Lendas do jiu-jítsu, Zé Mário Sperry e Sérgio Penha participam do seminário “Segredo dos Campeões” nesta quinta-feira

Zé Mário Sperry onquistou o ouro no primeiro Mundial de Jiu-Jítsu da história pela categoria pesadíssimo. Foto: Divulgação

Duas lendas da arte suave, Zé Mário Sperry e Sérgio Penha participam do seminário ‘Segredo dos Campeões’, que acontece nesta quinta-feira (09/02), às 19h,  Centro de Lutas da Vila Olímpica de Manaus, localizado no Dom Pedro. O evento faz parte da programação do National Pro de Jiu-Jítsu, que ocorre neste sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro, na Arena Amadeu Teixeira, que vale vaga para o Abu Dhabi World Pro.

Previsto anteriormente, o Embaixador do UFC e ex-campeão da organização, Rodrigo Minotauro, não poderá comparecer.

“Estava ansioso pela chegada do National Pro e também para sentir de perto o calor do povo manauara.  Mas infelizmente não poderei comparecer ao evento, uma vez que o UFC marcou o retorno do Anderson Silva para a mesma data. Terei que ir para New York representar o Ultimate e cumprir minhas obrigações como embaixador da organização no Brasil. Mas mesmo distante estarei dando toda a força necessária para a Federação Brasileira de Jiu-Jítsu e torcendo pelo sucesso do torneio”, disse Minotauro.

Zé Mário Sperry iniciou no mundo da luta aos cinco anos de idade, no judô especificadamente. Na adolescência, ele foi cria da lendária academia Carlson Gracie, em Copacabana, e conquistou o ouro no primeiro Mundial de Jiu-Jítsu da história pela categoria pesadíssimo. O lutador tambem se destacou ao conquistar a primeira edição do ADCC, em 1998, na categoria até 99kg e na absoluto. Durante sua carreira, colecionou passagem por equipes que contavam com referências do esporte, como Libório, Bustamante, Marcos Conan, Wallid, Belfort e foi um dos fundadores da Brazilian Top Team (BTT). Atualmente, ele mora em Miami.

Nascido no Rio de Janeiro, Sérgio Penha tentou enveredar pelo vôlei de praia e natação quando muito jovem, mas se identificou mesmo foi com a arte suave. Considerado um prodígio do Jiu-Jítsu durante a década de 1980, Penha também é reconhecido como um dos principais aperfeiçoadores da posição de guarda fechada e se tornou tambem um treinador de grappling. Atualmente, super respeitado no meio, o mestre é sétimo grau coral de Jiu-Jítsu e faixa preta de Judô.

“Vamos receber duas grandes referências da arte suave em Manaus e um deles, inclusive, o mestre Zé Mário, será o técnico da seleção brasileira que vai ser formada em Manaus para competir no World Pro, em Abu Dhabi. Todos os dois vão vir do exterior e estão extremamente empolgados de poder dar este seminário num polo de cascas grossas que é o Amazonas. Quem for ao seminário, com toda certeza não vai se arrepender”, destacou o organizador do National, Diego Vieira.

Sérgio Penha é reconhecido como um dos principais aperfeiçoadores da posição de guarda fechada. Foto: Divulgação

National

Em contagem regressiva para o National Pro, o local da competição – a Arena Amadeu Teixeira – já começa a tomar forma e a expectativa é que a infraestrutura surpreenda lutadores e público em geral. “Serão sete áreas de luta, nas cores azul (parte central) e vermelha (área de segurança) e usaremos tatames olímpicos. O atleta vai ter uma área específica de aquecimento e as lutas serão sequenciadas e as listas de chamadas vão aparecer numa tela. O placar será de painel de led, algo que nunca foi feito no Amazonas”, frisou o organizador.

Com o fim da inscrições na última segunda-feira, dia 6, um total de 1500 atletas garantiram vaga no evento. “A expectativa era de 1.300 atletas e ficamos surpresos com o número de participantes. Este é um evento em que apenas os melhores participam, por isso a qualidade das lutas é garantida”, destacou Diego.

Dos mais de mil participantes, apenas 55 atletas vão compor a primeira seleção brasileira que vai ao World Pro e ganharão quimonos com o símbolo máximo da nação brasileira, a bandeira do Brasil. Além disso, para se caracterizar como uma delegação que representa o País, todos serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, encabeçada pelo renomado técnico Zé Mario Sperry, e mais dois fisioterapeutas, dois nutricionistas, um médico e um auxiliar técnico.

Os 55 ganhadores do National, sendo 35 homens e 20 mulheres, tambem serão contemplados com o free pass para a disputa do Abu Dhabi World Pro em abril, que proporciona ao competidor entrada e inscrição no mundial, viagem área ida e volta para a capital dos Emirados Árabes, hotel, transporte, refeições e camisa exclusiva do evento, somando mais de U$ 80 mil dólares em prêmios. Todos os prêmios são uma parceria entre Governo Federal, via Ministério do Esporte, e a Federação Brasileira de Jiu-Jítsu (FBJJ).

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *