Inscrições abertas para seleção de artistas e grupos para os festivais de Dança e Música do Amazonas

Confirmados para acontecer em agosto e setembro, respectivamente, os festivais Amazonas de Dança e de Música seguem com inscrições abertas para a seleção de artistas e grupos que atuam no Estado. Os interessados em participar dos eventos do calendário cultural mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, podem conferir regulamentos, fichas e demais documentos requeridos no site Editais da Cultura (http://editais.cultura.am.gov.br). As inscrições são gratuitas.

Para o Festival Amazonas de Dança, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 2 de agosto, quarta-feira. O material de inscrição, especificado no regulamento disponível no site Editais da Cultura, deve ser entregue no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, no Bloco F do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho (Sambódromo), de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

Em sua sétima edição, o evento vai selecionar até dez espetáculos para sua Mostra Principal, com apresentações no período de 11 a 13 de agosto, sempre a partir das 20h, no Teatro Amazonas. Serão selecionados também até seis montagens para a Mostra Paralela do evento, a serem encenadas nos dias 12 e 13 de agosto, sempre a partir das 16h, no Largo de São Sebastião.

Critérios

As montagens inscritas, inéditas ou não, devem ter duração mínima de 20 minutos e máxima de 25 minutos. A seleção será feita por meio de pontuação, dada conforme os seguintes critérios: qualidade técnica, segundo a linguagem apresentada (dança contemporânea, performances, intervenções e linguagens do corpo); conteúdo artístico; criatividade; conteúdo original; qualidade de movimentos; figurino; roteiro; e concepção.

A comissão de curadoria, responsável pela pontuação, será formada por um representante da classe artística do Amazonas; um da Universidade do Estado do Amazonas; e um dos Corpos Artísticos do Governo do Amazonas e Secretaria de Cultura.

Será vedada a participação de artistas individuais, grupos ou companhias que tenham em sua ficha técnica algum membro da Comissão Curadora, ou funcionários da Secretaria de Cultura ou da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O resultado da seleção será divulgado até o dia 7 de agosto.

Música

Os interessados em participar do Festival Amazonas de Música têm até o próximo dia 17, quinta-feira, para inscrever suas criações. O material de inscrição, especificado no regulamento disponível no site Editais da Cultura, deve ser entregue no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, no Bloco F do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho (Sambódromo), de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

O Festival Amazonas de Música chega a sua sexta edição em 2017, com realização agendada para o período de 8 a 10 de setembro. A programação do evento inicia com duas eliminatórias, nos dias 8 e 9, com 15 músicas em disputa a cada noite. E, no dia 10, tem o show especial de lançamento do DVD do 5º Festival Amazonas de Música e a grande final do evento deste ano, na qual disputarão dez canções escolhidas pela comissão julgadora do festival.

De acordo com o regulamento, cada músico pode inscrever até três músicas, sendo apenas uma selecionada pela Comissão Curadora. Para serem consideradas aptas para participar da disputa, as composições devem ser inéditas, em português e com até 6 minutos de duração. Ao todo, 30 músicas serão selecionadas para disputar as eliminatórias, segundo os critérios Melodia, Harmonia e Letra. A lista será anunciada até o dia 24 de agosto.

Curadoria

A comissão de curadoria, responsável pela pontuação, será formada por um representante da classe artística do Amazonas; um da Universidade do Estado do Amazonas; e um dos Corpos Artísticos do Governo do Amazonas e Secretaria de Cultura. Será indeferida a inscrição de canções que tenham na ficha técnica participantes que mantenham vínculo familiar ou correlativo até terceiro grau com qualquer dos membros da Comissão Curadora.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

 

SERVIÇO: 

Inscrições para participação no 7º Festival Amazonas de Dança e no 6º Festival Amazonas de Música

Período: De 21 de julho a 2 de agosto (Dança), e de 21 de julho a 17 de agosto (Música); entrega de documentação de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h

Local: Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Bloco F do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho (Sambódromo), avenida Pedro Teixeira, 2.565, Flores

Valor: Gratuito

Informações: Site Editais da Cultura (http://editais.cultura.am.gov.br), na seção “Editais em Andamento

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *