Palco Giratório apresenta espetáculo de dança “Finita” no Café Teatro

A bailarina Denise Stutz apresenta o espetáculo de dança “Finita”, dentro do projeto “Palco Giratório”, no Les Artistes Café Teatro. A entrada é gratuita. Foto: Divulgação

A bailarina Denise Stutz apresenta em Manaus, na próxima segunda-feira, 17, o espetáculo de dança “Finita”, dentro do projeto “Palco Giratório”, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A única apresentação ocorrerá às 19h no Les Artistes Café Teatro, espaço administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com entrada gratuita.

Segundo Denise, o espetáculo ”Finita” é um projeto que começou a ser pensado em 2010 e teve como ponto de partida a doença de sua mãe e uma carta escrita por ela. Em cena, a arquitetura cênica do teatro é utilizada para elaborar o conceito de perda e trabalhar os temas do envelhecimento e da ausência sob a perspectiva da dança.

“Essa carta me trouxe a reflexão sobre o tempo, sobre o fim das coisas e então comecei a pensar como falar do que não existe mais. Qual a qualidade de um movimento que prenuncia a dança e que não dança, mas que dá para ver? Uma qualidade que não se mostra, sugere. Como construir a partir de uma brecha possível entre a presença e a ausência, entre o que ainda vive, mas já não existe mais”.

Sobre a artista

Denise Stutz deu início a seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, junto com outros dez bailarinos, fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Foi professora do curso técnico da Escola Angel Viana. A partir de 2003 começou a desenvolver seu próprio trabalho solo, se apresentando nas principais capitais do Brasil, na França, Espanha, África e Austrália.

Seus dois trabalhos solos foram apontados pela critica de “O Globo” como um dos dez melhores espetáculos apresentados no Rio de Janeiro nos anos de 2004 (DeCor) e 2013 ( Finita) .

Denise também foi orientadora dos artistas do “Colaboratório”, no Rio de Janeiro, Teresina e Brasília; do projeto “Festival Panorama da Dança” do Rio de Janeiro, como também orientou o Ateliê de coreográfico da Vila das Artes em Fortaleza. Já desenvolveu junto com os palhaços do projeto “Roda Gigante” um treinamento de improvisação para ser aplicado na área da saúde infantil. Em 2008, Denise Trabalhou com o diretor Luiz Fernando Carvalho criando coreografias e a direção de movimento da minissérie “Capitu”.

 

Serviço

O que é: Espetáculo “Finita”

Quando: 17 de julho (segunda-feira) às 19h

Onde: Les Artistes Café Teatro, 7 de Setembro, 377, Centro.

Quanto: Gratuito

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *