Organização Bicho Amado

Augusto Bernardo Cecílio*

“Quando olhar para um animal não olhe para a raça, cor ou condição física. Olhe com o coração e você entenderá o significado da palavra igualdade. Quem ama verdadeiramente os animais não os escolhe, se deixa ser escolhido por eles”. (Blog OBA)

Apenas uma postagem foi suficiente para atrair minha atenção pra Organização Bicho Amado. Nela continha um convite para o Arraial da Bicharada, a ser realizado no dia 22 de julho, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio. Para quem gosta de animais, não precisa tanto. O pensamento acima diz tudo.

Nesse arraial, igualzinho aos das festas juninas, vamos ter bazar, feira de adoção e venda de alimentos com bebidas não alcoólicas (gostei mais ainda porque sei que o álcool vem provocando estragos no trânsito Brasil afora). Claro que o grande momento será o Concurso Rei e Rainha Caipira Pet. Imagina ver o seu amiquinho todo vestido de caipira para desfilar. E o passaporte para o concurso será apenas um quilo de ração.

Vale divulgar: A Organização iniciou seus trabalhos por volta de 2003. Sua missão é resgatar animais em situação de risco e, após tratamento, vermifugação, castração e vacinação, são encaminhados para adoção responsável.

Atualmente estão abrigados por volta de 94 cães e 47 gatos. Vale dizer que se gasta mensalmente por volta de 2.500kg de ração, e que desde junho conta com a parceria da Ração Confiança, que literalmente “adotou” e fornece 100% da ração dos animais. Essas atitudes são dignas de elogios, até para incentivar que outras empresas abracem  causas semelhantes.

O abrigo depende totalmente de doações e trabalho de voluntários. Mensalmente é realizado o bazar de seminovos em pontos espalhados na cidade, e no clima de economia instável do país as doações diminuíram, os abandonos aumentaram e as adoções também tiveram uma queda expressiva.

Hoje qualquer auxilio é muito bem-vindo, desde a ajuda de profissionais que possam doar um tempo com divulgação, marketing, projeto de reforma do abrigo, voluntários para auxiliarem nos eventos e campanhas, doações, de consultas veterinárias, exames, vacinas, materiais de limpeza, material de construção, até sobras de construções e reformas, tudo é de grande valia.

Infelizmente não divulgamos a localização do abrigo, pois atualmente pelo menos uma vez por mês abandonam ninhadas no portão da OBA (fica fora da zona urbana de Manaus, próximo a Rio Preto da Eva).

Lá também pode ser feito o apadrinhamento do animal após conhecê-lo no evento, assumindo os custos com cuidados. Existem vários animais que são especiais, muitos com sequelas ou lesões e patologias que dificultam a possibilidade de adoção. Esses ficam no abrigo e se tornam residentes especiais.

Algo muito interessante é o voluntariado, uma oportunidade para agregar e desenvolver valores como respeito, solidariedade, compaixão. Também é o momento de ajudar a melhorar a qualidade de vida e do ambiente em que vivemos.

A Holanda, por exemplo, conseguiu extinguir o número de animais de rua com campanhas de castração e adoção responsável. Estamos um pouco distantes dessa realidade, mas certamente chegaremos lá.

*Auditor fiscal da Sefaz

Augusto Bernardo Cecílio

Augusto Bernardo Cecílio

* Auditor fiscal da Sefaz, coordena o Programa de Educação Fiscal no Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *