Prefeito anuncia novo secretariado e força-tarefa para a mobilidade urbana

novo-secretariado-arthur

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o vice-prefeito, Marcos Rotta, anunciaram na tarde desta sexta-feira (06/01), os nomes do primeiro escalão da nova gestão. A solenidade foi realizada no Paço Municipal, histórica sede do governo municipal, no centro da capital.

O prefeito explicou que as mudanças foram sutis, mas extremamente necessárias para tornar o Executivo Municipal ainda mais ágil às demandas da população e preparado para superar as dificuldades da crise econômica.

“Tivemos a aprovação nas urnas, mas sempre é possível melhorar e otimizar nossa estrutura”, disse Arthur Neto. “Queremos uma prefeitura ainda mais austera, que caiba no seu orçamento e seja capaz de manter seus investimentos. Manaus vai continuar avançando e não recuaremos em nossas metas de continuar melhorando os níveis de educação, saúde e da qualidade de vida do povo manauara”, reforçou.

Dentre as principais mudanças anunciadas está a criação de um Instituto de Mobilidade Urbana, que ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Marcos Rotta, envolvendo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e em alguns momentos a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“É uma força-tarefa para viabilizar a solução definitiva para o Transporte Coletivo da capital. No primeiro momento, vamos readequar o projeto executivo do BRT – Bus Rapid Transit – e já contamos com recursos para isso. Em seguida, vamos buscar os recursos necessários para realização da obra ao longo desses quatro anos de governo”, destacou Rotta, explicando que são estimados investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão para as obras em si, além de outros quase R$ 400 milhões em desapropriações.

A novidade no secretariado ficou por conta do anúncio de cinco novos integrantes: o vereador Elias Emanuel, que assume a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); o jornalista Marcos Santos é o novo secretário municipal de Comunicação (Semcom); o engenheiro Cláudio Guenka assume o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) será comandada pelo advogado Mário Barros; e o coronel Audo Albuquerque ficará a frente da SMTU.

Outras pastas tiveram os cargos de direção substituídos por nomes que já fazem parte da estrutura, como é o caso da Casa Civil, que passa a ser chefiada pelo coronel Fernando Farias, antes chefe da Casa Militar, que por sua vez fica a cargo do coronel Darcelo Gomes. O subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Franklin Pinto, assume o Manaustrans e o também subsecretário da Semed em Gestão e Finanças, Luís Fabian, assume a Secretaria Extraordinária (Semex).

Além desses, Antônio Nelson deixa de ser subsecretário de Obras Públicas da Seminf e assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Já a professora Luiza Bessa irá acumular a direção-geral da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socieducacional e a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Prioridades

Para os próximos quatro anos de mandato, o prefeito Arthur Neto pretende avançar, principalmente, em mobilidade urbana. “Esse será o marco zero e nosso principal objetivo nesses quatro anos. Colocar Manaus num patamar mais avançado no que diz respeito à mobilidade, com a efetiva implantação de um novo modal”, afirmou, referindo-se ao BRT.

O prefeito também destacou a captação de recursos federais e internacionais através de parcerias público-privadas, concessões onerosas, medidas compensatórias, dentre outras ações. “Diferentemente do mandato anterior, agora encontramos muita boa vontade do Governo Federal e temos, ainda, o reforço de pessoas muito importantes como o senador Eduardo Braga, o deputado federal Arthur Bisneto e o ministro das Cidades, Bruno Araújo”, destacou.

Reforma administrativa

Feito o anúncio do secretariado, o prefeito pretende se concentrar no estudo de uma nova reforma administrativa, com a restruturação do segundo escalão. Ele adiantou, durante coletiva com a imprensa, que a Casa Civil voltará a cuidar apenas dos atos legislativos do Município, perdendo a coordenação sobre as Unidades Gestoras de Projetos Municipais (UGPMs) de Água e Iluminação Pública, que serão integradas na estrutura da Semex, que também aglutinará a Ouvidoria e o Procon Municipal e a Subsecretaria do Centro Histórico (Subsemch).

A Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subsehaf) será incorporada ao Implurb. Já a Semmasdh, além da Coordenadoria da Mulher, deverá receber também a Coordenadoria de Juventude, que deixa de ser estrutura da Semjel. A Semmasdh contará ainda com a criação do Fundo Municipal de Solidariedade, sem gerar ônus aos cofres municipais, uma vez que terá seus recursos viabilizados através de cota sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

“Minha esposa, Elisabeth Valeiko, é quem cuidará desse Fundo, reforçando as ações da prefeitura na ajuda às pessoas em vulnerabilidade social. É um trabalho voluntário e muito significativo para as causas sociais”, finalizou o prefeito Arthur Neto.

Outras mudanças ainda serão avaliadas para a otimização da máquina pública.

Novo secretariado

CASA CIVIL – Coronel José Fernando de Farias

Foi chefe da Casa Militar da Prefeitura de Manaus

 

PGM – Marcos Ricardo Herszon Cavalcanti

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR/CE em parceria institucional com o Centro de Ensino Superior do Amazonas – CIESA/AM. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PE. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM/AM. Advogado e Procurador do Município de Manaus.

 

CASA MILITAR – Coronel Darcelo Gomes

Graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia. Pós-graduado em Gestão e Segurança Pública, pela Universidade João Pinheiro de Minas Gerais. Subsecretário da Casa Militar. Foi comandante da 26a Cicom. Fundou o projeto Ronda no Bairro.

 

SEMCOM – Marcos Santos

Marcos Santos é jornalista, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já exerceu o cargo de Secretário de Comunicação na primeira gestão de Arthur Virgílio Neto na Prefeitura de Manaus. Também já exerceu cargos executivos nos principais veículos de comunicação da cidade, como os jornais A Crítica e Amazonas em Tempo.

 

MANAUSCULT – Bernardo Soares Monteiro de Paula

É formado em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em Direito pela Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam). Tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Planejamento Governamental e Orçamento Público (UEA). Bernardo é diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) desde 2013, quando também foi designado para a função de coordenador da Unidade Gestora Municipal da Copa do Mundo (UGM COPA). Pela Prefeitura, também coordenou o Comitê Organizador Municipal dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

SEMTRAD – Ananda da Silva Carvalho

É empresária no ramo de gestão de negócios. Psicóloga, com especialização em Empreendedorismo e Inovação. Treinada em empreendedorismo pelas Universidades de Stanford e Utah nos Estados Unidos. Durante o curso passou por imersão nos modelos de empresas do Vale do Silício, como Google, Linkedin, Microsoft e 500 startups. Em 2013 foi convidada para ser mentora do Startup Weekend Manaus. É membro do GLOBAL SHAPERS MANAUS – comunidade diretamente ligada ao Fórum Econômico Mundial. Desde 2016 está à frente da Semtrad.

 

SEMEX – Luís Fabian Pereira Barbosa

É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Direito Público e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é presidente do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU/Manaus, professor de direito na Escola de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas e Especialista em Saúde – Advogado na Secretaria Municipal de Saúde. Colabora periodicamente como professor do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do Centro Integrado de Ensino Superior da Amazônia. Exerceu, durante os últimos 8 anos, o cargo de Subsecretário de Administração e Finanças na Secretaria Municipal de Educação.

 

MANAUSTRANS – Franklin Jaña Pinto

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior. Já exerceu os cargos de Secretário Parlamentar no Senado Federal e era Subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

SMTU – Coronel Audo Albuquerque da Costa

Graduado em Economia, pela Ciesa; graduado em Segurança Pública, pela Pólicia Militar do Pará; pós-graduado em Gestão Segurança Pública, pela Universidade Estadual da Bahia / PMBA; pós-graduado pela Unes-Bahia; pós-graduado em Segurança Pública, pelo Rio Grande do Sul. Entre outras funções, foi diretor de Trânsito da SMTU, em 2009; primeiro suplente de vereador, pleito 2008; comandante do Policiamento da Área Leste; comandante do Policiamento Regional Norte e Leste; comandante da Companhia Rodoviária.

 

IMPLURB – Claudio Guenka

É engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Cursa MBA em Gerenciamento de Projetos de Engenharias e Arquiteturas no IPOG e Direito pela Faculdade Martha Falcão. Em sua trajetória profissional, já atuou na Prefeitura Municipal de Manaus, à frente do cargo de Superintendente de Obras, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) em 2013. Também já exerceu os cargos de presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA); e diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). Desde 2015, assumiu o cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea-AM).

 

FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS – Martha Moutinho Cruz

Possui Graduação em Psicologia – CEULM-AM (2003) e graduação em Direito pela Universidade Paulista – UNIP (2008). É Diretora-Presidente da Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica.

 

SEMSA – Homero de Miranda Leão Neto

Amazonense de Maués, nasceu em 1962. É servidor da Secretaria Municipal de Saúde há 32 anos. Médico pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas, desde 1987. Especialista Política e Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Vigilância em Saúde, pela FioCruz. Já foi vereador e vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus e é secretário municipal de Saúde desde 2014.

 

SEMMAS – Antônio Nelson

Manauara, 34 anos. É engenheiro civil formado pela Universidade Paulista (Unip). Foi diretor-presidente da Phenicia Engenharia em 2002. Gerente regional na Figueiredo Ferraz em Manaus entre 2004 e 2008. Obras/Projetos: Rodovia dos imigrantes – Gestão de projeto “as built”/cálculo estrutural Consórcio Imigrantes; Linha amarela – Alinhamento de trilhos – Metrô de São Paulo; Estações de Metrô Ameixoeira – Cálculo estrutural – Porto/Portugal; Estação da Luz – Cálculo estrutural/restauro – Prefeitura de São Paulo.

 

SEMED – Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atuou até 2010 no INCRA/AM. Exerceu em 2012 o cargo de Coordenadora Geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Atuou de 2013 a 2015 como Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Secretária Municipal de Educação desde 2015.

 

SEMINF – Alexandre Marinho de Morais

Tem 46 anos e é Tenente Coronel da Polícia Militar do Amazonas. Graduado no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Paudalho de Pernambuco. Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde, em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso. Entre os principais Cursos Militares estão o de operações na Selva no CIGS e curso de operações da ROCAM. Entre as principais funções exercidas estão: Subcomandante do 2o Batalhão de Choque (ROCAM); Comandante do 1o Batalhão de Polícia Militar; Subsecretário da Casa Militar da Prefeitura de Manaus; Subsecretário Chefe do Gabinete Pessoal do Prefeito de Manaus; Secretário Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Manaus entre Janeiro de 2015 e outubro de 2016.

 

MANAUS PREVIDÊNCIA – Marcelo Magaldi Alves

Paraense de Belém, casado, 46 anos e pai de três filhos, Marcelo Magaldi Alves é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Já exerceu funções na Semed e na Semef, de onde saiu do cargo de subsecretário de Tesouro para assumir a direção da Manaus Previdência. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, é pós- graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2012, Magaldi foi convidado a participar da equipe de transição e, em 2013, assumiu o cargo de subsecretário do Tesouro até a sua exoneração, no último dia 5, para assumir a Manaus Previdência.

 

SEMJEL – Mário Barros

Advogado e presidente do Diretório Estadual do PSDB

 

SEMULSP – Paulo Farias

Nascido no Rio Grande do Sul, formado como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982. Mestre em Engenharia Sanitária e Saneamento Básico na Alemanha em 1997. Professor do Centro Universitário Luterano de Manaus – Ceulm/Ulbra. Foi Diretor Técnico de Qualidade da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos no Estado do Amazonas – Arsam de 2001 a 2002. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Manaus de 2005 a 2008 e responde novamente pelo órgão desde 2013.

 

SEMMASDH – Elias Emanuel Rebouças de Lima

Elias Emanuel tem 50 anos. É Bacharel em Letras, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-graduado em Gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Em 1994, passou a ser repórter da Tv Amazonas, em seguida, apresentador do programa jornalístico AM-TV. Apresentador no Amazon Sat. Vereador de Manaus, foi líder do governo pelo PSDB na Câmara.

 

SEMAD – Luiza Maria Bessa Rebelo

Graduada em Administração pela UFAM. Mestre em Administração Pública pela FGV/RJ. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Tem especialização em Recursos Humanos e em Produção de Material para Educação à Distância. É professora Associado III da UFAM (aposentada). Foi Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Faculdade Martha Falcão, em 2012. Foi Diretora de Pesquisa, Diretora de Recursos Humanos e Pró-reitora de Planejamento da UFAM. Foi vice- diretora eleita da Faculdade de Estudos Sociais/UFAM (2008-2012). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento Estratégico e Comportamento Organizacional. É avaliadora ad hoc das principais revistas de Administração e Engenharia de Produção, no Brasil e Avaliadora ad hoc de cursos presenciais e à distância do MEC/INEP desde 2001. É Diretora-Geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI/PMM) desde janeiro/2013.

 

SEMEF – Ulisses Tapajós

É empresário. Ex-presidente da Multibrás da Amazônia e Engenheiro Químico com MBA em Gestão Financeira e Gestão de Equipes. Responde pela Secretaria Municipal de Finanças desde 2013.

 

 

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lucilo disse:

    Parabéns amigo Marcos Santos. Taí um caboclo amazonida do qual tenho admiração e respeito pela sua brilhante trajetória profissional no jornalismo. Boa sorte nessa nova empreitada.

  2. Eny Frutuoso disse:

    Marcos Santos, todos sabem de sua parceria com Ronaldo Tiradentes que por sinal é estremecido com o Prefeito. Como ficou o relacionamento de vocês, houve rompimento na amizade e na parceria profissional??

    Vale dizer que sua indicação para o cargo de Secretário de comunicação é perfeita, pois ninguém duvida do seu talento como jornalista. Parabéns !

    RESPOSTA
    A parceria profissional terminou, mas a amizade continua. Obrigado

  3. elopide teixeira dos santos disse:

    PARABÉNS MARCOS SANTOS , O PREFEITO DE MANAUS ACERTOU NA ESCOLHA, SIGA EM FRENTE. E DEIXO UMA MENSAGEM .
    “POR MAIS INTELIGENTE QUE UM SER HUMANO POSSA SER , SE ELE NÃO FOR HUMILDE O SEU MELHOR SE PERDE NA ARROGÂNCIA , E A HUMILDADE AINDA E A PARTE MAIS BELA DA SABEDORIA” .
    BOA SORTE CARO COLEGA.