Verão na Praça tem arte, shows e lazer para todas as idades neste fim de semana. Tudo gratuito

Biblioteca infantil, atividades recreativas e culturais no Largo, show no Teatro Amazonas, palhaços e atrações estão no projeto Verão na Praça, que movimenta o Largo e o Parque Rio Negro neste fim de semana. Fotos: Divulgação

Shows de música, peças teatrais, brincadeiras infantis, performances circenses e muitas outras atrações vão movimentar as férias deste ano com a nova edição do Projeto Verão na Praça. A iniciativa começa neste sábado (1º/07), trazendo uma ampla agenda de opções de cultura e lazer no Largo de São Sebastião, aos sábados, e no Parque Rio Negro, aos domingos, sempre a partir das 17h30. O projeto, que já foi sucesso em anos anteriores, é uma realização da Secretaria de Cultura do Amazonas.

A programação do Verão na Praça contempla atrações para crianças, jovens e adultos, entre elas shows de música, espetáculos de teatro e dança, brincadeiras infantis, performances circenses, exibição de filmes infanto juvenis, apresentações folclóricas e populares, espaços de leitura e desenho, entre outras atividades ao ar livre. Com o projeto, os finais de semana no Largo e no Parque Rio Negro vão ganhar mais arte, cor e alegria.

“A proposta do Verão na Praça é enriquecer a lista de opções culturais para o público em geral, e em especial para crianças e seus pais, que aproveitam o período das férias escolares. Com a programação oferecida pelo projeto, o público pode ter acesso a uma ampla gama de atrações em segmentos como Música, Artes Visuais, Literatura, Arte Circense e Cultura Popular”, destaca Robério Braga, secretário estadual de Cultura.

Diversão no Largo

As atividades no Largo de São Sebastião serão realizadas sempre aos sábados, no palco e nas escadarias (lira) do Teatro Amazonas, além de pontos diversos do Largo, incluindo o entorno do Monumento à Abertura dos Portos, as áreas próximas à Casa das Artes, à Galeria do Largo e à Banca do Largo, e a extensão da rua José Clemente.

Abrindo a programação, neste sábado (1º/07), um palco montado entre as escadarias do Teatro Amazonas – a chamada ‘lira’ da casa – vai receber três atrações: o grupo erudito Quarteto Sonata, que inicia sua apresentação às 17h30; o ator e humorista Wallace Abreu, divertindo os espectadores presentes com sua hilária Maroca Pipoca a partir das 18h30; e a cantora amazonense Bella Queiroz, fazendo um show de voz e violão, a partir das 19h30.

Já no entorno do Monumento à Abertura dos Portos, o Palhaço Quiabo apronta das suas para a alegria do público, das 17h30 às 19h. E, das 17h30 às 19h30, a desenhista Malika Dahil vai produzir retratos e paisagens no local, num trabalho que os visitantes poderão acompanhar de pertinho.

As comemorações pelo Dia do Trombone no Brasil (1º de julho) também entram na agenda do Verão na Praça: a Universidade do Estado do Amazonas, responsável pela celebração, vai promover uma grande performance com instrumentistas de seu curso de Trombone, na área próxima à Banca do Largo, a partir das 17h30. Logo após, é a vez do saxofonista Juraci Cerdeira, que faz um show solo no espaço das 19h às 20h.

Orquestra de Violões fará apresentação no Teatro Amazonas, às 20h, com o show “Performance”. A entrada é gratuita, neste sábado

Para os pequenos

A extensão da rua José Clemente, ao lado do Teatro, promete ser o espaço cativo da meninada no fim de tarde dos sábados. Na abertura do Verão na Praça, o local terá uma série de atividades lúdicas capitaneadas pela Tapa Produções, das 17h30 às 19h30. A meninada poderá curtir ainda brincadeiras infantis tradicionais, com jogos de xadrez, futebol de caroço de tucumã, pula corda, macaca, elástico e pebolim, das 17h30 às 20h.

Para os jovens fãs de cinema, a dica é a exibição de filmes infanto juvenis em frente à Galeria do Largo, que acontecerá sempre das 18h às 20h. E, em frente à Casa das Artes, os leitores de todas as idades podem aproveitar a Estação da Leitura, a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, todos projetos do programa estadual Mania de Ler.

A programação de abertura do Verão Na Praça se encerra no Teatro Amazonas, onde a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) se apresenta a partir das 20h. No concerto, intitulado “Performance”, o grupo exibe um repertório de música erudita e música popular brasileira, em solos, duos, quartetos e orquestra completa.

Ao longo do mês, o Verão na Praça levará ao palco da casa ainda outras atrações imperdíveis, entre elas o espetáculo “Autobiografia”, com o ator e diretor Paulo Betti, no dia 8; e dois concertos da nova temporada da Série Encontro das Águas da Amazonas Filarmônica, que traz como tema “A Sétima Arte”: “Música de Anime”, no dia 22 (que terá reapresentação no dia 28, sexta-feira), e “Fantasia”, no dia 29 (que estreia no dia 20, quinta).

Atrações no Parque

Integrantes do complexo cultural do Parque Rio Negro, as Praças da Flora Amazônica, dos Ventos, das Águas e do Sol vão receber atrações diferenciadas a cada domingo durante a programação do Verão na Praça, bem como as áreas dos mirantes e da entrada do parque.

A Praça da Flora Amazônica vai concentrar espetáculos de música, teatro e humor, além de expressões culturais populares. Neste domingo (2/07), o espaço terá apresentações solo com o flautista Carlos Alexandre Oliveira, das 17h30 às 18h30, e com o saxofonista Dom Carioca, das 18h30 às 19h30. Logo após tem show de humor com Nivaldo Mota e sua personagem cômica, a impagável Guadalupe de Montserrat, das 19h30 às 20h30.

Na Praça do Sol, atrações musicais populares vão dividir espaço com apresentações folclóricas. Quem abre a agenda é o sanfoneiro Joãozinho do Acordeon, tocando das 18h30 às 19h30, seguido da Quadrilha Marupiaras de Petrópolis, das 19h30 às 20h30.

As atrações circenses vão tomar conta da Praça dos Ventos, e a diversão começa com o mímico Jean Linhares, criando um mundo invisível com gestos das 17h30 às 18h30. Logo após, das 18h30 às 19h30, o Palhaço Puxa Puxa chega para relembrar adultos e crianças como dar boas risadas.

Brincadeiras

E a garotada não pode deixar de ir à Praça das Águas, onde a Cia. de Arte Cristã comanda uma programação de atividades lúdicas das 17h às 19h. É lá também o espaço das brincadeiras infantis tradicionais: das 17h30 às 20h, futebol de caroço de tucumã, pula corda, macaca, elástico e pebolim são a pedida certa para entreter os pequenos.

A beleza dos cenários vistos dos mirantes do Parque Rio Negro inspiram atividades de arte no espaço. Também no local, o público poderá conferir de perto o trabalho do cartunista Eunuquis Aguiar, que irá produzir ilustrações retratando visitantes e cenários do parque, das 17h30 às 19h30.

No mesmo horário, os alunos dos cursos de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro aproveitam a paisagem da Praça das Águas para praticar desenho ao ar livre. Sob a orientação de professores do Liceu, eles vão explorar diferentes técnicas, do lápis ao carvão.

E para quem gosta de livros e gibis? A dica é procurar a entrada do Parque Rio Negro, onde serão instalados a Estação da Leitura, a Biblioteca Volante e o Banco do Livro do Programa Mania de Ler.

A agenda do Projeto Verão na Praça segue em todo o mês de julho e no mês de agosto, com uma programação de apresentações a céu aberto e atividades ao ar livre, sempre gratuitas, além de espetáculos de qualidade no Teatro Amazonas.

 

Programação | Verão na Praça 2017

Dia 1º/07, sábado – Largo de São Sebastião

Lira do Teatro Amazonas (escadarias)        

17h30 às 18h25 | Quarteto Sonata

18h30 às 19h25 | Wallace Abreu com Maroca Pipoca

19h30 às 20h30 | Show de Bella Queiroz

Entorno do Monumento à Abertura dos Portos

17h30 às 19h30 | Palhaço Quiabo

17h30 às 19h30 | Desenhista Malika Dahil

Banca do Largo

17h30 às 19h | Dia do Trombone no Brasil (UEA)

19h às 20h | Saxofone com Juraci Cerdeira

Extensão da José Clemente

17h30 às 19h30 | Atividades lúdicas com a Tapa Produções

17h30 às 20h | Brincadeiras infantis – Perna de pau, Macaca, Pula Corda, Elástico e Pebolim

Frente da Galeria do Largo

18h às 20h | Exibição de filmes infanto juvenis

Frente da Casa das Artes

17h30 às 20h30 | Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro

Teatro Amazonas

20h | Concerto “Performance” com a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM)

 

Dia 2/07, domingo – Parque Rio Negro

Praça da Flora Amazônica

17h30 às 18h30 | Flauta com Carlos Alexandre Oliveira

18h30 às 19h30 | Saxofone com Dom Carioca

19h30 às 20h30 | Nivaldo Motta com Guadalupe de Montserrat

Proximidades da Guarita de Entrada

17h30 às 20h30 | Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro

Praça dos Ventos

17h30 às 18h30 | Mímica com Jean Linhares

18h30 às 19h30 | Palhaço Puxa Puxa

Praça das Águas

17h às 19h | Atividades lúdicas com a Tapa Produções

17h30 às 19h30 | Desenho ao ar livre – Alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

17h30 às 20h | Brincadeiras infantis – Perna de pau, Macaca, Pula Corda, Elástico e Pebolim

Mirantes

17h30 às 19h30 | Cartunista Eunuquis Aguiar

Praça do Sol

18h30 às 19h30 | Sanfoneiro Joãozinho do Acordeon

19h30 às 20h30 | Folclore com Quadrilha Marupiara de Petrópolis

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *