Decreto estadual batiza Ponte Rio Negro com o nome do jornalista Phelippe Daou

Decreto estadual batiza a ponte sobre o Rio Negro de Ponte Jornalista Phelippe Daou. Foto: Chico Batata/Secom/Divulgação

A ponte sobre o Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba, passa a se chamar Ponte Jornalista Phelippe Daou. É o que determina o Decreto Estadual nº 37.646, de 21 de fevereiro de 2017, assinado pelo governador do Amazonas, José Melo. De acordo com o Decreto, é dever do Estado prestar homenagem “aos cidadãos que, em sua esfera de atuação, contribuíram de alguma forma para o Desenvolvimento do Amazonas”.

O reconhecimento deve-se à atuação do jornalista Phelippe Daou na divulgação e defesa dos interesses da Amazônia, por meio da Rede Amazônica e Amazon Sat, conglomerado regional do qual foi fundador, com atuação nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima nas áreas de televisão, rádio e internet.

Pioneirismo

Falecido em 14 de dezembro do ano passado, aos 87 anos, Phelippe Daou é considerado um pioneiro na história da comunicação no Brasil, ao liderar, no início dos anos 70, a fundação de uma das mais importantes redes de comunicação da região Norte do País. Através de seu sonho e do seu empreendedorismo, o jornalista contribuiu de maneira decisiva para a disseminação da cultura, a preservação da identidade regional e a defesa dos direitos dos cidadãos amazonenses e da democracia no Brasil.

Além do reconhecimento como empreendedor, que contribuiu para a geração emprego e renda e formação profissional em todos os Estado da Amazônia, o jornalista Phelippe Daou também é reconhecido pela firme defesa da Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento econômico do Estado.

Indutora de Desenvolvimento

A Ponte Rio Negro foi inaugurada em 24 de outubro de 2011 como sendo um importante indutor de desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado, com reflexo maior para Manaus, os municípios da Região Metropolitana (RMM) – Iranduba, Novo Airão e Manacapuru – e os das calhas de rios que se integram a esta região.

Segundo o Estudo de Impactos Sócio Econômico, que embasou o pedido de financiamento da ponte ao Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e Social (BNDES), além de indutora do desenvolvimento compartilhado entre Manaus e o interior, a ponte viabiliza o plano de expansão da capital para a outra margem do Rio Negro, reduzindo a pressão sobre a cidade e abrindo novas perspectivas de negócios.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. César disse:

    É vergonhoso esse decreto que faz essa homenagem ao ilustre jornalista philippe Daou. como nos amazonense somos ingratos com quem sempre ajudou é defendeu esse estado. Um sonho que nós amazonense nunca achávamos que iarmos realizar, que era um dia atravessar um rio negro em cima de uma ponte. Deveríamos homenagear quem nos fez realizar esse sonho que foi um ex : presidente Luís Inácio Lula da Silva. infelizmente nos somos ingratos com quem sempre ajudou esse estado. Lula é Dilma.
    Teríamos outras obras dentro do estado do Amazonas para homenagear um doutor phellipe Daou.

  2. marco aurelio disse:

    Concordo com vc .mas acho eu e apenas para pessoas que nao estao mas entre nos. E O pres. LULA esta. ainda bem.