Brasil vence Itália e conquista o hepta da Copa Caixa Internacional de Seleções de Futebol Feminino

selecao-feminina-formiga

A vitória marcou a despedida dos campos da volante Formiga. Fotos: José Rodrigues

A Seleção Brasileira conquistou o heptacampeonato da Copa Caixa Internacional de Seleções de Futebol Feminino, na tarde de domingo (18/12), na Arena da Amazônia. O título veio após o time canarinho vencer a Itália por 5 a 3, em uma partida que marcou a despedida da volante Formiga. Bia, Gabi, Andressinha (2) e Debinha fizeram os gols da vitória. A seleção da Rússia ficou com o terceiro lugar ao vencer a Costa Rica por 1 a 0. O torneio recebeu apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Personagem principal da festa brasileira, a volante Formiga não conteve o choro na despedida da amarelinha. Depois de 21 anos e mais de 160 jogos disputados, a jogadora se despediu da seleção com muitos abraços e carinho das jogadoras e dos torcedores.

“Queria segurar (o choro), mas não tem como. Quero continuar ajudando a seleção da melhor maneira possível. Mesmo estando do lado de fora vou continuar lutando com elas e meu sentimento… faltam palavras para falar o que realmente sinto. É uma honra  estar em campo, mas chegou minha hora, a despedida. Agradeço o carinho do torcedor amazonense que deu essa festa para todos nós”, disse Formiga emocionada.

A artilheira da competição com cinco gols, Bia foi uma das primeiras a correr para abraçar a volante. “Acreditava que seria uma brincadeira dela, e que ela não iria parar. A gente perde alguém insubstituível. É um orgulho muito grande poder estar ao lado dela e uma satisfação imensa jogar com ela e aprender um pouco mais. Ela vai estar sempre com a gente. Sendo dentro de campo ou não, vai ter um pouquinho de formiga com a gente”, afirmou a atacante, ao comentar sobre a técnica Emily.

“É sempre bom atacar e fazer gols. É uma nova geração, já vinha tendo oportunidade com o Vadão e agora a Emily nos deu essa chance e estamos sabendo aproveitar. É esse o futebol que a gente viu hoje. Jogo difícil, lá e cá, faz um gol e leva outro, e o placar final foi essa conquista, acabei saindo como artilheira e foi um dia maravilhoso. Só não foi mais maravilhoso, porque a Formiga está se despedindo, mas foi bom fechar com chave de ouro”, comentou.

Estreante como treinadora na Seleção principal, Emily Lima não conteve as lágrimas ao realizar o sonho de conquistar o primeiro título com a Seleção. “É difícil falar, porque amo isso. Faço isso com amor e carinho. As pessoas que estão aqui foram escolhidas a dedo. Não estou aqui por status. Tenho certeza que temos muito trabalho pela frente e não vamos deixar um por cento de não fazer. É trabalho cem por cento. Não podemos deixar um minuto de fazer futebol”, declarou a treinadora bastante emocionada.

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, não haveria melhor maneira de fechar a temporada do futebol na Arena da Amazônia. Um total de 20% da renda do evento será repassado ao Fundo Estadual de Esporte e Lazer (FEEL).

“A Copa CAIXA fecha com chave de ouro as disputas do futebol na Arena da Amazônia, que este ano recebeu Olimpíadas, Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, rodadas do Amazonense de Futebol e, agora, o Torneio Feminino. Foi uma prova de confiança da SportPromotion e passamos com louvor, tendo a certeza que mais eventos poderão ser fechados. Desde do dia que as meninas chegaram, deram um show de simpatia e ainda tivemos a estreia da técnica Emily Lima em Manaus, assim como tivemos do Tite. Todos os resultados foram positivos ao Brasil e agora vamos direcionar o trabalho para o último evento esportivo na Arena, que é a final o Amazonense de Futebol Americano, no dia 22 de dezembro. Resumindo, a Copa CAIXA foi uma honra pelos elencos e nomes que aqui passaram, destacando a Formiga, jogadora sensacional”, comentou Lima.

selecao-brasil

Bia foi a artilheira da Copa.

Torcida eufórica

A despedida da seleção também mexeu com o público. Os 7.337 torcedores presentes na Arena se emocionaram ao acompanhar os gols e o fim da Era Formiga na Seleção. “Foi o jogo mais emocionante que assisti. Ver uma seleção eufórica e marcar gols e dar um show é muito significante. Vai ficar na história”, disse a professor Marcos Rossi.

Entre os milhares de torcedores, estava também uma família para lá de animada, formada pelo casal Clara e Daniel Guedes, acompanhados dos filhos Enrique, 4, João, 9, e Davi, 10. A diversão de vir à Arena da Amazônia é levada a séria pela trupe, que tem o costume de acompanhar os jogos no estádio que foi palco da Copa do Mundo e Olimpíadas.

“É diversão garantida vir para cá e temos muito carinho pela Seleção Brasileira Feminina, não poderíamos deixar de prestigiar, principalmente por ser a despedida da Formiga, uma jogadora formidável, que dá show em campo e é um exemplo a ser seguido. Nossos meninos adoraram e a gente também”, disse o ‘chefe’ da família, Daniel.

O filho mais velho, Davi, aprovou também o passeio das férias. “Elas jogam muito e são inspiração. Foi um passeio muito bom de férias e torcemos muito”, destacou o estudante.

A moradora do Dom Pedro, Cecília Pereira, já perdeu as contas de quantas vezes veio à Arena, mas estava feliz em proporcionar a estreia da filha, Emanuela, 3, e do primo, Giovani, 4, no estádio. As crianças vibraram a cada gol. “Eles estão amando, estão numa animação só e desde que fiquei sabendo da Copa em Manaus, tratei logo de adquirir os ingressos. E para completar a felicidade, o Brasil ainda foi campeão e dentro do nosso estádio. Não poderia ser melhor”, disse a universitária.

selecao-feminina

A alegria das jogadoras brasileiras com a conquista do heptacampeonato.

Emoção 

O clima frio e chuvoso do domingo em Manaus não refletiu nada em campo. Brasil e Itália fizeram um clássico fervoroso no gramado da Arena da Amazônia, que começou com pressão brasileira em dois cruzamentos de Bia para a área. No primeiro ataque italiano, Ilaria Mauro balançou as redes de Barbara, mas em posição irregular teve o gol anulado. Aos oito, foi a vez do Brasil dar o troco. Thaysa chutou em cima da zaga, a bola sobrou para Bia que se livrou da zagueira italiana e bateu na saída da goleira: 1 a 0.

Sem sentir o gol, a Itália passou a pressionar. Ilaria Mauro – desta vez em posição regular – recebeu na direita e chutou no ângulo superior esquerdo de Barbará para empatar o jogo, aos 16 minutos.

Com a vantagem do empate para levantar a taça, a Seleção foi em busca do segundo gol. E conseguiu. Quatro minutos depois do gol da Azzurra, Bia deixou Gabi frente a frente com a goleira Schroffnegger e tocou para o gol: 2 a 1.

A investida Italiana, agora pela direita, deu resultado. Apostando novamente na velocidade, Gama tocou para Gabbiardini que avançou pela direita e tocou na saída de Bárbara: 2 a 2. A força e o incentivo do público amazonense voltou a fazer diferença. Em cobrança de falta com perfeição, Andressinha marcou o terceiro para a explosão do público na arquibancada.

Brasil fulminante

No segundo tempo, as meninas comandadas pela técnica Emily não perderam tempo e foram em busca do quarto gol. Aos dois, em jogada bastante usada no torneio, Bia avançou pela esquerda, chutou forte em cima da zaga, Andressinha aproveitou o rebote e balançou a rede: 4 a 2. O contra-ataque rápido passou a ser a arma italiana. Em cruzamento rasteiro de Gabbiardini pela direita, a zaga brasileira cochilou, viu a bola percorrer toda a pequena área e Bonansea apenas empurrou para o gol: 4 a 3. O Brasil fechou o placar com Bia em cruzamento para a área e Debinha finalizou o placar: 5 a 3.

Confira as artilheiras do Brasil no Torneio Internacional de Manaus

Bia – cinco gols

Debinha – quatro gols

Andressinha – quatro gols

Gabi Zanotti – três gols

Tamires – um gol

 

Rússia fica com o terceiro lugar

Não muito diferente do jogo da última quarta-feira, a Rússia voltou a vencer a Costa Rica. Na briga pela terceira posição, as Europeias tiveram dificuldades de furar a defesa caribenha. Após esbarrar na defesa e mostrar uma pontaria descalibrada, o gol da seleção russa saiu aos 27 minutos. No cruzamento de Cholovyaga pela da direita, Karpova tentou uma meia-bicicleta bateu fraco de direita e a goleira Dinnia Artavia deixou a bola escapar e passar por debaixo das pernas e garanti o terceiro lugar com o modesto 1 a 0.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *