Amazonino rejuvenesce imagem, Braga não consegue mudar e Rebecca tem 16 dias para uma virada difícil na eleição

O processo eleitoral em curso, que vai eleger o governador tampão do Amazonas, cujo mandato vai de setembro deste ano a 31/12/2018, parece ter os contornos definidos, de acordo com as últimas pesquisas publicadas. Amazonino Mendes escapa da imagem do político aposentado, sem vontade para encarar disputas ou apetite para governar, que chegou a desistir de disputar a própria reeleição na Prefeitura de Manaus devido à baixa popularidade. Ao contrário, o candidato virou o “Negão” jovial, sorridente, brincalhão e cheio de tiradas espertas. Rejuvenesceu. Dizem que até o regime, necessário para combater o diabetes, ele está conseguindo manter em dia. Nada que a perspectiva do poder, apontada pela liderança nas pesquisas, não consiga fazer.

 

Braga

O principal adversário de Amazonino, o senador Eduardo Braga, esbarra tanto nas acusações da Operação Lava Jato quanto na fama de impaciente e arrogante. Vive aquele momento crucial em que o candidato precisa investir mais, tempo e dinheiro, mas não tem como saber se isso será suficiente para reverter a tendência de queda.

 

Braga (2)

A alternativa de Eduardo Braga, que começa a martelar a cabeça dele, seria aceitar a derrota agora e mergulhar na campanha de outubro do ano que vem, quando, aí sim!, estarão em disputa quatro anos de mandato, com a perspectiva de reeleição. A dúvida é se Amazonino, eleito, conseguiria êxito para se cacifar a disputar a reeleição, usando a máquina, ou se fracassará, provocando o sentimento de “volta Braga”. A sinuca de bico se completa com a lembrança de que o senador nunca se elegeu para o Executivo sem a máquina estadual. O panavueiro é grande.

 

Rebecca

A ex-deputada e ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, grudou no calcanhar de Eduardo Braga na capital. Mas precisa melhorar muito no interior para competir pela segunda vaga no 2º Turno da eleição suplementar. O governador David Almeida teria que ter domínio completo da máquina estadual para arrancar os votos necessários, nos exíguos 15 dias de campanha que ainda restam.

 

Rebecca (2)

Rebecca tem a chance de se posicionar para, mesmo perdendo a corrida pelo 2º Turno, se viabilizar rumo à eleição de 2018.
Amazonino e Braga se debatem entre a certeza de que devem evitá-la no 2º Turno e a profilática política da boa vizinhança, para tentar tê-la ao lado no 27 de agosto.

 

Abstenção

Tocou o alerta em todos os comitês de campanha. A abstenção e os votos brancos e nulos podem ficar entre os mais votados do 1º Turno. A campanha ainda não conseguiu “esquentar” e tem pouquíssimo tempo para isso.

 

A máquina

O que é essa tal “máquina estadual”, responsável pela eleição de todos os governadores do Amazonas desde 1986 até aqui? É complexo para explicar. Mas não se resume aos empresários, contratos e pagamentos. Passa também pelos diretores de unidades educacionais e dos hospitais do interior, os repasses para prefeituras e até a legitimidade para criar patrulhas mecânicas e asfaltar ruas, inclusive de Manaus. A Lei de Responsabilidade Fiscal limitou o gasto com pessoal, em Estados e Municípios, a 60% das Despesas Correntes Líquidas (DCL), formadas pela arrecadação tributária, menos os repasses constitucionais. Isso diminuiu o cacife do Executivo junto ao funcionalismo. Mas os cargos comissionados estão aí mesmo para manter a força da máquina, também nesse item.

Veja também

PF deflagra operação em Belém, São Paulo e AM de combate ao tráfico internacional de drogas A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Mundurucus, no Pará, na capital Belém, e nos Estados de São Paulo e Amazonas. Participam da operação 100 policiais federais. A ação visa desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com ...
Mário Aufiero garante que devolveu carros em 2015, mas blindado só dia 3/12, quando Casa Militar deu... Delegado afirma que devolveu os carros, inclusive um blindado que usou dois anos após deixar Delegacia Geral. Foto: ArquivoO delegado Mário Jumbo Aufiero afirma que devolveu os dois carros, sob guarda do Governo do Amazonas, que estavam em seu poder. Um deles, um Kia So...
Descartada raiva em paciente do rio Unini e menina, grave, tem ‘encefalite viral’ O resultado do exame do liquor – líquido cefalorraquiano – colhido do paciente adulto de 44 anos internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) deu negativo para encefalite viral. A informação é do infectologista da FMT-HVD, Antonio Magel...
Delegado Aufiero usa carros apreendidos e Casa Militar denuncia que não quer devolver Ex-delegado Mário Aufiero está sendo cobrado pelo uso e por não devolver ao poder público dois carros. Um deles foi apreendido com o traficante "Piu-Piu", em 2013, um Kia Sorento. Foto: ArquivoO comissário da Polícia Civil, delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, e presid...
David Almeida prepara saída do PSD e conversa com presidente do PSB O ex-governador David Almeida teve encontro com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ao lado do deputado estadual Serafim Corrêa. David se mostra com forte tendência para caminhar com a esquerda em 2018. Foto: DivulgaçãoO ex-governador e presidente da Assemble...

5 comentários para “Amazonino rejuvenesce imagem, Braga não consegue mudar e Rebecca tem 16 dias para uma virada difícil na eleição

  1. Xico Branco disse:

    Excelente análise

  2. Evangelista Trindade Trindade disse:

    Vejo esse momento muito incerto pros 3 candidatos. Amazonino experiente e aparentemente muito saudável e com bom aspecto, mas com muitas refeições em vários setores e um sobe e desce nas pesquisas, onde causa a incerteza do que pretende, será que tá testando seu potencial ou querendo ser lembrado e levado por uma turma de empresarios que desejam levar vantagem e mais uma vez limpar de vez os cofres públicos?
    Eduardo vem com receio de ser atropelado pelo lava jato e quer o poder dobrado pra se alto defender e tá arriscando outras alternativas de renda e fortalece as bases pra uma possível disputa real em 2018.
    Rebecca adquiriu uma certa experiência e com apoio de David Almeida que até então há 60 dias atrás não se conhecia notou as asas de fora e vem arrastando a Rebecca e a tornando um objeto de profunda preocupação pra Amazonino é Eduardo?. COMO eleitor desde 1977 acredito que tá tudo indefinido e podemos ter uma surpresa feminina neste ano, basta as mulheres se unirem e teremos uma governadora neste curto mandato.

  3. Plínio Mendes disse:

    Com o Estado, quase quebrado e com uma arrecadação em baixa ainda têm gente querendo brincar de salvadores da Pátria. Sem ao menos, terem um cargo público de Administrador. Precisaremos, de uma pessoa preperada com visão holística e uma gestão eficiente para dar uma repaginada na economia do Estado. Colocando o AMAZONAS no rumo certo. AMAZONINO é essa pessoa. Dia 06 de Agosto vai dá NEGÃO nas urnas. Quem viver vera!

  4. Angela disse:

    Temos diversos candidato um é o Amazonino que já foi prefeito, Governador e nunca mostrou nenhuma transparência em seus governos apesar de existir site do governo o mesmo nunca divulgou sequer a transparência de seus governos, temos também o ex-Governador Eduardo Braga que também não publicou nada no site do governo ou seja 0 para Transparência a Rebeca Garcia que ate hoje so adminitrou um único órgão que foi a Suframa aonde não gerou nenhum emprego em Manaus tão pouco conseguiu trazer uma indústria para ca pelo contrário Perdemos muitas indústrias durante a gestão dela na Suframa. O Amazonas precisa renovar, precisa de novos candidatos. Está na hora de acabar com os velhos caciques está na hora de termos uma renovação na política amazonense. É a única maneira de termos um Amazonas diferente daqui em diante pois hoje eles estão brigando amanhã tá tudo junto tudo se abraçando se beijando tirando foto.

  5. Iago Silva disse:

    A tal da máquina, nessas eleições, vai funcionar mais e melhor no interior. Vencerá aquele que “tratou” melhor os prefeitos. Em Manaus chego a afirmar que teremos um quase empate técnico entre os 3 primeiros e o 4º chegando perto. O interior vai decidir de verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook