Crianças e adolescentes são o alvo da multivacinação em todo o Estado, neste sábado

vacina

Será realizado neste sábado (24/09), das 8h às 17h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A vacinação será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e do interior e o alvo da campanha são crianças e adolescentes que precisem atualizar o cartão de vacinas. Serão disponibilizados 543 postos de vacinação em todo o estado, segundo o secretário de estado de saúde, Pedro Elias de Souza.

Em Manaus, além das Unidades Básicas de Saúde, as vacinas também estarão disponíveis nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caic). O secretário Pedro Elias reforça a recomendação de que os pais precisam ter o compromisso de levar os filhos até o local de vacinação para receber a proteção. “As vacinas são a única forma de proteção contra algumas doenças, então nós solicitamos aos pais que aproveitem o sábado, que é um dia em que muitas pessoas estão de folga do trabalho, e levem os filhos para receber a vacina e garantir a proteção”.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, informa que para as crianças menores de cinco anos estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. As crianças com idade de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos, serão vacinados contra a Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, entre outras.

A coordenadora informa ainda que todos os 61 municípios do interior do estado receberam as vacinas e já estão com a campanha em andamento. “Foram distribuídas cerca de 600 mil doses de vacinas para os municípios do interior e para a capital Manaus”.

A Campanha de Multivacinação, que tem como slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”, pretende resgatar a população ainda não imunizada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância quanto na adolescência, visando melhorar a cobertura e, assim, manter controladas e erradicadas diversas doenças. A campanha teve início no dia 19 e prossegue até o dia 30 de setembro, em todo o estado do Amazonas.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *