Exposição sobre Dom Quixote vai ser exibida no Paço da Liberdade

A exposição reunirá obras, em sua maioria exclusiva, do colecionador, professor José Seráfico.Foto: Ingrid Anne/Manauscult/Divulgação

A partir do dia 17 de abril entra em cartaz no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, a exposição “Don Quixote – Sonhando o sonho impossível”. A programação integra as comemorações do dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro, e dá continuidade às homenagens iniciadas em 2016 em alusão aos 400 anos da morte do autor do romance “Dom Quixote”, o espanhol Miguel de Cervantes.

A exposição reunirá obras, em sua maioria exclusiva, do colecionador, professor José Seráfico. Esta será a primeira vez que o professor abrirá sua seleta coleção, com aproximadamente 80 peças reunidas ao longo dos últimos 30 anos, ao público. “Costumo dizer que não faz sentido aquele sentimento que a gente guarda. Conhecimento que não é transmitido equivale à ignorância”, comentou Seráfico.

José Seráfico conta que o primeiro “Dom Quixote” adquiriu na cidade do Rio de Janeiro, no início dos anos 80, e de lá para cá passou a reunir os mais variados tipos de “Dom Quixote”. Há exemplares em acrílico, origami, arame, parafusos, faca, colher, garfo, cerâmica, vidro e até vidro soprado. As peças são de países como Argentina, Uruguai, Itália, Chile, Peru, além de diversas cidades brasileiras. “Hoje me dedico apenas aos modelos que ainda não tenho, até mesmo por conta do espaço em casa. Mas, todo ano eu descubro algo novo de Dom Quixote”, contou o professor, ressaltando que algumas peças foram feitas pelos artesãos conforme seu pedido.

Programação

A exposição “Don Quixote” ficará em cartaz até o dia 19 de maio e vai celebrar o dia 23 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro, em homenagem justamente à morte de Miguel de Cervantes e do escritor William Shakespeare. Coincidentemente, é o dia em que José Seráfico completa 75 anos.

A curadoria das peças será feita pelo artista Óscar Ramos e, além da exposição, será realizado também um circuito de palestras, seminários e mesas-redondas, também com a temática “Dom Quixote”.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, de 9h às 12h30. O Paço da Liberdade é administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e está localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n, no Centro Histórico da cidade.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *