Segunda fase da Mostra de Teatro do Amazonas começa dia 24

Clownbaré se apresenta no dia 27 de abril. Foto: Divulgação

A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) retoma a 11ª Mostra de Teatro do Amazonas, no período de 24 a 30 de abril, tendo o Les Artistes Café Teatro como espaço único das 14 apresentações de teatro para a infância e para adultos. A primeira fase da mostra ocorreu em março, quando das comemorações do Dia Mundial do Teatro e do Circo. As sessões das peças infantis serão às 10h e das adultas, às 20h, com acesso gratuito.

Comédias, performances, palhaçaria, dramas e reflexão do homem na sociedade darão a tônica desta edição da Mostra. Para a atriz e diretora Ana Cláudia Motta, a Mostra representa uma grande vitrine do que é produzido no Amazonas para a comunidade local. “A gente do teatro enfrenta um grande problema que é o amazonense prestigiar seus artistas locais, portanto a Mostra vem mais uma vez para fortalecer as relações artísticas com o público já assíduo das plateias e com aqueles que ainda não frequentam os teatros”, disse Ana Cláudia.

Como diretora da Companhia ArtBrasil, Ana Cláudia afirma que a peça de Martins Pena ‘Quem casa, quer casa’, que será apresentada no dia 28 de abril, às 20h, foi concebida oportunamente para o novo repertório do grupo, mesmo tendo sido escrita no século 19. “Teatro é a arte do ao vivo, da troca de energia e é importante esse retorno do público, ainda mais pela peça ser uma comédia. O espetáculo é um retrato da sociedade pelas mãos de Martins Pena, em contraponto até hoje com a realidade brasileira, sendo uma crítica social e atemporal dos comportamentos”, finalizou a artista.

Performance

A primeira noite da 11ª Mostra (24/04, 20h) trará ‘Abaporutação’, performance teatral encenada pelo ator Dimas Mendonça. No palco, o ator dispõe de cadeiras espalhadas pelo espaço que acomodarão o público. Em quatro pontos diferentes do espaço cênico (arena), Dimas interpretará personagens simbólicos com textos que evidenciam situações limites na família, religião, política e na arte. Nesse espaço, os limites do corpo são colocados à prova através de personagens que defendem ideologias religiosas, políticas e comportamentais até a morte. E é quando tudo morre, que alguma fagulha de vida ressurge, tornando a possível de novo… Mas, será a mesma vida? O mesmo corpo? O mesmo espaço? A mesma plateia? São as reflexões de Dimas a partir de sua obra.

PROGRAMAÇÃO

Les Artistes Café Teatro 

11ª Mostra de Teatro do Amazonas

24/04 10 horas Pés na Estrada

Grupo Dragão 7 de Teatro (SP)

20 horas Abaporutação

Dimas Mendonça

25/04

 

10 horas O circo de um Piteco só

Richard Harts

20 horas Vocês viram meu cachorro?

Cia. de Atores Escalafobéticos

26/04

 

10 horas O Palhaço e a Bailarina

Tapa Produções

20 horas Minha mãe se mata às 21h30

Paulo Queiróz

27/04 10 horas ClownBaré

Ana Oliveira

  20 horas Amazônicas

Acácia Mié

28/04 10 horas Meninos do Quintal

Criatê Arte e Produções

  20 horas Quem casa quer casa

Cia. ArtBrasil

29/04 10 horas Herói

Soufflé de Bodó Company

  20 horas Adolpho Saudades

Ednelza Sahdo

30/04 10 horas Clowntidiano – O espetáculo

Cacompanhia de Artes Cênicas

  20 horas Mãe in loco

Soufflé de Bodó Company

 

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *