Amazonino reúne milhares de pessoas em caminhada e carreata em Parintins

Parintins (a 360 quilômetros de Manaus), conhecida mundialmente pela disputa dos bois Garantido e Caprichoso, declarou apoio à candidatura de Amazonino Mendes para o governo do Estado, nesta quinta-feira (27). Na “Terra dos Bumbás”, mais de dez mil pessoas saudaram Amazonino durante uma gigantesca carreata e caminhada pelas ruas da cidade.

A manifestação popular encerrou na rua Alvaro Maia, no Centro, com um comício que reuniu as principais lideranças da cidade e milhares de moradores. Amazonino mais uma vez ficou emocionado com o carinho e incentivo que tem recebido no interior do Amazonas. “Meu povo criativo, inteligente, inigualável, eu e meus companheiros estamos todos apaixonados pela recepção fantástica, maravilhosa, linda. Foi um espetáculo à parte. Não era para turista, e sim uma festa de confraternização e amor. Muito obrigado de coração. Saio de coração leve daqui”, agradeceu.

Amazonino foi o responsável por colocar o município na rota do turismo internacional e intensificar a economia local, com a criação do bumbódromo, que profissionalizou as apresentações dos bois Garantido e Caprichoso. Anualmente, o município recebe mais de 50 mil turistas, gerando uma receita de, aproximadamente, R$ 60 milhões. ““Vocês mostraram para toda a nação brasileira que um lugar, perdido na Amazônia, era capaz de mostrar um magnifico espetáculo cultural”, frisou.

Apoio

Moradores, comerciantes, artistas, e líderes dos movimentos sociais manifestaram apoio ao candidato. As duas maiores representações da cidade, os bumbás Garantido e Caprichoso deixaram a disputa de lado e se uniram em prol da candidatura do ex-governador.
De acordo com o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), a manifestação popular desta quinta-feira (27) é um reconhecimento por tudo que o ex-governador realizou na cidade. “Ele construiu o bumbódromo, desapropriou três áreas e doou a terra aos moradores. Ele apostou na economia do turismo, gerando emprego e renda à cidade. É preciso apoiar uma pessoa que tem amor e compromisso pela cidade, como o Amazonino”, comentou Bi.

O senador Omar Aziz relembrou aos parintinenses a importância da construção do bumbódromo para a cidade. Segundo ele, a obra deixou a cidade como a Capital Brasileira do Folclore. Omar disse que a melhor saída para o Amazonas é o retorno de Amazonino Mendes ao governo.

“Se o Amazonas der certo, vocês também darão certo. Essa é a diferença entre o Amazonino e os outros. Nesse momento político e administrativo em que o Amazonas atravessa, só Amazonino para colocar o Estado em ordem”.

Amazonino estava acompanhado do prefeito Bi Garcia, do vice-prefeito Tony Medeiros, do ex-prefeito Eneas Gonçalves, do senador Omar Aziz (PSD), dos deputados federais Silas Câmara (PRB) e Pauderney Avelino (DEM), além dos deputados estaduais Josué Neto (PSD), Adjuto Afonso (PDT), Sidney Leite (Pros) e Dermilson Chagas (PEN), e parlamentares e autoridades do município parintinense.

UEA

O líder da coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas” foi o responsável ainda por implantar o primeiro campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade. Além de construir escolas, o candidato reformou outras 14 unidades educacionais.

O advogado Tito de Souza Menezes, da etnia Saterê-Mawê, agradeceu ao ex-governador pela criação da UEA, onde formou-se como bacharel em direito. Ele destacou que as comunidades indígenas o apoiam na eleição. “Hoje as lideranças indígenas do rio Uiacuará, Marau, Andriá, vieram aqui para agradecer ao senhor por ter criado a UEA. Hoje, negros, índios, pobres, puderam estudar graças a UEA. Eu exerço a profissão há dois anos, por ter me formado lá. Nossas lideranças saíram da cabeira do rio para dizer que no dia 6 de agosto vai votar 12”, declarou.

Realizações 

Quando governador, Amazonino Mendes entregou terras aos moradores dos bairros Paulo Correia e Itaúna, levando desenvolvimento e infraestrutura às comunidades, com a construção de pontes, saneamento, pavimentação e muros de contenção na margem do rio Amazonas.

Além do bumbódromo que no decorrer do ano oferece cursos de aprendizagem, Amazonino construiu a sede para ensaios dos bumbás, conhecida como “curral”.

 

Da assessoria de imprensa do candidato

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *