Revelações no Corpus Christi: Arthur pode apoiar Amazonino com Omar, Rossieli é vice e David fica fora. Leia panorama completo

Foto de Amazonino e Arthur apertando as mãos viralizou nas mídias sociais. Omar avalizou o acordo para as eleições suplementares

Em meio ao feriado de Corpus Christi, que celebra o mistério da Eucaristia, no Corpo de Cristo, a política traz revelações, em torno das eleições para o Governo do Amazonas. Líderes mergulham em reuniões e emergem com resultados surpreendentes, diante do último dia de prazo legal para convenções e a consequente definição de nomes e coligações à corrida eleitoral, esta sexta (16/06). A maior surpresa vem do fim da aliança do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), com o senador Eduardo Braga (PMDB), e o reatamento do prefeito com o senador Omar Aziz (PSD), em torno do ex-governador e ex-prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PDT).

Omar, que articulou desde o início em torno de Amazonino, ainda indica o vice. É o atual secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares, filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e ex-secretário estadual de Educação do Amazonas, no Governo do próprio senador. Nenhum dos envolvidos, porém, deu qualquer declaração oficial até agora, o que deixa espaço para mudanças de última hora.

A briga tem pelo menos oito concorrentes. A maioria marcou convenções para sexta (16/06). Amazonino Mendes (PDT), Eduardo Braga (PMDB), José Ricardo (PT), Luiz Castro (Rede), Marcelo Ramos (PR), Marcelo Serafim (PSB), Silas Câmara (PRB) e Wilker Barreto (PHS) estão no páreo, mas o número ainda pode aumentar ou encolher até o fim do dia limite. A ex-deputada federal e ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, que domina o Partido Progressista (PP) no Estado, pode se tornar o nono nome na disputa.

Outro movimento importante no xadrez político foi o do governador David Almeida (PSD), anunciando que não apoiará nenhum nome. Trata-se de uma rebelião dentro do PSD, de Omar, depois que este se recusou a admitir David como candidato ao Governo do Estado, preferindo Amazonino.

O prefeito Arthur Virgílio teria se encontrado ontem (15/06) com Amazonino, na casa deste, no Tarumã, levado por Omar Aziz. A fotografia dos dois apertando as mãos foi publicada em diversos blogs, no FaceBook e no Instagram, viralizando quase de imediato. Arthur havia rompido com Omar e foi apoiado por Braga na eleição do ano passado, quando se reelegeu prefeito. Ninguém falou, entretanto, sobre o reatamento ou nova aliança.

 

Hissa, Marcelo, Pauderney, Rebecca

A convenção do PDT está marcada para as 9h, sexta (16/06), na Morada do Sol. Rossiele Soares chegou a Manaus na madrugada desta quinta (15/06). O presidente estadual do PDT, o deputado federal Hissa Abrahão, que foi vice-prefeito de Arthur no mandato encerrado ano passado e rompeu com ele, chegando a renunciar, foi um dos primeiros a anunciar a nova composição, mostrando que acompanhou todos os movimentos que levaram a ela. E concordou.

Com Amazonino podem caminhar também o deputado federal Alfredo Nascimento (PR), que levaria a tiracolo o adversário de Arthur no 2º Turno do ano passado, Marcelo Ramos, e Rebecca Garcia (PP), que fará sua reunião às 10h, também na sede partidária. O PR marcou convenção para o mesmo horário, na sede, em Adrianópolis.

O Democratas (DEM), do deputado federal Pauderney Avelino, marcha com Amazonino.

Já os tucanos receberão filiados no Parque das Laranjeiras, às 16h, também nesta sexta, com a presença do prefeito, do deputado federal Artur Bisneto, que chegou a ser cotado como vice, vereadores, secretários e autoridades.

O PMDB recebe partidários, com a presença de Eduardo Braga, na quadra da escola de samba Alvorada, logo pela manhã, às 9h. O local, que era um charco, recebeu grande valorização imobiliária, após a realização de uma das etapas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), carro-chefe de Eduardo Braga, quando governador.

 

David Almeida

Fazendo um governo interino, após a cassação de José Melo, o governador David Almeida afirmou na quarta (14) que não deixará o cargo para ser candidato a vice de ninguém na eleição suplementar, que será realizada dias 6 e 27 de agosto, caso haja 2º Turno. David não tem o apoio da sigla para lançar seu nome, já que o partido tem o senador Omar como líder, apoiando Amazonino. O governador ainda denunciou “um convite ridículo” para renunciar e ser vice. David disse “não”, tanto para ser vice, quanto para apoiar Amazonino.

“Eu não vou brigar com ninguém, nem me indispor, nem fazer inimigos, porque eu não tenho inimigos na política”, afirmou, durante entrevista coletiva.

Vontade não falta ao governador de concorrer, mas o partido não lhe dará vez. “Eu tenho vontade, mas o partido não está sob meu comando. Inclusive quero dizer que não vou brigar com o (senador) Omar (Aziz), não vou brigar com o partido e não tenho nenhuma vontade ou desejo de confronto, mas eu tomei uma decisão. Eu tenho desejo sim, de disputar. Se encontrarem em mim condições necessárias, eu aceito, mas não depende de mim (…) Eu reconheço as qualidades do Amazonino. Ele foi o maior criador dos demais governadores, que vieram após ele. Só que eu me dou o direito de não apoiar nem o criador (Amazonino), nem a criatura (Braga). Eu tenho  direito”, falou.

 

PCdoB

Com convenção marcada para às 9h, o PCdoB já anunciou apoio à pré-candidatura de Braga. A confirmação sairá da reunião partidária realizada na sede da sigla, na rua Luiz Antony. A senadora Vanessa Grazziotin confirmou participação no evento. O partido virou inimigo nacional do PMDB, de Braga, após a cassação da presidente Dilma Housseff (PT). Mas isso parece, também, já ter sido esquecido.

O deputado Luiz Castro deve ter seu nome lançado ao governo, pela Rede Sustentabilidade no Amazonas, à tarde, às 16h, no auditório João Bosco, Escola do Legislativo, na avenida Mário Ypiranga, Parque Dez.

 

Outras convenções

DEM – às 9h, em conjunto com o PDT

PRB – às 9h, no Clube do Pará, avenida Noel Nutels, Cidade Nova

PT – às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos, Cachoeirinha

PR – às 10h, sede do partido, Adrianópolis

PSB – às 9h, sede do partido, Flores

PHS – às 10h, no Rancho Sertanejo, avenida Nilton Lins

PPS – realizada dia 14, indicando o nome da jornalista Liliane Araújo, até o momento a única mulher na disputa.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. alexis Uchoa disse:

    Eita! Grande parceria Amazonio e ARTUZÃO. Uns Bons Vices para essa parceria entre PDT, PSD e PSDB seria do Artur Bisneto, Dona Nejme Aziz, ou Samuel Ranan que é um excelente Administrador, fica aqui a minha indicação. Ass : Alexis Uchoa