Jaavas 2017 está com mais de 500 alunos com deficiência inscritos. Prazo vai até 31 de julho

Até hoje, mais de 500 pessoas fizeram inscrição para os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo, promovidos pela Semed. Foto: Lton Santos / Semed

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a 6ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Até esta quinta-feira (29), mais de 500 pessoas haviam se inscrito. Considerado o maior evento esportivo do Estado do Amazonas para pessoa com deficiência, neste ano, a meta do Jaavas é atender um público de três mil estudantes com deficiência. Podem participar escolas da rede pública, particular e instituições parceiras, que compartilham da educação inclusiva da Semed, por meio do site http://semed.manaus.am.gov.br/jaavas/.

Os Jaavas visam atender a todas as deficiências, independentemente do grau: leve, moderado ou grave. Os jogos serão realizados no período de 21 a 28 de agosto, atendendo alunos com autismo, deficiência intelectual, física, visual, auditiva e síndrome de down. No total, serão realizadas 30 atividades, entre elas: bola ao cano, bocha, basquete, futsal, dominó adaptado, vôlei sentado, queimada, taco ao alvo, natação, jogos de piscina, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Jaavas da Semed, Shirley Amaral, os jogos atendem crianças a partir de 1 ano. Ela alertou para a importância da participação dos alunos.

“Nosso período de inscrição é bem extenso, de dois meses, justamente para que os professores tenham tempo de avaliar em que modalidade seu aluno pode competir. É uma competição, mas na verdade é uma participação e um estímulo que a Semed oferece ao estudantes, para que sejam incluídos em todas as camadas sociais”, explicou.

As disputas dos jogos serão na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/AM), na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. No final de cada atividade, os participantes serão premiados com medalhas e as escolas da rede pública, particular e instituições parceiras receberão troféus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *