Unidade Móvel de Saúde atende homens no Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho até o dia 25

unidade-movel-saude-manaus

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que neste mês vem estendendo o atendimento ao público masculino, em função da campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata, estará estacionada entre os dias 21 e 25, no Parque Municipal Lagoa Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul.

O trabalho, desenvolvido dentro do Programa Saúde Manaus Itinerante, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começará a partir das 7h, da segunda-feira, e vai direcionar as ações de detecção de doenças tanto para os homens como para as mulheres. O parque está situado na Avenida General Rodrigo Otávio, e é gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Serão oferecidos exames preventivos de ultrassonografia da próstata (homens), abdômen total, abdômen superior, tireóide, rins (homens e mulheres), além de mama, transvaginal, obstétrica e pélvica (para as mulheres).

Segundo o chefe da Divisão Técnica do Programa Saúde Manaus Itinerante, Márcio Martins, serão distribuídas diariamente 40 fichas para exames de ultrassom (masculino e feminino), além de exames preventivos para as mulheres. “O foco do trabalho continua sendo a mulher, mas este mês também direcionamos ao homem como forma de estimular o público masculino a cuidar da saúde”, explicou Márcio.

Outros locais

Outras três unidades móveis estão em funcionamento, sendo duas nos estacionamentos da Maternidade Moura Tapajós, na Avenida Brasil, e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), na Ferreira Pena esquina com o Boulevard Álvaro Maia, e outra na Rua Bélgica, esquina com a Argentina, no Parque das Nações.

A equipe de atendimento é formada por um médico ultrassonografista e técnicos de radiologia. Márcio Martins esclarece que os exames de imagem realizados nas carretas auxiliam no fechamento de diagnósticos junto aos urologistas.

Por meio de parceria, pacientes com alteração na próstata, em tratamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, na Japiinlândia, irão poder realizar os exames de ultrassom no local.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *