. A UEA, que eu criei, quebrou. Vou recuperar minha querida UEA, que estão matando. Eu queria uma UEA na vanguarda da inteligência da Amazônia. Jovens, temos que criar uma consciência amazônica. Chegou a hora. E o grande momento da largada é agora”, comentou.

O eirunepeense pediu um voto de confiança da população para reconstruir o Estado pelos próximos 12 meses. “Minha gente, vocês me conhecem mais do que ninguém. Eu dispenso vaidade, honrarias. Eu só quero arrumar a casa, planejar o futuro. Tem candidato prometendo tudo. Desconfie. O momento é mais delicado do que nós imaginamos. O ‘negão’ está aqui, firme e forte, como um garoto”, destacou.

Agricultores

Antes do comício, Amazonino participou de encontro com pescadores e agricultores da região, que expuseram suas dificuldades enfrentadas no dia a dia, em Eirunepé. O outro filho ilustre da terra, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) disse aos produtores que confiem no ex-governador. Já o prefeito Raylam Barroso (Pros) enfatizou a experiência de Amazonino e salientou que o município vai crescer com o candidato no governo do Estado. “É incontestável falar de experiência quando se tem Amazonino do lado. Conhece palmo a palmo o nosso Estado, a nossa região. Sempre expus a nossa realidade do nosso município, da nossa necessidade, em visitas na casa dele. É questão de honrar, moral, nós votarmos em alguém que saiu daqui para governar o nosso Estado três vezes e que ajudará o município mais uma vez”, finalizou.

Além do deputado Paurdeney, a comitiva que acompanhou o candidato Amazonino foi formada pelo deputado federal Silas Câmara (PRB) e os deputados estaduais Dermilson Chagas (PEN) e Sidney Leite (PSD), além do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), João Campelo.

Conquistas para a cidade

O líder da coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas” criou um dos 14 hospitais de referência do interior do Estado, com interação, por meio de telemedicina, com as unidades da capital. Eirunepé foi uma das cidades contempladas com o programa “Terceiro Ciclo”, voltado para o setor primário, e que levou renda aos pequenos agricultores da cidade. Os produtores receberam implementos agrícolas e os pescadores puderem contar com uma fábrica de gelo, hoje, totalmente sucateada.

Amazonino construiu a primeira escola agrícola do município, além da implantação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Uma delegacia, escolas e a expansão da rede elétrica e de saneamento da cidade também foram algumas das ações consolidadas por ele.

Agenda

A intensa agenda de Amazonino iniciou às 7h desta quarta-feira (27) ao conceder entrevista a um programa de televisão, em Manaus. EM seguida, se deslocou para o município de Carauari, onde caminhou com os moradores, participou de carreata e falou em um comício. Ainda na quarta, Amazonino Mendes desembarcou em sua terra natal, e em seguida comandou uma mega carreata pelas ruas da cidade, se encontrou com pescadores e agricultores, e por volta das 23h, discursou para milhares de moradores durante o comício, encerrando a visita aos municípios da Calha do Juruá.

Nesta quinta-feira (28), o candidato irá para o município de Parintins.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *