Cassação de Melo causa reviravolta. Eleição ‘tampão’, com Omar, Melo e Henrique fora da disputa, pode indicar favorito de 2018

Nova eleição será sucessão do Governo Omar Aziz e especialistas afirmam que senador está fora da disputa

O que mudou de ontem (03/05/2017) para hoje? Tudo. O quadro é outro. O cenário permite, após a cassação de governador e vice pelo TSE, que Amazonino Mendes tenha recebido em casa uma corrida de “viúvas” de seus três mandatos no Governo do Estado. E David Almeida, esperando apenas uma ligação do TRE-AM para assumir a sede da Avenida Brasil, tivesse sido obrigado a se recolher e desligar o telefone.

Haverá uma eleição tampão, em mais ou menos 90 dias, com as mesmas condições de 2014. Isso significa que se disputará, novamente, a sucessão de Omar Aziz. O vencedor assume aquele posto de favorito, lembra?, que até segundos antes do veredito do TSE era ocupado por Henrique Oliveira.

Os mais afoitos já estão em campanha. A prudência manda, porém, que se entenda a natureza desse pleito.

Há 62 eleitores valiosos. São os prefeitos amazonenses. A maioria ainda está na proverbial lua-de-mel com o poder e todos têm à mão as máquinas municipais. Qualquer candidato terá que recorrer a esses líderes, e a seus votos, para tentar superar os percalços de uma campanha relâmpago, sem dinheiro – em face da nova legislação – e surpreendente sob todos os aspectos.

O pano de fundo é o Amazonas. Esse aí deveria ser o foco, a ideia a presidir os interesses agora colocados em xeque.

Melo deixa cenário de terra arrasada. A saída abrupta impediu muita gente do primeiro escalão de limpar as gavetas.

Ficam para trás passivos como o das 70 mortes ocorridas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no alvorecer deste ano, e os descalabros denunciados na Operação Maus Caminhos, cujos desdobramentos ainda não são totalmente conhecidos. Isso para ficar no mínimo.

Os nomes vão surgir. Quem colocar o interesse público acima das ambições pessoais ampliará as chances. O tempo dirá.

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. RAIMUNDO LIMA disse:

    Queridos amigos a justiça começa a ser feita no estado onde o faroeste caboclo estava locado e seus mocinhos mandavam e desmandavam e as mesas eram seus trunfos marmotos onde a vida da população valia apenas um as de paus sem prêmios.
    Saiu de cena o mestre dos magos o cadeirudo e o palestino, e abriu as portas para novas cenas onde alguns nomes poderão mudar e rever algumas situações para mudar de vez o estado.
    Como se diz no linguajar popular, aqueles que maltratam os cachorros tem que sumir dos donos então como dizem os intelectuais da politica a porta se abriu para os mais queridos e novamente o governo poderá cair no colo de AMAZONINO MENDES e seu vice HISSA ABRAHÃO do PDT o povo deixará os novos caciques a deriva e nas mãos do juiz SERGIO MORO.
    Aqueles que zombaram do NEGÃO por longos tempos vão ver a fúria do tribuno que fez obras importantes e fácil visibilidade para o grande povão e ele nunca esquecerá o grande AMAZONINO;

  2. Luiz Almeida disse:

    Parabens ao TRE pela justica feita as irregularidades no Amazonas o que nis leva a elevaçao da confianca na justiça no Brasil porem e nescessario que o povo aprendam a escolher o que e bom para nossa Estado e deixe de usar o voto como mercadoria de compra e venda.pois ai esta.a justiça limpando .os erros de alguns amazonenses menos informados .e usam o voto como beneficios proprios por trocas de beneficios passageiros o que nos leva a pagar um preço alto de quatro anos .sobre o chicote do impio pois a biblia fala sobre isso vamos pedir a direção de Deus para eleger mos o melhor .e assim separar mos o joio do trigo.pois nem todos que dizinm senhor senhor .esta no altar.FELIZ E A NAÇAO CUJO O DEUS E O SENHOR.porem ha impios nas igrejas usando a biblia como escudo.e vivendo para o mundo .creio que a igreja deveria.nao envolver se na politica.e voltar se para as obras de DEUS.e o que o senhor Jesus nos deixou para seguir

  3. Ailton santos disse:

    So espero que esta justica seja de forma coesa e justa com todos os processos que ainda tem para set julgados. Seja por improbidades ou processos de descasos com o dinheiro público.

  4. Juarez Veiga disse:

    Infelizmente estamos sem opção de candidatos, pois todos que estão aí na mídia são ficha suja e essa hora é de mudanças. Estamos buscando um líder e quem será ?

  5. A justiça foi feita. O pior governo para o Amazonas caiu. Eu votei no Melo, mas tb qdo a carapuça caiu, eu orava pra ele sair. Vá com Deus! E q Deus tenha misericórdia da sua pessoa! Amém!