Satisfação do público é de 97% com organização e segurança

Nos 52 anos da festa de repercussão internacional, ouvidoria fez pesquisa com 8 mil pessoas sobre serviços e segurança. Fotos: Divulgação Secom

O público que participou das duas primeiras noites do 52° edição do Festival Folclórico de Parintins e que está na cidade para o evento, se mostra satisfeito com a estrutura e organização da festa. Hoje é a terceira e última noite da disputa entre Caprichoso e Garantido. Os incentivos do Governo do Amazonas ao evento e a as ações de segurança, saúde e atenção aos presentes foram os pontos que mais agradaram residentes da cidade e turistas.

De acordo com a Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública, que ouviu em dois dias em torno de 8 mil brincantes, o índice de satisfação do público com a organização é de 97%. Para o governador David Almeida, a estrutura e os investimentos do Estado proporcionaram mais qualidade ao evento, garantindo um índice crescente de satisfação. O Governo do Amazonas garantiu aporte financeiro de R$ 2 milhões para as duas agremiações folclóricas.

“Nós trouxemos autoestima novamente ao povo de Parintins. O crescimento do festival se dá em função também da ajuda do governo, da prefeitura do município e sem dúvida alguma ganha Parintins, ganha o Estado do Amazonas com a projeção de uma festa de nível internacional, feita aqui no nosso interior. Sem dúvida essa satisfação do público nos deixa muito felizes, e quero dizer que essa é a vontade do governo em continuar investindo nos municípios”, destacou.

De acordo com a Amazonastur, o evento movimenta a economia local e o município deve receber algo em torno de R$117 milhões com a circulação de 70 mil turistas. “Essa é a vontade do Governo de continuar investindo nos municípios, olhando suas potencialidades e dentro delas fomentar a prática, no caso de Parintins, do turismo, do folclore e, sem dúvida alguma, da cultura. Essa festa fomenta o comércio, os serviços, cria emprego e gera renda”, pontuou o governador.

Para o parintinense Nonato Cid, que acompanha o evento desde suas primeiras edições, a satisfação este ano é grande. Segundo ele, nos últimos quatro anos a festa sofria com a crise e a falta de organização. “Este ano o festival deu uma crescida. Tem muita gente e a cidade está movimentada. Parabéns ao governo que investiu novamente na festa e levantou Parintins”, disse o Nonato Cid.

Há dois anos a comerciante Augusta Oliveira não acompanhava a festa. Este ano, de volta a cidade, ela se alegra com a organização do evento e com a segurança. “Esse ano eu achei que a organização melhorou. Mesmo com a dificuldade e a crise, acho que quem visitou Parintins se sentiu bem, curtiu a festa. Foi maravilhoso. Eu consegui aproveitar a cidade”, comemorou.

Festival atraiu público estimado de 70 mil pessoas. Economia da cidade tem incremento de milhões em junho

Pesquisa em campo

Para medir a satisfação do público com a organização e estrutura do evento, segundo o ouvidor-geral do Sistema de Segurança Pública, Aloísio Paes, foram ouvidas 8 mil pessoas em pontos estratégicos. “Abordamos pessoas em volta da arena, nos palcos alternativos, no porto, feira, fila de banco e supermercado. A abordagem foi feita com nativos e não nativos com quem buscamos informações sobre organização e segurança pública”, disse.

Em duas pesquisas, afirma Aloísio Paes, no primeiro e no segundo dias, o índice médio de satisfação alcançado foi de 97% “O primeiro dia alcançamos 99% e no segundo 95%”, ressaltou o ouvidor-geral, que disse que os itens avaliados foram focados na estrutura oferecida pelo Estado ao evento, em especial segurança.

Bumbódromo

Para garantir a segurança do público foram instaladas 20 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Câmeras do Bumbódromo e de estabelecimentos comerciais foram agregadas ao Sistema de Videomonitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para acompanhar a movimentação nos locais de grande concentração de público. Ao todo, cerca de 1 mil servidores estão atuando na Operação Parintins 2017. O monitoramento foi feito ainda por meio do uso de quatro drones e tudo estava interligado, ainda, ao CICC de Manaus.

Ações educativas e preventivas para coibir atos infracionais, utilização de drones para monitorar locais de intensa movimentação de pessoas e monitoramento de pontos considerados de interesse para a segurança fazem parte das ações promovidas pelo Governo do Amazonas.

Veja também

MEC avalia implantação do curso de Medicina em Parintins Prefeito Bi Garcia acompanhou os representantes do MEC na visita aos hospitais de Parintins. Foto: DivulgaçãoDurante toda a quinta-feira, 18/01, representantes do Ministério da Educação (MEC) fizeram uma série de visitas e avaliações que vão determinar a implantação do ...
Nova cunhã-poranga do Garantido estreia com ousado ensaio fotográfico. Veja as fotos Nova cunhã do Garantido faz ousado ensaio fotográfico e mostra que vai ser páreo duro para Marciele Albuquerque, a cunhã do Caprichoso. Fotos: Mauro Jorge/ Garantido/ DivulgaçãoA nova cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, 22, acaba de realizar o primeiro ensaio...
David Assayag completa 50 anos e considera toada de boi bumbá ‘madura para explodir’ David Assayag completa 50 anos e está no estúdio, gravando o CD do Caprichoso 2018. Na foto, Alysson Low (esquerda, dono do Studio ABM, local da gravação), maestro Labamba, colunista Sinny Lopes, David Assayag, Babá Tupinambá (presidente do Caprichoso), Neil Armstrong (maes...
Parintins: Carnailha voltará à avenida Paraíba e terá novo formato    Reunião entre o prefeito Bi Garcia e a Associação Carnavalesca de Parintins acertou os detalhes do Carnailha 2018. Foto: DivulgaçãoFoi definido em reunião entre Prefeitura e Associação Carnavalesca de Parintins (ASCAP) o novo formato do Carnailha 2018. O carnaval voltar...
EXCLUSIVO: Começa venda de ingressos para Festival de Parintins 2018. Veja preços e onde comprar. Bu... O Festival de Parintins 2018 será nos dias 29 e 30/06 e 01/07.Foto: ReproduçãoA venda de ingressos para o Festival Folclórico de Parintins vai começar no dia 18/01. Na mesma data será lançada uma grande campanha de marketing e publicidade em torno do evento. "Parintins,...

Um comentário para “Satisfação do público é de 97% com organização e segurança

  1. Vladimir de Paula disse:

    Gostaria que você como jornalista e bom parintinense, resgate da cultura popular parintinense o boi CAMPINEIRO, pouco conhecido dos amazonenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook