Políticos, mesmo sem campanha, aportam em Parintins para conferir festa popular

Antes da eleição ser suspensa, candidatos tinham festival no roteiro. Maioria manteve viagem e estará na ilha no fim de semana, curtindo a festa. Foto: Reprodução

O Festival Folclórico de Parintins sempre foi palco de duas grandes atrações, Caprichoso e Garantido, com alegorias, rituais e lendas gigantescas, de encher os olhos.

E seria um palco perfeito para fazer campanha eleitoral, se as eleições suplementares ao Governo do Estado não tivessem sido suspensas anteontem. Mas muitos políticos deixaram a Ilha na agenda nesta temporada, para curtir o folclore popular e reunir com lideranças municipais.

Até outra decisão oficial, eles não podem fazer campanha desde quinta-feira (29), quando o ministro do Superior Tribunal Eleitoral (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu o pleito ao Governo do Amazonas até julgamento de embargos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E hoje o Judiciário entrou de recesso por 30 dias.

O governador David Almeida (PSD) chega neste sábado (1), em voo de linha, às 8h, e embarca às 10h de domingo de volta para Manaus. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), não tinha agenda confirmada para a festa. Viajam hoje à noite, de barco, o senador Eduardo Braga (PMDB), acompanhado do seu nome a vice, Marcelo Ramos (PR), aportando pela manhã. Na cidade parintinense, eles terão encontros com lideranças políticas locais, darão entrevistas em rádios e, à noite, assistem às apresentações no Bumdóbromo.

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) já está em solo de Caprichoso e Garantido desde quinta-feira. É dele a obra da arena que recebe os bumbás, e que ao longo do ano é usada como escola de artes. A relação de Amazonino com o festival vem de décadas.

O deputado Luiz Castro embarcou ao meio-dia desta sexta para a ilha, onde também vai, segundo sua assessoria, cumprir agenda com os militantes da Rede e Psol para informar sobre o impasse causado pela decisão de Lewandowski. Ele retorna amanhã, no final da tarde.

Quem também está em Parintins é o deputado estadual Marcelo Serafim (PSB), que fica dividido entre a família, a arena e reunião com a direção do partido municipal. Marcelo Serafim vai mais como torcedor e não costuma perder o festival, independente de campanha ou eleições.

O petista José Ricardo estava com viagem programada para a ilha e encontros com o PT municipal. Ele viaja no sábado cedo e aproveita para prestigiar o maior festival folclórico e cultural do País. Com presença marcada em anos anteriores, em 2017 Rebecca Garcia (PP) também desembarca nos domínios bovinos, aproveitando a festa. Não foi divulgada agenda política na cidade.

O vereador Wilker Barreto (PHS) não irá mais a Parintins. Por orientação de sua assessoria jurídica, ele cancelou vários compromissos pré-agendados na Ilha Tupinambarana “a fim de evitar que qualquer gesto seja interpretado como descumprimento à determinação de suspensão da campanha para eleição suplementar”. A jornalista Liliane Araújo (PPS) não confirmou presença em Parintins neste fim de semana.

Veja também

Justiça Eleitoral condena Belarmino Lins a multa de R$ 100 mil por abuso de poder durante eleições 2... Para Justiça Eleitoral, deputado Belarmino Lins usou slogan da campanha de Braga, o "Tem jeito", durante sessão na ALEAM, transmitida pelo canal de rádio e TV do Legislativo, em conduta vedada e considerada como abuso de poder. Foto: ArquivoA Justiça Eleitoral acatou pe...
Novo secretariado do Governo do Estado toma posse menos de 24 horas após Amazonino assumir. Meta pri... Amazonino Mendes foi empossado ontem e hoje já deu posse ao secretariado, sem demora, para correr com administração pública. Foto: DivulgaçãoMenos de 24 horas após tomar posse como governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT) reuniu todo o secretariado do Po...
MPF processa governador interino, Rebecca Garcia e mais 3 secretários por abuso de poder político na... Ministério Público Federal propôs ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político nas eleições, citando David Almeida, a ex-candidata Rebecca Garcia e seu vice, Luiz Felipe, além dos secretários de Habitação, Sejusc e Seduc. Foto: Arquivo O Ministério P...
Advogados aguardam decisão do TJAM para que Amazonino tome posse ainda hoje, num prazo de até 6h apó... Diplomado, Amazonino Mendes pode tomar posse ainda no dia de hoje como chefe do Poder Executivo, dependendo de decisão da Justiça do Amazonas. Foto: PMSO mandado de segurança, com pedido de liminar, que pede a posse imediata do governador eleito e diplomado Amazonin...
Amazonino é diplomado como governador do Estado do Amazonas Amazonino recebeu o diploma que o habilita oficialmente a governar o Estado do Amazonas, em sessão solene no TJAM. O ato encerra o processo eleitoral suplementar de 2017. Foto: PMSEm sessão solene nesta segunda-feira (2), depois de uma eleição suplementar com inúmeros r...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook