Cai em 50% o número de crianças infectadas pelo vírus da Aids por meio de transmissão da mãe

O número de crianças, menores de 5 anos, infectadas pela própria mãe pelo vírus HIV, o vírus da Aids, caiu em 50%, em 2016. A informação é da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Ano passado, 14 crianças que adquiriram o vírus HIV por transmissão vertical (da mãe) foram atendidas na FMT. Neste ano, até novembro, foram identificados sete novos casos.

Os dados foram apresentados nesta quinta (01/12), Dia Mundial de Luta Contra AIDS, no “1º Seminário Estadual sobre Prevenção da Transmissão Vertical do HIV”, realizado no auditório da FMT. Durante o evento, organizado pela Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, as maternidades Alvorada e Chapot Prevost, da Susam, e Moura Tapajóz, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberam uma premiação por terem conseguido eliminar, em 2015, os casos de transmissão vertical do HIV.

O Seminário fez parte da programação da campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra AIDS, que este ano tem como tema “Eu me importo. E você?”. No Amazonas, as ações ocorrem em todos os 62 municípios, onde as Secretarias Municipais de Saúde estão intensificando o trabalho de prevenção, com a oferta de testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos masculinos e folders informativos.

Segundo a coordenadora estadual de DST/AIDS, Silvana Lima, todas as ações realizadas nesse período visam diminuir o preconceito, a discriminação e promover o respeito e a garantia do direito à saúde, de todas as pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.

Conforme o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Marcus Lacerda, toda a sociedade, gestores e profissionais da saúde devem se empenhar cada vez mais para que os números de HIV no Estado e também de transmissão vertical sejam reduzidos. “Diferente do que aconteceu no início da epidemia de Aids no País, hoje temos como prevenir a doença. Se todos se envolverem, e se comprometerem, é possível reduzir o número de casos”.

De acordo com a diretora da Casa Vhida e médica infectologista da FMT-HVD, Solange Dourado, com a aplicação correta dos protocolos de saúde é possível reduzir em mais de 70% as chances de transmissão do vírus da mãe para o bebê. Ela apresentou durante o seminário a palestra “A epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Estado do Amazonas e Iniciativas de como conter a transmissão”.

A médica diz que até 2014 o Amazonas estava com uma taxa de transmissão vertical estagnada em 6,5%, registrando cerca de 20 novos casos por ano. “Como a meta é sempre reduzir o número de casos a FMT em parceria com a Coordenação Estadual de DST-Aids começou a fortalecer um trabalho junto às maternidades, criando uma rede de acompanhamento e atendimento. Dessa forma foi possível chegar em 2016 com somente sete novos casos e com expectativa de reduzir ainda mais nos próximos anos”, disse.

Solange Dourado explica que algumas medidas são primordiais para evitar a transmissão. Entre elas, medicar a grávida durante a gestação e no momento do parto, e o bebê após o nascimento. Além disso, adotar as condutas médicas recomendadas no momento do parto. “A transmissão vertical acontece na gestação, durante o parto ou através da amamentação. O maior risco, porém, é durante o parto, por isso a necessidade de reforçar os cuidados e orientações para os profissionais da área da saúde”, destacou.

Solange Dourado ressalta que ainda é preciso avançar, mas essa redução do número de casos de crianças infectadas é bastante significativa. “Precisamos melhorar ainda mais o pré-natal, ofertar o teste de HIV no primeiro e no terceiro trimestre da gestação e diagnosticar precocemente os infectados”, frisou.

 

Programação

Nesta sexta-feira (02), a FMT-HVD realiza das 8h às 15h, uma blitz de prevenção, com panfletagem em frente à unidade e oferta de testes rápidos. A Associação das Prostitutas do Amazonas (APAM) realiza, de 9h às 17h, um Encontro de Profissionais do Sexo, no Café Teatro, na avenida Sete de Setembro. No mesmo dia, a Associação Katiró distribui preservativos e folders na Policlínica Cardoso Fontes.

Sábado (3/11), a Soceama realiza um Seminário de prevenção às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, de 8h às 14h, na Escola Professor Samuel Benchimol, no São José.

aids-katiro

Diversas associações, como a Katiró, participam dos diversos eventos que marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

No dia 7 de dezembro, o Movimento das Cidadãs Posithivas distribui preservativos e folders, de 16h as 20h, no Conjunto Viver Melhor, bairro Santa Etelvina. A Associação de Redução de Danos (Ardam) também realizará ação preventiva no conjunto, no dia 09. No dia 20, a Associação Orquídea LGBT estará na Igreja São Pedro, no bairro Nova Cidade, fazendo ação preventiva.

Tags: Aids, AM, Amazonas, HIV, Manaus
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *