Os preditores de votos do 2º Turno da eleição para a Prefeitura de Manaus

cartolaPreditor, o adjetivo que o Houaiss desconhece e o Dicionário Online de Português considera “Característica do que ou de quem prediz; que diz anteriormente de”, é a nova palavra mágica dos marketeiros da política. O termo é usado, na prática, para indicar o elemento capaz de transformar um discurso ou uma atitude do candidato em voto. É o novo alvo das pesquisas e busca definir o anseio do eleitor, aquilo que espera para definir o escolhido para votar. O desafio, no 2º turno da eleição municipal de Manaus, é buscar os preditores de votos para Arthur Virgílio Neto e Marcelo Ramos.

Havia, até então, dois tipos de pesquisas eleitorais: a quantitativa, que mostra o porcentual de intenções de votos no candidato (exemplos são as pesquisas mostrando ou Arthur ou Marcelo 6% à frente um do outro, dependendo do instituto pesquisador), e a qualitativa, aquela que sonda o sentimento do eleitor, as qualidades e defeitos do candidato e os problemas mais urgentes da sociedade em questão.

A pesquisa dos preditores de voto, que poucos institutos utilizavam até então, este ano se tornou mais popular. Ela sonda, entre defeitos, qualidades e problemas apontados na qualitativa, o que têm o poder de mexer com o eleitor e fazê-lo definir o voto.

Os candidatos, desde o primeiro turno, estão trabalhando infraestrutura urbana, segurança, educação e, com mais ênfase a partir da Operação Maus Caminhos, saúde.

Com a máquina em pleno uso, o prefeito tem amplas chances de reverter a principal reclamação no item infraestrutura, asfaltando as ruas dos bairros periféricos, e a parte que toca à Prefeitura na segurança, iluminando as ruas com lâmpadas de led. Isso eliminaria duas reclamações prementes do manauara e poderia reverter votos.

O preditor de voto mais importante, no entanto, está oculto nesse emaranhado do dia-a-dia da campanha. Ele avulta em meio à crise econômica e política nacional. Está presente em todo o País. É a capacidade administrativa.

O eleitor quer saber quem é o mais capaz para conduzir os R$ 6 bilhões anuais entregues pelo contribuinte à Prefeitura de Manaus, em meio à crise econômica severa que vivemos.

Arthur Virgílio perdeu uma chance de ouro. Marcelo Ramos passou semanas “acusando” o prefeito de ter obtido R$ 5 bilhões a mais em arrecadação que o antecessor, Amazonino Mendes. Jogou duro no questionamento sobre o que foi feito com esse dinheiro. Arthur dirigiu todos os comerciais desse período à explicação da chamada “Manaus Inteligente” e ignorou o bate-estaca do adversário, cristalizando a ideia de que usou mal o dinheiro e perdendo a chance de transformar a crítica do adversário em elogio: além de sobreviver à crise sem diminuir expediente, vantagens ou salários do funcionalismo, ainda conseguiu arrecadar mais.

Aí passou na janela um preditor de votos favorável a Arthur. Marcelo, por seu turno, aplicou bem a vacina contra o figurino de bom administrador, que Arthur poderia ter exibido.

Quando reiniciar a propaganda eleitoral, com os números mostrando a disputa acirrada, o desafio dele, Marcelo, é mostrar capacidade de lidar com os grandes problemas da cidade. A sutileza é não enveredar pelas promessas fáceis, prometendo solução para problemas que precisarão de várias gestões para serem resolvidos, como o transporte coletivo. Vale até um discurso na linha do “comigo não vai piorar e conto com a população para cobrar de meus sucessores que continuem o que vou começar”.

O afastamento de José Melo tem sido outro preditor de voto. A popularidade do governador está no chão. Ele se encolheu, desistiu de lutar pela própria imagem. O PROS, partido dele, como integrante da coligação de Marcelo é muito ruim.

Veremos a postura dos candidatos. Quem usar melhor os preditores de votos ganha. Tomara que Manaus ganhe também.

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1 comentário

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  1. Ronaldo Pereira disse:

    A Rede Tiradentes perdeu o pouco de credibilidade que ainda tinha. Culpa sua ao ter saído de lá. Não estava combinando a programação tipo Datena na política com a sua sobriedade. Boa sorte para onde você for. Divulgue para que o acompanhemos. Depois que a CBN saiu da Rede Tiradentes já foi uma perda de qualidade enorme na programação. Agora, não sobrou mais nada.