Satisfação do público é de 97% com organização e segurança

Nos 52 anos da festa de repercussão internacional, ouvidoria fez pesquisa com 8 mil pessoas sobre serviços e segurança. Fotos: Divulgação Secom

O público que participou das duas primeiras noites do 52° edição do Festival Folclórico de Parintins e que está na cidade para o evento, se mostra satisfeito com a estrutura e organização da festa. Hoje é a terceira e última noite da disputa entre Caprichoso e Garantido. Os incentivos do Governo do Amazonas ao evento e a as ações de segurança, saúde e atenção aos presentes foram os pontos que mais agradaram residentes da cidade e turistas.

De acordo com a Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública, que ouviu em dois dias em torno de 8 mil brincantes, o índice de satisfação do público com a organização é de 97%. Para o governador David Almeida, a estrutura e os investimentos do Estado proporcionaram mais qualidade ao evento, garantindo um índice crescente de satisfação. O Governo do Amazonas garantiu aporte financeiro de R$ 2 milhões para as duas agremiações folclóricas.

“Nós trouxemos autoestima novamente ao povo de Parintins. O crescimento do festival se dá em função também da ajuda do governo, da prefeitura do município e sem dúvida alguma ganha Parintins, ganha o Estado do Amazonas com a projeção de uma festa de nível internacional, feita aqui no nosso interior. Sem dúvida essa satisfação do público nos deixa muito felizes, e quero dizer que essa é a vontade do governo em continuar investindo nos municípios”, destacou.

De acordo com a Amazonastur, o evento movimenta a economia local e o município deve receber algo em torno de R$117 milhões com a circulação de 70 mil turistas. “Essa é a vontade do Governo de continuar investindo nos municípios, olhando suas potencialidades e dentro delas fomentar a prática, no caso de Parintins, do turismo, do folclore e, sem dúvida alguma, da cultura. Essa festa fomenta o comércio, os serviços, cria emprego e gera renda”, pontuou o governador.

Para o parintinense Nonato Cid, que acompanha o evento desde suas primeiras edições, a satisfação este ano é grande. Segundo ele, nos últimos quatro anos a festa sofria com a crise e a falta de organização. “Este ano o festival deu uma crescida. Tem muita gente e a cidade está movimentada. Parabéns ao governo que investiu novamente na festa e levantou Parintins”, disse o Nonato Cid.

Há dois anos a comerciante Augusta Oliveira não acompanhava a festa. Este ano, de volta a cidade, ela se alegra com a organização do evento e com a segurança. “Esse ano eu achei que a organização melhorou. Mesmo com a dificuldade e a crise, acho que quem visitou Parintins se sentiu bem, curtiu a festa. Foi maravilhoso. Eu consegui aproveitar a cidade”, comemorou.

Festival atraiu público estimado de 70 mil pessoas. Economia da cidade tem incremento de milhões em junho

Pesquisa em campo

Para medir a satisfação do público com a organização e estrutura do evento, segundo o ouvidor-geral do Sistema de Segurança Pública, Aloísio Paes, foram ouvidas 8 mil pessoas em pontos estratégicos. “Abordamos pessoas em volta da arena, nos palcos alternativos, no porto, feira, fila de banco e supermercado. A abordagem foi feita com nativos e não nativos com quem buscamos informações sobre organização e segurança pública”, disse.

Em duas pesquisas, afirma Aloísio Paes, no primeiro e no segundo dias, o índice médio de satisfação alcançado foi de 97% “O primeiro dia alcançamos 99% e no segundo 95%”, ressaltou o ouvidor-geral, que disse que os itens avaliados foram focados na estrutura oferecida pelo Estado ao evento, em especial segurança.

Bumbódromo

Para garantir a segurança do público foram instaladas 20 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Câmeras do Bumbódromo e de estabelecimentos comerciais foram agregadas ao Sistema de Videomonitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para acompanhar a movimentação nos locais de grande concentração de público. Ao todo, cerca de 1 mil servidores estão atuando na Operação Parintins 2017. O monitoramento foi feito ainda por meio do uso de quatro drones e tudo estava interligado, ainda, ao CICC de Manaus.

Ações educativas e preventivas para coibir atos infracionais, utilização de drones para monitorar locais de intensa movimentação de pessoas e monitoramento de pontos considerados de interesse para a segurança fazem parte das ações promovidas pelo Governo do Amazonas.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vladimir de Paula disse:

    Gostaria que você como jornalista e bom parintinense, resgate da cultura popular parintinense o boi CAMPINEIRO, pouco conhecido dos amazonenses.