Políticos, mesmo sem campanha, aportam em Parintins para conferir festa popular

Antes da eleição ser suspensa, candidatos tinham festival no roteiro. Maioria manteve viagem e estará na ilha no fim de semana, curtindo a festa. Foto: Reprodução

O Festival Folclórico de Parintins sempre foi palco de duas grandes atrações, Caprichoso e Garantido, com alegorias, rituais e lendas gigantescas, de encher os olhos.

E seria um palco perfeito para fazer campanha eleitoral, se as eleições suplementares ao Governo do Estado não tivessem sido suspensas anteontem. Mas muitos políticos deixaram a Ilha na agenda nesta temporada, para curtir o folclore popular e reunir com lideranças municipais.

Até outra decisão oficial, eles não podem fazer campanha desde quinta-feira (29), quando o ministro do Superior Tribunal Eleitoral (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu o pleito ao Governo do Amazonas até julgamento de embargos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E hoje o Judiciário entrou de recesso por 30 dias.

O governador David Almeida (PSD) chega neste sábado (1), em voo de linha, às 8h, e embarca às 10h de domingo de volta para Manaus. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), não tinha agenda confirmada para a festa. Viajam hoje à noite, de barco, o senador Eduardo Braga (PMDB), acompanhado do seu nome a vice, Marcelo Ramos (PR), aportando pela manhã. Na cidade parintinense, eles terão encontros com lideranças políticas locais, darão entrevistas em rádios e, à noite, assistem às apresentações no Bumdóbromo.

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) já está em solo de Caprichoso e Garantido desde quinta-feira. É dele a obra da arena que recebe os bumbás, e que ao longo do ano é usada como escola de artes. A relação de Amazonino com o festival vem de décadas.

O deputado Luiz Castro embarcou ao meio-dia desta sexta para a ilha, onde também vai, segundo sua assessoria, cumprir agenda com os militantes da Rede e Psol para informar sobre o impasse causado pela decisão de Lewandowski. Ele retorna amanhã, no final da tarde.

Quem também está em Parintins é o deputado estadual Marcelo Serafim (PSB), que fica dividido entre a família, a arena e reunião com a direção do partido municipal. Marcelo Serafim vai mais como torcedor e não costuma perder o festival, independente de campanha ou eleições.

O petista José Ricardo estava com viagem programada para a ilha e encontros com o PT municipal. Ele viaja no sábado cedo e aproveita para prestigiar o maior festival folclórico e cultural do País. Com presença marcada em anos anteriores, em 2017 Rebecca Garcia (PP) também desembarca nos domínios bovinos, aproveitando a festa. Não foi divulgada agenda política na cidade.

O vereador Wilker Barreto (PHS) não irá mais a Parintins. Por orientação de sua assessoria jurídica, ele cancelou vários compromissos pré-agendados na Ilha Tupinambarana “a fim de evitar que qualquer gesto seja interpretado como descumprimento à determinação de suspensão da campanha para eleição suplementar”. A jornalista Liliane Araújo (PPS) não confirmou presença em Parintins neste fim de semana.

Veja também

David Assayag completa 50 anos e considera toada de boi bumbá ‘madura para explodir’ David Assayag completa 50 anos e está no estúdio, gravando o CD do Caprichoso 2018. Na foto, Alysson Low (esquerda, dono do Studio ABM, local da gravação), maestro Labamba, colunista Sinny Lopes, David Assayag, Babá Tupinambá (presidente do Caprichoso), Neil Armstrong (maes...
EXCLUSIVO: Começa venda de ingressos para Festival de Parintins 2018. Veja preços e onde comprar. Bu... O Festival de Parintins 2018 será nos dias 29 e 30/06 e 01/07.Foto: ReproduçãoA venda de ingressos para o Festival Folclórico de Parintins vai começar no dia 18/01. Na mesma data será lançada uma grande campanha de marketing e publicidade em torno do evento. "Parintins,...
Justiça Eleitoral condena Belarmino Lins a multa de R$ 100 mil por abuso de poder durante eleições 2... Para Justiça Eleitoral, deputado Belarmino Lins usou slogan da campanha de Braga, o "Tem jeito", durante sessão na ALEAM, transmitida pelo canal de rádio e TV do Legislativo, em conduta vedada e considerada como abuso de poder. Foto: ArquivoA Justiça Eleitoral acatou pe...
Novo secretariado do Governo do Estado toma posse menos de 24 horas após Amazonino assumir. Meta pri... Amazonino Mendes foi empossado ontem e hoje já deu posse ao secretariado, sem demora, para correr com administração pública. Foto: DivulgaçãoMenos de 24 horas após tomar posse como governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT) reuniu todo o secretariado do Po...
MPF processa governador interino, Rebecca Garcia e mais 3 secretários por abuso de poder político na... Ministério Público Federal propôs ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político nas eleições, citando David Almeida, a ex-candidata Rebecca Garcia e seu vice, Luiz Felipe, além dos secretários de Habitação, Sejusc e Seduc. Foto: Arquivo O Ministério P...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook