Prazo para tirar segunda via do título eleitoral termina no dia 26, avisa TRE-AM

Em caso de perda ou inutilização do documento, eleitor tem até quarta-feira, dia 26, para solicitar segunda via do título de eleitor, Foto: Reprodução

Quem perdeu ou danificou o título de eleitor tem até o dia 26 de julho, próxima quarta-feira, para requerer a segunda via do documento. A solicitação é gratuita e a emissão é feita na hora. O aviso é do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que prepara a eleição suplementar para governador do Estado, que acontece no dia 6 de agosto (primeiro turno, e dia 27 de agosto (segundo turno).

Mais de 2 milhões de eleitores no Estado devem ir às urnas para eleger o novo governador, num pleito inédito no Brasil. É a primeira vez que um Estado tem uma eleição suplementar para Governo. O início de votação ocorre às 8h, encerrando às 17h, segundo o Código Eleitoral.

Para obter a segunda via, é necessário apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista, exceto passaporte) e não ter nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. O pedido é feito junto ao seu domicílio eleitoral (cartório). Não é possível solicitar o documento por outra pessoa, mesmo com qualquer tipo de procuração.

Embora não seja obrigatória a apresentação do título eleitoral para votar, ter o documento em mãos ajuda a identificar facilmente a zona e seção de votação. O título também é importante para quem for justificar o voto, pois contém as informações necessárias para preencher o formulário.

E o TRE-AM informa que a segunda via é somente uma reimpressão do documento, não havendo possibilidade de alterar dados do cidadão, como local de votação, mudança de zona ou seção eleitoral. Para dúvidas, existe o Disque eleitor, nos telefones (92) 3632-4499 e 0800-096-0004. Consulta também pode ser feita pelo site do Tribunal Regional, no link www.tre-am.jus.br/eleitor/disque-eleitor/disque-eleitor.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *