Secretário Sérgio Fontes não sai agora da SSP, nem tem ninguém com peito para tirá-lo

sergio-fontesCresceram os boatos de que o secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, estaria deixando o cargo. Não é verdade. Esse negócio de que ele “vai assumir um cargo em Brasília”, porque é delegado federal, aparece toda vez que alguém se sente incomodado e busca um pretexto para fazê-lo “cair pra cima”. Fontes não aguenta mais a desculpa de que não tem dinheiro, #porcausadacrise, para implementar medidas de combate à criminalidade. Mas ainda tem metas, pessoais e de cidadania, a cumprir na pasta, antes de deixá-la. Por outro lado, como tirar alguém, com as credenciais dele, num Governo que não muda sequer os secretários envolvidos num redemoinho de escândalos e que dão sinais diários de má gestão? Sérgio Fontes fica. Até quando quiser.

 

‘Coringa’

O nome que tem aparecido como Coringa, aquela carta do baralho que cabe em qualquer lugar, é o do coronel Amadeu Soares, ex-comandante da Rocam. Mostrou habilidade como candidato a vice-prefeito de Silas Câmara, entrando e saindo da seara Assembleia de Deus-Igreja Universal sem rusgas. Pode assumir o comando da PM ou, quando Sérgio Fontes sair, a própria SSP.

 

Governo Melo

Engana-se quem pensa que a administração José Melo tem como ponto forte o pagamento do funcionalismo. Se não fosse o empréstimo que está chegando… Melo tem concentrado esforços é na manutenção do cargo, contratando os melhores – e mais caros! – advogados para defendê-lo em Brasília. Passou 2016 assim. O Amazonas não aguenta um Ano Novo nas mesmas condições.

 

Braga ou novas eleições?

O placar do portal aponta controvérsias. Como Melo está passando 2016 no cargo, advogados se dividem entre a hipótese de que Braga pode assumir o Governo, como segundo colocado em 2014, a qualquer momento, e os que acham que a Justiça Eleitoral convocará novas eleições, quando e se o recurso de Melo for julgado e ele destituído.

 

Precedente

O precedente mais claro nas decisões recentes da Justiça está no Maranhão. No dia 17/04/2009, Roseana Sarney tomou posse no Governo do Estado, em lugar de Jackson Lago. Transcorria o segundo biênio do mandato de Lago, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entregou o cargo à governadora, em decisão referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). E ela renunciou ao Senado para assumir o Maranhão. Dizem que Braga se encaixa nesse cenário.

 

Fieam vai a Temer

temer-asilvaO presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, e os presidentes do Acre, Pará e Maranhão, estiveram hoje com o presidente da República, Michel Temer. O encontro, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), começou às 9h e terminou 11h30.

 

Suframa e BR-319

A ideia da CNI é que os presidentes do setor industrial falem de seus problemas diretamente ao presidente da República. E Temer ouviu de Antônio Silva sobre a importância do asfaltamento da BR-319. Outro tema foi a necessidade de autonomia para a Zona Franca, que almeja aprovar os Processos Produtivos Básicos (PPBs) diretamente nas reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS). O presidente do Centro das Indústrias (Cieam), Wilson Périco, estava lá e foi um dos dois acompanhantes a falarem no encontro. Temer ouviu atentamente. Está aberto o caminho para o diálogo com a nova gestão nacional.

 

Delegado some em Coari

thiago-garcezO delegado Thiago Garcez, titular de Codajás e cobrindo férias em Coari, sumiu nas águas do Solimões após enfrentar traficantes armados. É mais um desdobramento do chamado arrocho (o roubo de drogas entre traficantes), conforme vídeo do portal, que fez os traficantes conduzirem droga sob pesada artilharia de guarda. Está na hora de a polícia amazonense se preparar melhor para enfrentá-los ou teremos mais vítimas entre policiais, como tudo indica ocorreu com esse delegado.

 

Tapauá

tapauaA situação está ruim em Manaus e em todo o interior. Em Tapauá, nesta terça (06/12), funcionários municipais, professores à frente, foram às ruas reclamar ajuda do Ministério Público Estadual e do Judiciário. Estão com três meses de salários atrasados. É demais para um trabalhador interiorano. A irresponsabilidade parece não ter limite.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alexis Uchôa disse:

    Marcos Santos, Hoje com essa ferramentas da Internet temos que ter muito cuidado, muinta gente levantando boatos, no caso do secretário de segurança, tem muita gente torcendo pela saída dele. A polícia precisa ser organizar nessas missões contra o tráfico, porque numa operação desta magnitude deveriam pedir o apoio da polícia Federal. Ass: Alexis Uchôa.