Começa Campanha de Vacinação Antirrábica na área urbana de Manaus

MANAUS/AM - 06/05/2014VACINAÇÃO CON TRA RAIVA.FOTO: ASSESSORIA / SEMSA

Até o dia 26 de outubro, cães e gatos da área urbana da capital devem ser vacinados nas residências. A meta é imunizar 218.693 animais, sendo 164.617 cães (80% da população canina estimada) e 54.076 gatos (100% da felina). A ação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A abertura da 37ª Campanha Anual de Vacinação Antirrábica aconteceu nesta segunda-feira, 12, no campus da zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), onde é oferecido o curso de Medicina Veterinária. A vacinação começa a partir desta terça-feira.

Durante o evento, o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, lembrou que houve uma epidemia de raiva humana e animal na cidade no final dos anos 1970 e início dos anos 80, erradicadas entre 1985 e 1986, respectivamente.

“Por isso, nós mantemos a vacinação casa a casa. Manaus é a única capital do país que faz dessa forma. E é essa estratégia que tem garantido uma campanha de sucesso e mantido a população longe dessas doenças”, ressaltou Homero.

Vacinadores uniformizados irão percorrer, simultaneamente, todas as zonas geográficas da cidade. Se o animal não puder ser vacinado porque o domicílio estava fechado ou porque o dono estava ausente, Homero orienta a ida aos postos fixos, que irão funcionar aos sábados, de 8h às 12h.

O CCZ, localizado perto da feira do bairro Compensa II, irá atender os moradores das zonas Sul e Oeste. Uma Unidade Móvel de Castração (UMC) permanece funcionando no conjunto Viver Melhor II, zona Norte. Outra UMC, no campus da zona Leste do Ifam, fará a vacinação dos animais daquela região.

A vacina é gratuita. Para recebê-la o animal deve ter mais de três meses de vida, estar em boas condições de saúde. Não precisa ter cartão de vacinação, pois será emitido um certificado no momento da aplicação da dose.

Na zona rural, a vacinação já foi concluída. Foram vacinados 13.069 animais, sendo 9.868 cães e 2.841 gatos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *